sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Especial Profissões: Ciências da Religião

      Saiba mais sobre Teologia: o que é, conheça o mercado de trabalho, saiba mais sobre o salário inicial,  o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média e veja onde cursar no Pará!
 

      O curso Teologia é do tipo bacharelado. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.

  • O que é Teologia?
     São o estudo e a análise das religiões num contexto histórico específico e sua influência sobre os processos antropológicos e sociológicos. O bacharel em Teologia pesquisa a história, os fenômenos e as tradições religiosas, estudando, pesquisando e interpretando textos sagrados, doutrinas e dogmas religiosos. Com seus conhecimentos, ele interpreta e analisa a influência da religião sobre a organização e a dinâmica dos grupos sociais, das sociedades e das nações, associando essas informações a outras áreas de conhecimento, em especial a das ciências humanas, como a antropologia e a sociologia. Pode trabalhar como pesquisador, professor ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos. Encontra campo de trabalho também em ONGs, instituições prisionais, pastorais, instituições de assistência a comunidades carentes e a grupos de dependentes de drogas e de doentes.
  • Mercado de Trabalho
     "A teologia pode ser estudada com vista ao sacerdócio, ou seja, com a finalidade de formação de padres ou pastores, mas também pode se atuar em atividades de capelania e nos cuidados de pacientes em hospitais e detentos em presídios. Nesses casos, o profissional oferece assistência especialmente emocional", afirma o professor Rodrigo Franklin de Sousa, coordenador do curso da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. A Marinha, o Exército e a Aeronáutica costumam contratar o profissional para fazer parte de seus quadros como capelão. Empresas de diversos portes e setores também demandam o graduado. A Petrobras, por exemplo, emprega o teólogo para dar apoio às equipes que trabalham em suas plataformas marítimas. Os teólogos também podem atuar como professores de religião nos ensinos Fundamental e Médio de instituições particulares ligadas a alguma ordem religiosa. Outra área promissora é a das editoras, que procuram cada vez mais os egressos do curso para colaborar com a produção e a publicação de revistas e livros voltados para a religião. Um segmento de mercado que tem crescido nos últimos anos é o de consultoria em ética, em empresas. Esse aquecimento se dá por causa do número cada vez maior de escândalos empresariais de corrupção que chegam a público. Embora seja possível encontrar trabalho em todo o Brasil, a maioria das vagas ainda está concentrada nas principais cidades do Sul e do Sudeste.
 
  • Salário inicial: R$ 3.000,00 (fonte: prof. Cônego José Luis Araújo, da PUC-Campinas).

  • Curso
      O currículo varia bastante de uma universidade para outra. Algumas instituições dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões, debatendo seus fundamentos e sua e antropologia cultural e da religião. Outras faculdades enfocam o estudo das escrituras e dos textos sagrados, como o Novo e o Velho Testamento, e a visão que decorre deles sobre Deus, a humanidade e o universo. Mas, qualquer que seja a universidade, o estudante se debruça em profundidade sobreas tradições religiosas que fazem parte de nosso patrimônio cultural. Além da realização de estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.
  • Duração média: quatro anos.

 
  • Outros nomes: Ciên. da Religião; Ciên. Religiosas; Ciên. Teológicas; Teol. Espírita.
  • O que você pode fazer
Consultoria
Assessorar pessoas e organizações públicas ou privadas que utilizem a religião no desenvolvimento de seu trabalho.
Ensino
Dar aulas em escolas de Ensino fundamental e Médio sobre religião e ética.
ONGS
Orientar grupos religiosos e atender a instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião.
Pesquisa
Estudar o fenômeno religioso e sua relação com a atividade humana.
Sacerdócio
Atuar como padre ou pastor.


(Fonte até aqui: Guia do Estudante)


 

  • Onde você pode cursar este curso no Pará:  UEPA.

Fontes das imagens (respectivamente): fonaper.com.br, faecad.blogspot.com, fathel.com.br e bgjnejr.com.

Nenhum comentário: