segunda-feira, 31 de março de 2014

Saiba mais sobre Mississipi em Chamas

Mississippi em Chamas (Mississippi Burning, no original em inglês) é um filme norte-americano de 1988, do gênero drama, dirigido por Alan Parker e com roteiro de Chris Gerolmo.






O filme conta, de maneira fictícia, a investigação que dois agentes da Agência Federal de Investigação fizeram no estado do Mississippi em 1964 sobre o assassinato brutal de três ativistas dos direitos civis.

O filme foi criticado por muitos, incluindo o historiador Howard Zinn, pela sua "ficcionalização" da história real. Enquanto os agentes da Agência Federal de Investigação são apresentados no filme como heróis, na realidade a Agência Federal de Investigação e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos mal protegeram os civis ameaçados da pequena cidade e, supostamente, teriam observado pessoas sendo espancadas sem intervir.

"O ódio não nasce com as pessoas, ele é ensinado à elas."


  • Sobre o diretor:

Sir Alan William Parker é um realizador, produtor, escritor, e ator britânico que fez a maioria dos seus filmes nos Estados Unidos. É também membro fundador do Director's Guild of Great Britain.

Parker começou como publicitário nos anos 60 e 70 e começou a escrever os seus próprios guiões para comerciais de televisão. Em associação com o produtor David Puttnam escreveu o argumento para Melody.

Em 1978 realizou Midnight Express, filme muito querido da crítica e que lhe rendeu algumas nomeações para os Óscares de Hollywood, incluindo o de melhor filme e o de melhor realizador. Foi também nomeado para melhor realizador com o filme Mississippi Burning, em 1988

Parker realizou uma série de filmes relacionados com a música entre os quais: Fame, em 1980; Pink Floyd - The Wall, em 1982; The Commitments, em 1991; e Evita, em 1996.



  • Premiações

Oscar 1989 (EUA)
Venceu na categoria de melhor fotografia.
Indicado nas categorias de melhor ator (Gene Hackman), melhor atriz coadjuvante (Frances McDormand), melhor direção, melhor edição, melhor filme e melhor som.

BAFTA 1990 (Reino Unido)
Venceu nas categorias de melhor fotografia, melhor edição e melhor som.
Indicado nas categorias de melhor diretor e melhor trilha sonora.

Festival de Berlim 1989 (Alemanha)
Gene Hackman recebeu o Urso de Prata na categoria de melhor ator.
Indicado ao Urso de Ouro.

Globo de Ouro 1989 (EUA)
Indicado nas categorias de melhor diretor - cinema, melhor filme - drama, melhor atuação de um ator em cinema - drama (Gene Hackman) e melhor roteiro - cinema.

Political Film Society 1990 (EUA)
Venceu na categoria Direitos Humanos.


  • Assista ao trailer:



Fonte da informação: Wikipédia
Fonte da imagem: Casa da Cultura - Unb