sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ex-aluna do Curso é protagonista de documentário premiado na Europa


A estudante Maia Voleau foi aluna do Curso em 2011 e hoje vive em Paris, onde filmado o documentário "Tant Pis".

O filme conta a história de Walfredo (20), Júnior (21) e Meg (27), que, após serem selecionados para estudar na Universidade Paris-Sorbonne, França, deixam a periferia de Belém para viver na cidade Luz. 

Longe da família, Walfredo realizou o sonho de viver sua transexualidade e o que parecia ser somente uma viagem de estudos vai muito além.

"Quando recebi a proposta do filme não tinha muita consciência do que eu estava a fazer. Hoje, sou uma minoria barulhenta [risos]. Ganhei voz, posso ajudar a desconstruir - junto com meus amigos, é claro -, um monte de dicotomias", Maia conta para o Curso.

O documentário ganhou o prêmio de documentário universitário no Rios Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia 2015, em Portugal. Foi indicado e exibido para outros festivais, como o Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos de Buenos Aires e o Festival Nacional de Curta Metragem Estudante da Sorbonne.

Durante o período em que participou do Curso, Maia (ainda Walfredo) foi estudante-destaque, atingindo, inclusive, a nota máxima (100 pontos) na Redação e o 1º lugar do curso no vestibular da Universidade da Amazônia - Unama e conquistando a aprovação em outras cinco instituições de ensino superior.