sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Especial Profissões: Geografia

      Saiba mais sobre Geografia: o que é, conheça o mercado de trabalho, saiba mais sobre o salário inicial, as melhores escolas do país, o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média, veja onde cursar no Pará e ainda assista um especial em vídeo sobre a profissão!
 

      O curso Geografia pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.

  • O que é Geografia?
     É a ciência que estuda a superfície, o clima e a vegetação do planeta e sua ocupação pelo homem. O geógrafo estuda o solo, o relevo, o clima, a distribuição das águas e a vegetação da Terra. Também analisa a organização das populações e sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Elabora planos diretores de municípios e dignósticos para a redução do impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras. Com dados recolhidos por satélites e radares, confecciona e interpreta mapas, diagnosticando fenômenos, como a desertificação, a erosão de solos, o desmatamento e o avanço dos oceanos sobre a faixa litorânea.
  • Mercado de Trabalho
     A educação absorve grande parte dos profissionais, que, com licenciatura, encontra boa chance de emprego em escolas de Ensino Fundamental e Médio. "Faltam geógrafos em determinadas regiões do país, como o Norte, onde as aulas são dadas por professores com outra formação", diz a professora Márcia Aparecida da Silva Pimentel, diretorada Faculdade de Geografia da UFPA. A procura por bacharéis parte, principalmente, de prefeituras, órgãos públicos e empresas de consultoria, que elaboram relatórios de impacto ambiental exigidos por lei em projetos de grandeporte. Cresce ainda o mercado de levantamento cartográfico. E há vagas em empresas de engenharia e multinacionais dos setores de mineração e petróleo e em usinas de álcool. Outra demanda vem de ONGs e centros de pesquisa que exercem atividades no campo da preservação ambiental, habitação popular equestões agrárias. Contratam geógrafos, também, indústrias que trabalham com gestão ambiental, como a Sadia. Editoras que publicam livros didáticos e para formação de professores e revistas da área procuram o bacharel para trabalhar como consultor e revisor técnico. As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de vagas e os melhores salários. "Mas, nas regiões Norte e Nordeste, há demanda por projetos e estudos sobre extrativismo e meio ambiente", afirma a professora da UFPA.


  • Salário inicial: R$ 1.187,00 (professores da EducaçãoBásica pública, por 40 horas semanais); fonte: Ministério da Educação; R$3.270,00; fonte: Confea.
  • As melhores escolas
5 estrelas
Mg Uberlândia UFU. PA Belém UFPa. RJ niterói UFF. Rio de Janeiro Uerj, UFRJ. sP campinas Unicamp. Presidente Prudente Unesp. Rio claro Unesp. são Paulo UsP.
4 estrelas
BA salvador UFBa. Ce Fortaleza Uece, UFc. DF Brasília UnB. GOcatalão UFg. goiânia UFg. MG Belo Horizonte PUc Minas, UFMg. Juiz de Fora UFJF. viçosa UFv. Pe Recife UFPe. PR curitiba UFPR. londrina Uel. Maringá UeM. RJ Rio de Janeiro PUc-Rio. Rn natal UFRN. Ro Porto velho Unir. Rs Porto alegre UFRgs. Rio grande Furg. santa Maria UFsM. SC Florianópolis Udesc, UFsc. SP ourinhos Unesp Geog. (climatologia). São Paulo PUC-SP. to Porto nacional UFt.
3 estrelas
AC Rio Branco Ufac. AL Maceió Ufal. AP Macapá Unifap. BA Salvador UCSal. ES Vitória Ufes. GO Jataí UFG. MA São Luís UFMA. MS Dourados UFGD. Três Lagoas UFMS. MT Cuiabá UFMT. PB João Pessoa UFPB. PR Francisco Beltrão Unioeste. Ponta Grossa UEPG. RJ Rio de Janeiro UGF n/i. RS Canoas Unilasalle. Porto Alegre PUCRS. SE São Cristóvão UFS. SP Campinas PUC-Campinas. Taubaté Unitau.
  • Curso
     Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas das áreas da geografia física, humana, regional e instrumental (cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento). Ele inicia o curso com as matérias básicas de cada área, podendo agregar conhecimentos específicos por meio da escolha de disciplinas eletivas. Atenção: muitas graduações direcionam a formação para um setor específico, como meio ambiente ou climatologia, enquanto a Unila tem um curso focado na América Latina. Em algumas instituições de ensino superior, você opta, já no vestibular, entre o bacharelado e a licenciatura, enquanto outras permitem que a escolha seja feita após o aluno ter cursado as disciplinas comuns às duas titulações.

  • Duração média: quatro anos.

 
  • Outros nomes: Est. soc. (geog.); Geog. e análise amb.;Geog. e Meio amb.
  • O que você pode fazer
Cartografia digital
Fazer mapas com base em imagens captadas por satélites.
Ecoturismo
Elaborar roteiros, organizar e guiar excursões em parques e áreas de preservação ambiental.
Ensino com licenciatura
Dar aulas nos ensinos fundamental e Médio ou em cursinhos pré-vestibulares.
Geografia humana
Estudar as questões sociais, econômicas e políticas de grupos, sociedades e nações.
Geografia dos transportes
Organização dos sistemas de circulação e logística urbana e rural. Planejamento de sistemas de trânsito, transportes, levando em conta a mobilidade, a inclusão social e a sustentabilidade.
Geopolítica
Pesquisar a organização social, política e econômica de países e regiões.
Geoprocessamento
Elaborar mapas e bancos de dados geográficos com a utilização de softwares específicos.
Planejamento agrícola
Desenvolver a estratégia de ocupação de uma região com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente.
Planejamento urbano
Trabalhar com planos diretores, estruturação urbana, planejamento do uso do solo, organização socioespacial, mobilidade urbana, sustentabilidade e inclusão social.
Sensoriamento remoto
Analisar imagens de satélites e fotografias aéreas para a preparação de mapas e o levantamento de dados de solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de áreas, cidades e regiões.

(Fonte até aqui: Guia do Estudante)


  • Assista ao especial "Faz o quê? - Geografia" e fique completamente a par do curso:
Bloco I:

Fontes das imagens (respectivamente): blog.educacional.com.br,cienciadaterra.blogspot.com e unoeste.br.

Nenhum comentário: