quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O direito à moradia digna é debatido no Curso

“Toda a pessoa, individual ou colectiva, tem direito à propriedade. Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua propriedade”. É o que fala o artigo 17º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, que, desde então, serve de norte para os princípios seguidos em toda e qualquer parte do mundo. Infelizmente, porém, a realidade ainda não alcançou a garantia do direito à moradia a todxs. Só no Brasil, por exemplo, 33% das famílias são sem-teto ou têm moradia inadequada.

Devido ao cenário preocupante, o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins instigou sua turma para debater o assunto neste ano. Os/as alunxs tiveram que refletir sobre esse direito humano não apenas no sentir de ter um teto e quatro paredes, mas também uma moradia que fosse digna, tendo acesso a um lar e a uma comunidade seguros para viver em paz e com saúde física e mental. Diante desse desafio, propuseram medidas que pudessem intervir e melhorar a situação mundial, nacional e local.

Para dar base aos seus argumentos, as/os estudantes conheceram variados exemplos, positivos e negativos, sobre o tema, como políticas públicas que possibilitem esse tipo de moradia aos cidadãos e, ao mesmo tempo, casos de má gestão que dificultam o acesso a essa oportunidade. O aprendizado veio, portanto, a partir de diversas leituras e do acesso ao conteúdo multimídia indicado pelo Curso, além das enriquecedoras discussões em sala de aula.

Para saber mais sobre o Curso, mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Pensar. Escrever. Crescer...