quinta-feira, 18 de junho de 2015

Confira a programação do Circuito Tela Verde!

Será realizada na semana que vem, dias 24 e 25 de junho, a segunda edição da mostra nacional de vídeos Circuito Tela Verde no Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins.

Confira a programação abaixo e saiba um pouco mais dos curtas que serão exibidos.

Título: Turismo CO2 neutro – O registro de uma transformação 
Produção: Metrópole Verde 
Duração: 17'36” 
Sinopse: Vídeo de carácter documental e institucional, que se vale de linguagem sensível para abordar e acompanhar o desenvolvimento do programa “Turismo CO2 Neutro”, uma tecnologia socioambiental que vem sendo aplicado pela ONG Movimento Mecenas da Vida, envolvendo agricultores tradicionais, empreendedores e turistas na APA de Itacaré e Serra Grande, sul da Bahia.

Título: Caixa
Produção: Birdo Filmes em Animação
Duração: 1'10"
Sinopse: “Caixa” foi escrito e concebido por Luciana Eguti como uma lembrança de que fazemos todos parte do mesmo planeta. O desmatamento e o aumento da poluição geram efeitos em cadeia e prejudicam a sociedade como um todo, o vídeo tem a intenção de alertar para esta problemática.

Título: Energia Eólica: a caçada dos ventos
Produção: Thomas Johannes Bauer
Duração: 25'31”
Sinopse: Uma viagem no rastro dos ventos da Serra Geral na Bahia poderia surgir aventura, não fossem também rastros de devastação deixados pelos Parques Eólicos. Este vídeo-documentário faz esta viagem e revela o lado sujo da energia gerada pelos ventos, decantada pela propaganda de governos e empresas como “energia limpa”.

Título: Curtas Caranga: Caranga; Manguezal legal; Reciclagem; Dengue;Energia Elétrica; Água;Transito; Aterro Sanitário; Defeso; Praia Limpa
Produção: Chicolan - José Francisco Peligrino Xavier
Duração: 7'30” (10 curtas de 0'45”)
Sinopse: Caranga, uma caranguejinho esperto que vive no manguezal do litoral brasileiro. Ele apresenta seu habitat natural, seus amigos e convida todos para respeitar a Natureza. Os curtas abordam os temas: Meio Ambiente; Manguezal legal; Reciclagem; Dengue; Energia Elétrica; Água;Transito; Aterro Sanitário; Defeso e Praia Limpa.

Título: Oficina de intercâmbio sobre o algodão
Produção: Instituto Sociedade, População e Natureza.
Duração: 14'26”
Sinopse: O vídeo apresenta um relato da oficina, realizada no Assentamento Andalúcia, no município de Nioaque/MS, de intercâmbio sobre o algodão entre pessoas de diferentes realidades. Para tanto, foram feitos diálogos sobre o processo de utilização de algodão, que se inicia no plantio, passa pelo beneficiamento, confecção de peças artesanais e finaliza com a comercialização.

Título: Desmatamento Zero 
Produção: Greenpeace Brasil/ Danielle Bambace 
Duração: 9'26” 
Sinopse: A Amazônia brasileira é um mundo à parte. Mas, por trás dessa diversidade cultural e biológica, descortina-se um cenário desolador: o avanço descontrolado sobre as matas deixa um rastro de pobreza e de conflitos. Ao zerar o desmatamento, o Brasil fará sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global e assegurar o futuro do planeta. Este exercício de cidadania não pode ser ignorado.

Título: Desafogando a água 
Produção: Alunos agentes ambientais do CEMEB Gov. André Franco Montouro e Adolfo Borges 
Duração: 13' 
Sinopse: Alunos do ensino fundamental II da escola Gov. André Franco Montoro do município de Itapevi/SP participaram do projeto Dedo Verde na Escola, realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e financiado pela Instituto Eurofarma, em 2011 e 2012 como agentes ambientais. Eles se mobilizaram para produzir um vídeo documentário a respeito da questão paradoxal entre a frequente falta de abastecimento de água na escola e a existência de uma nascente na porta da mesma.

Título: Retomada Buriti
Produção: ASCURI – Associação Cultural de Realizadores Indígenas
Duração: 7'
Sinopse: Após retomar parte de seu território tradicional, os Terena do Buriti produzem alimentos para sua subsistência.

Título: 1ª mostra de vídeos - Curtas ambiental – Vídeos 2, 3 e 5
Produção: Alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular do município de Guaçuí – ES
Duração: 36' (3 curtas de 12')
Sinopse: A Mostra de Vídeos – Curtas Ambiental é resultado do processo colaborativo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e escolas municipais, estaduais e particulares, tendo por objetivo primordial propiciar o reconhecimento da realidade vivenciada – geração e destinação de resíduos sólidos, inserir a percepção ambiental e discutir as possíveis mudanças dessa realidade cotidiana dos munícipes. Na primeira edição (2013), as atividades implementadas envolveram 957 pessoas.

O evento será no dia 24 em Belém e dia 25 em Castanhal, ambas as sessões às 17h, nos espaços do Curso. Será gratuito e com certificado de participação. As vagas são limitadas e os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes de cada sessão (às 16h).