segunda-feira, 14 de abril de 2014

Saiba mais sobre "A experiência"

A discussão sobre os fatores e situações que podem levar as pessoas a comportamentos extremados é o tema de A experiência (Das experiment, 2002), longa-metragem de estréia do diretor Oliver Hirschbiegel no cinema.


Com uma boa trilha sonora, cenografia convincente - a prisão subterrânea foi contruída sob uma antiga fábrica de tubos -, e filmagens que alternam câmeras de vídeo, película e digitais, Das Experiment é uma ótima exploração das origens do autoritarismo, sem cair em discussões intelectuais ou científicas demais. Pelo contrário, a ação predomina em boa parte da fita e explode no final, em chocantes momentos de violência.

  • Sinopse:
Nesta produção alemã, um grupo de vinte voluntários é atraído para uma experiência através de um anúncio de jornal. Cada um receberá 2 mil dólares e seu papel na investigação científica é relativamente simples. Durante 15 dias, oito deles serão guardas de uma prisão simulada, enquanto os doze restantes serão detentos do local.
A experiência é baseado no romance Black Box, de Mario Giordano (que também assina o roteiro). Por sua vez, o livro tem como origem um incidente acontecido na prestigiada universidade norte-americana de Stanford em 1971. Foi lá que um grupo de pesquisadores teve de cancelar, depois de apenas 6 dias, uma experiência idêntica na qual estudantes se passaram por guardas e prisioneiros. O motivo foram os intensos efeitos psicológicos que a pesquisa teve tantos nas cobaias quanto nos cientistas. A versão ficcional de Hirschbiegel extrapola o assunto, com a proposta de verificar o que aconteceria se o processo não fosse cancelado antes de começar a dar errado.
(Fonte até aqui: Omelete Uol)
  • Direção: Oliver Hirschbiegel
Em 2004, estreou o filme Der Untergang ("A Queda"), sobre os últimos dias de Adolf Hitler, na qual representou o primeiro projeto sobre este tema desenvolvido por um cineasta de origem alemã. O filme causou controvérsia na Alemanha pela forma como os líderes nazistas são apresentados e, por outro lado, ganhou um grande número de prêmios e reconhecimentos, incluindo a nomeação de melhor filme estrangeiro no Oscar.

  • Premiações:
Festival AFI - Nomeação ao Grand Jury Prize
- Bavarian Film Awards - Vencedor nas categorias Melhor Cinematografia, Melhor Direção e Melhor Roteiro
- Bergen Internacional Film Festival - Vencedor do Prêmio de Audiência
- European Film Awards - Nomeação a Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Direção
- Fantasporto - Nomeação a Melhor Roteiro e Vencedor do Melhor Filme
- German Film Award - Vencedor nas categorias Filme Alemão do Ano, Ator, Ator coadjuvante e Produção
- Golden Trailer Awards - Nomeação a Melhor Filme Estrangeiro
- Montréal World Film Festival - Nomeação a Melhor Direção
- Paris Film Festival - Nomeação a Grand Pix
- Seattle International Film Festival - Vencedor de Melhor Ator
(Fonte: Imdb)
  • Assista ao trailer:



Fonte da imagem: Movie Goods.

Nenhum comentário: