terça-feira, 8 de março de 2011

Feliz Dia da Mulher!

Hoje em dia, na maioria das vezes, a data de 8 de março significa lembrar da mulher e valorizar o feminino, é presentear com flores as próximas e "deixar tudo rosa".

Porém, historicamente, por que dia 8 de Março é o dia da mulher?

A história remonta a 1857, em Nova Iorque, quando um grupo de operárias têxteis, perderam a vida quando lutavam por melhores condições de trabalho, nomeadamente a redução do horário de trabalho de 16 para 10 horas diárias.

Será que hoje em dia em Portugal as mulheres tem as mesmas condições de trabalho que os homens? Na maior parte dos empregos as mulheres e os homens podem realizar as mesmas, nas mesmas condições, por isso as condições salariais devem ser equivalentes. Num panorama geral é o que acontece em Portugal. Contudo, em determinados postos de trabalho, verifica-se uma reduzida presença do sexo feminino, porque será? Descriminação? No meu ponto de vista tem que ver com diferenças existentes no perfil psicológico entre homens e mulheres. Normalmente as mulheres são muito mais organizadas e detalhistas, os homens tem uma visão mais generalista e são mais espontâneos. Estas diferenças podem limitar o acesso as mulheres a determinados postos, mas por outro lado ficam com vantagem perante os homens em outros empregos. Por exemplo, as mulheres têm maior facilidade em trabalhar em postos que exige maior organização como secretariado.