sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Especial Profissões: Matemática

     Saiba mais sobre Matemática: o que é, conheça o mercado de trabalho, saiba mais sobre o salário inicial, as melhores escolas do país, o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média, faça um teste para ver se combina com você, veja onde cursar no Pará e ainda assista um especial em vídeo sobre a profissão!
 
     O curso Matemática pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.

  • O que é Matemática?
           É a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O matemático utiliza a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve aplicações dos cálculos matemáticos usados na pesquisa pura e nas mais diversas áreas da ciência aplicada. Elabora fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas que lidam com computação, biologia, marketing ou engenharia. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas econômica, financeira, física e de pesquisa, entre outras. Quem faz licenciatura está habilitado a atuar no magistério, como professor nos ensinos Fundamental e Médio.
  • Mercado de Trabalho
      O maior mercado para esse profissional está na docência. De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Educação, em 2008, há um déficit de 240 mil professores da 5ª série ao Ensino Médio. Matemática está entre as áreas mais críticas. "Há vagas em todo o país, mas especialmente no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste, principalmente para o Ensino Médio", diz o professor Marcelo Almeida de Souza, coordenador do curso de graduação da UFG. A criação de mais universidades federais abre vagas no ensino superior, destinado a professores com pós (mestrado e doutorado). Apesar de mais tímida, existe ainda procura pelo matemático em outros setores econômicos, como o bancário e financeiro. Grandes capitais, principalmente das regiões Sul e Sudeste, constituem os mercados mais atrativos.
 
  • Salário inicial: R$ 1.187,00 (40 horas semanais para professor da educação básica pública); fonte MEC.
 
  • As melhores escolas
5 estrelas
CE Fortaleza UFC. GO Goiânia UFG. MG Belo Horizonte UFMG Matem. Comput.; Matemática. Viçosa UFV. PB Campina Grande UFCG. PR Londrina UEL. Maringá UEM. RJ Rio de Janeiro PUC-Rio Matem. Aplic.; Matemática, UFRJ Matem. Aplic.; Matemática. SP Campinas Unicamp Matem. (aplic. e comput.); Matemática. Rio Claro Unesp. São Carlos UFSCar, USP Matem. (aplic. e comput. científica); Matemática. São José do Rio Preto Unesp. São Paulo USP Matem. (aplic. e comput.); Matem. (aplic.); Matemática.
4 estrelas
AL Maceió Ufal. BA Salvador UFBA. DF Brasília UnB. ES Vitória Ufes. MG Uberlândia UFU. PB João Pessoa UFPB. PE Recife UFPE. PI Teresina UFPI. PR Curitiba UFPR Matem. Ind.; Matemática. RJ Niterói UFF. RN Natal UFRN. RR Boa Vista UFRR. RS Porto Alegre UFRGS. Santa Maria UFSM. SC Florianópolis UFSC Matem. e Comput. Científica. SE São Cristóvão UFS. SP Ribeirão Preto USP Matem. Aplic. a Neg.
3 estrelas
BA Ilhéus Uesc. RJ Rio de Janeiro Uerj. SP São Paulo Mackenzie.
  • Curso
      O estudo de teorias matemáticas e suas diversas aplicações acompanha toda a trajetória do aluno. Nos dois primeiros anos, o currículo traz cálculo diferencial e integral, álgebra e geometria, além de aulas de informática, probabilidade e estatística. A partir do terceiro ano, quem opta por licenciatura passa a ter aulas de disciplinas de Pedagogia. Quem segue o bacharelado se aprofunda em matemática. Em determinados cursos, a matemática é aplicada a uma área específica do conhecimento, informática ou computação.
 
  • Duração média: quatro anos.
 
  • Outros nomes: Matem. Aplic. a Neg.; Matem. Aplic.; Matem. Comput.; Matem. e Comput. Científica; Matem. Ind.
 
  • O que você pode fazer
Análise numérica
Traduzir modelos matemáticos para a linguagem de computadores.
Ensino
Lecionar em escolas de ensinos fundamental e Médio para dar aulas na educação superior é preciso ter pós-graduação.
Modelagem
Construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas, em parceria com físicos, químicos e engenheiros. O trabalho nessa área costuma ser feito em indústrias, instituições financeiras ou centros de pesquisa.

(Fonte até aqui: Guia do Estudante)

  • Faça um teste para ver se Matemática combina com você!

  •  

     
    • Assista ao especial "Faz o quê? - Matemática" e fique completamente a par do curso:
    Bloco I:

    Fontes das imagens (respectivamente): acervosaber.com.br, jornalsegundoamanha.jex.com.br, paixaocapixaba.com.br e universomatematico.wordpress.com.

    Nenhum comentário: