domingo, 19 de junho de 2011

Veja sete notícias recentes que podem cair nos vestibulares!

Ficar atualizado com os assuntos dos noticiários é uma boa dica para qualquer vestibulando. Além de inspirar temas das Redações os assuntos divulgados em jornais, TV, sites e revistas, também são discutidos em questões interdisciplinares. Confira alguns assuntos que podem cair nos vestibulares do meio do ano:
Terremoto no Japão
A tragédia no Japão é um grande tema para questões interdisciplinares. O tremor de 9 graus na escala Richter causou tsunamis que arrasaram a costa nordeste do país, causando uma crise nuclear. A partir desse acontecimento podem surgir questões de Geografia, História, Biologia, Física e Química, além de ser uma boa pedida para o tema da Redação.
Morte de Osama Bin Laden
A notícia tão aguardada pelos EUA na última década dificilmente ficará de fora de algum vestibular. O autor do maior atentado terrorista do mundo – o 11 de setembro, foi morto em uma operação militar realizada no Paquistão. Mais uma vez o terrorismo voltou ao centro das discussões no mundo, envolvendo várias questões políticas.
Censo demográfico
No início do ano foi divulgado o mapa mais recente da população brasileira, a partir dos dados do Censo 2010. Os números mostraram que a população se multiplicou por vinte desde o primeiro censo, de 1872. Agora chegamos a 190.755.799 habitantes. Fique atento para a possibilidade de temas de Redação ou questões de Geografia, com gráficos e tabelas. A partir desses dados as questões podem pedir uma análise sobre urbanização, crescimento econômico, entre outros.
Novo código florestal
Um assunto que está totalmente ligado à nossa região é a aprovação do novo código florestal. O assunto, mais uma vez, divide opiniões entre os setores ruralistas e os ambientalistas. Uma das polêmicas é a permissão para atividades econômicas em áreas de preservação.
Conquistas femininas
O ano de 2011 é histórico por marcar o início da gestão da primeira mulher presidente do Brasil. A partir da eleição de Dilma Vana Rousseff podem surgir temas relacionados as conquistas das mulheres na sociedade brasileira.
Mundo islâmico
O mundo islâmico tem ganhado destaque nos noticiários, com séries de protestos, com direito até a queima de seu livro sagrado – o Alcorão. Fique atento para possíveis questões sobre cultura islâmica, democracia, entre outros, a partir dos acontecimentos que tem agitado países como Síria e Líbia e protestos que questionam governos como o do egípcio Hosni Mubarak.
Abertura econômica de Cuba
Pela primeira vez desde 1959, Cuba decidiu adotar medidas mais amplas que levam à abertura do mercado econômico interno. A partir de agora, os cubanos poderão comprar e vender imóveis – atitudes proibidas desde a Revolução Cubana. É um grande tema que envolve uma retrospectiva histórica e geopolítica.

 Fonte: Vestibular no Pará