segunda-feira, 14 de março de 2011

Reveja o documentário "Exit - O direito de morrer"!

O documentário suíço "Exit - O direito de morrer", exibido semana passada em sala de aula no Curso Livre de Redação, está disponível para ser assistido novamente no perfil do Curso, aqui!
Sobre o documentário: A Suíça é o único país do mundo em que associações como a EXIT, ela presta assistência aos doentes que, para não prolongar uma dolorosa agonia, pretendem pôr fim às suas vidas, praticando o chamado suicídio assistido. Há mais de vinte anos que equipes de voluntários acompanham doentes crónicos e portadores de deficiências graves em direção a uma saída que consideram mais digna. Neste documentário acompanhamos todos os passos e mergulhamos numa dupla intimidade: primeiro, a daqueles que, vivendo uma existência de terríveis agonias, afirmam o seu direito de morrer; depois, a dos membros da EXIT.
A um processo longo e delicado, em que todos enfrentam a morte. Não como um tabu, nem com um fim inaceitável, mas como uma libertação. Numa sociedade que tende a tudo controlar, eles colocam uma questão de ordem íntima: escolher a forma como se quer morrer não será a última manifestação de liberdade que lhes é concedida?


Direção: Fernand Melgar

Filme "Mar Adentro"

Nesta semana, dias 14, 15 e16/03/2011, estaremos exibindo o filme espanhol "Mar Adentro".
Sobre o filme: Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.
Direção: Alejandro Amenábar
Principais premiações:
Vencedor do Oscar de 2005 por Melhor Filme Estrangeiro
Vencedor do Globo de Ouro de 2005 por Melhor Filme Estrangeiro
Vencedor do Independent Spirit Awards de 2005 por Melhor Filme Estrangeiro

Fonte: AdoroCinema.com