sábado, 21 de janeiro de 2012

Especial Profissões: bacharelado, licenciatura ou tecnológico? Você sabe a diferença?

Olá, esta é a nossa primeira postagem do Especial Profissões que vai rolar todo sábado neste blog, com o intuito de amenizar a dificuldade que é escolher o que se vai cursar no Ensino Superior, oferecendo aos alunos informações sobre  cursos e  profissões.

De: Vestibular no Pará

Bacharelado, licenciatura ou tecnológico: qual cursar? Ao concluir o ensino médio é importante saber qual caminho seguir, e que tipo de curso vai atender a seus objetivos. Diferenciar esses tipos de curso é fundamental nessa escolha.


CLIQUE EM "MAIS INFORMAÇÕES"



Eles são distintos tanto na duração como na utilização do diploma superior. Conheça o perfil de cada um:
Bacharelado - é um curso superior generalista. Proporcionam a formação exigida para que se possam exercer as profissões regulamentadas por lei ou não. Na maior parte dos cursos é expedido o título de bacharel, como em Administração, Medicina e Direito. A duração média dos cursos é de 4 anos.

Licenciatura - curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado. A duração média dos cursos é de 4 anos.

Tecnológico - curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere habilidades para atuar em áreas profissionais específicas. Fornecem um diploma de graduação que permite a continuidade dos estudos em nível de bacharelado e até mesmo de pós-graduação. A duração média dos cursos é de 2 anos.
No caso dos bacharelados e licenciaturas, boa parte dos currículos é semelhante. Em cursos de licenciatura haverá foco maior nos aspectos pedagógicos, dando formação que permite aos formados dar aula nos anos finais dos ensinos fundamental e médio na área do conhecimento que ele cursa (Letras, Matemática, Física, etc).

Cursos tecnológicos
Esses cursos são voltados a uma formação específica. De acordo com a Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, “os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo”.
De posse do diploma tecnológico o concluinte está apto a prestar concursos públicos (lembrando que a designação da qualificação do servidor é de autonomia do contratante) e fazer cursos de pós-graduação. Também é possível pedir transferência para cursos de bacharelado, com aproveitamento de disciplinas cursadas (as transferências estão sujeitas a avaliação das instituições).

Tecnológico, técnico ou sequencial?
Cursos de graduação tecnológicos, cursos técnicos e cursos sequenciais não são a mesma coisa. O título de ensino superior de graduação é conferido somente nos cursos tecnológicos.
Os cursos sequenciais, mesmo sendo de formação específica, conferem título de ensino superior, mas não são graduação. Existe o curso sequencial de formação específica (confere diploma ao final do curso) e sequencial de complementação de estudos (confere certificado ao final do curso).
Já os cursos técnicos são voltados, geralmente, aos estudantes do ensino médio e tem foco profissionalizante.


E aí, já tem alguma ideia do que vai fazer - bacharelado, licenciatura ou tecnológico - ?

Nenhum comentário: