sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Especial Profissões: Secretariado Executivo/Secretariado

      Saiba mais sobre Secretariado: o que é, conheça o mercado de trabalho, saiba mais sobre o salário inicial, as melhores escolas do país, o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média, faça um teste para ver se combina com você e veja onde cursar no Pará!
 
      O curso Secretariado pode ser do tipo bacharelado. ou tecnológico. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.

  • O que é Secretariado Executivo?
     É o conjunto de atividades empregadas na assessoria de empresas e em outras organizações públicas ou privadas, no que diz respeito a planejamento, organização e rotina de trabalho. O secretário executivo é o assessor imediato de diretores e gerentes de uma organização. Ele controla os arquivos, as informações que chegam via correio, internet, fax ou telefone e cuida da agenda do chefe, tomando as providências necessárias para que as decisões deseu superior sejam executadas com rapidez. Gerencia processos administrativos e financeiros, informações, equipes e comunicações internas e externas, além de dominar softwares específicos de planejamento de operações, edição de textos e planilhas de contabilidade. Tem poder de decisão sobre a rotina do departamento ou setor em que trabalha, fazendo a ponte com as demais áreas da empresa. Auxilia executivos na preparação de apresentações e na organização de eventos e encontros de negócios. Como ele redige documentos e relatórios, é importante o domínio da língua portuguesa e de um idioma estrangeiro (de preferência inglês), pelo menos em empresas que têm negócios com o exterior.
  • Mercado de Trabalho
      O mercado está estável. "Mas, para concorrer a uma vaga como assessor de diretoria, esse profissional precisa falar inglês e espanhol, ter perfeito domínio de informática e pleno conhecimento das questões que envolvem a área em que atua", diz Celso de Oliveira Rocha, coordenador do bacharelado em Secretariado Executivo da USJT, de São Paulo. Um setor que vem crescendo muito é o de trabalhos on-line, em que o secretário atua em escritórios virtuais. Nesse caso, ele organiza agendas, atende telefone, marca reuniões e estabelece a comunicação entre os participantes, tudo via internet ou intranet. A maioria das vagas está em regiões de concentração de indústrias e empresas de grande porte de setores diversos, como a Grande São Paulo. As principais capitais do Sudeste e Sul também procuram o profissional.
 
  • Salário inicial: R$ 1.278,00 (fonte: Sindicato dos Secretários do Estado de São Paulo).
 
  • As melhores escolas
5 estrelas
MG viçosa UFv Sec. Exec. Trilíngue. PR guarapuava Unicentro- PR. londrina Uel. toledo Unioeste. SP São Bernardo do Campo Metodista Sec. Exec. Bilíngue .
4 estrelas
AP Macapá Unifap. BA salvador UFBa. CE Fortaleza UFc. DF Brasília iesb. PA Belém Uepa Sec. Exec. Trilíngue, Unama Sec. Exec. Bilíngue. PE Recife UFPe Sec. PR curitiba Facinter Sec. Exec. Trilíngue. Maringá UeM Sec. Exec. Trilíngue (port./franc./espanhol); Sec. Exec. Trilíngue (port./ing./franc.); Sec. Exec.Trilíngue (port./ing./espanhol). RR Boa vista UFRR. RS canoas Ulbra Sec. Exec. Trilíngue. Passo Fundo UPF Sec. Exec. Bilíngue. SP são Paulo Fecap Sec. Exec. Trilíngue (asses. empr.).
3 estrelas
AC Rio Branco Faao. AM Manaus ciesa. BA salvador Ucsal Sec. Exec. (ênf. em asses. organizacional). DF Brasília Fac. alvorada de Brasília $$$, Upis. MG Uberaba Fazu Sec. Exec. Bilíngue. MS campo grande iesf-Funlec Sec. Exec. Bilíngue. MT cuiabá Fic-Mt Sec. Exec. Bilíngue $. PE Petrolina Facape. Recife esurp Sec.. PI teresina ceut. PR apucarana Fecea Sec. Exec. (trilíngue). curitiba PUC-PR, UniBrasil. Foz do iguaçu Uniamérica Sec. Exec. (trilíngue). Maringá Unifamma Sec. Exec. (trilíngue). Ponta grossa iessa. União da vitória Uniuv . RJ Rio de Janeiro estácio Sec. Exec. Trilíngue. RN natal Facex. RS santa cruz do sul Unisc. SC Blumenau Furb Sec. Exec. Bilíngue. criciúma Unesc-sc. SP Rio claro Fic-Rio claro Sec. Exec. Trilíngue. são Paulo USJT.
  • Curso
     Os cursos de bacharelado fornecem ao estudante conhecimentos para que ele seja capaz de assessorar executivos de empresas de qualquer porte, com capacidade de liderança, autonomia e senso de organização, em tarefas administrativas, financeiras, de recursos humanos, vendas e marketing. A formação básica inclui responsabilidade social, finanças e contabilidade, administração, direito, economia, filosofia e política nas relações internacionais. A parte humanística também é grande, e as principais matérias são artes, cultura e cidadania, relações humanas e ética profissional. A formação em língua estrangeira, principalmente o inglês, é o destaque. Há ainda disciplinas específicas, como redação empresarial, gestão empresarial e estratégica, cerimonial, protocolo e etiqueta e desenvolvimento organizacional, entre outras. O estágio supervisionado é obrigatório, e a maioria das escolas pede um trabalho de conclusão de curso.
 
      O curso tecnológico é focado em automação de escritório, que inclui armazenamento de dados, transferências eletrônicas e gerenciamento de informações de negócios, e na assessoria para diretores e executivos, com o atendimento de telefonemas, marcação de reuniões e até assessoramento para assuntos particulares. A base teórica traz disciplinas ligadas à administração (financeira e de recursos humanos, por exemplo). No primeiro ano, aprendem-se técnicas de secretariado, cerimonial, protocolo e etiqueta, ética profissional e relações públicas. Também fazem parte do currículo disciplinas voltadas para a contabilidade, documentação e arquivo. Aulas de inglês técnico e redação comercial em português ocupam mais de um terço da carga horária, mas o aprendizado de línguas têm um peso menor se comparado a um curso de bacharelado. Para se formar é necessário realizar estágio e fazer um trabalho de conclusão de curso.
Atenção: algumas instituições oferecem o curso de Secretariado Executivo Trilíngue.
 
  • Duração média: quatro anos.
 
  • Outros nomes: Sec.; Sec. Exec. Bilíngue; Sec. Exec. Trilíngue.
 
  • Duração média: dois anos
 
  • Outros nomes: Autom. de Escritórios e Sec.; Sec. Exec.).
 
  • O que você pode fazer
Assessoria e consultoria
Atuar como assessor ou consultor autônomo, atendendo executivos na realização de encontros de negócios e eventos, como seminários e palestras.
Secretariado
Assessorar executivos em reuniões e participar de decisões da rotina da empresa, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos, redigindo documentos.
Gerenciar
Processos administrativos, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área.
Tradução e Interpretação
Escrever textos em idiomas estrangeiros e traduzir documentos para o português. Fazer a tradução simultânea em reuniões, debates e seminários.

(Fonte até aqui: Guia do Estudante)

  • Faça um teste para ver se Secretariado combina com você!

    • Onde você pode cursar este curso no Pará:  UNAMA (Secretariado Executivo Bilíngue) e UEPA (Secretariado Executivo Trilíngue).

    Fontes das imagens (respectivamente): secretariadoexecutivo.net, secretariadoexecutivo.net  e blogartedesecretariar.blogspot.com.

    Nenhum comentário: