terça-feira, 15 de abril de 2014

Dica da semana: Repórter Eco

A dica de hoje é o programa semanal Repórter Eco especializado em meio ambiente, produzido e exibido pela TV Cultura. 
















O Repórter Eco é transmitido nos sábados às 8h05, com reprise aos domingos às 17h30. E, para quem não pode assistir nesses horários, os episódios também estão disponíveis online, no hotsite do CMAIS.

O programa aborda de forma aprofundada pesquisas para o desenvolvimento sustentável e conservação dos biomas brasileiros, proteção da rica diversidade biológica e cultural do país, projetos para manter para o futuro os recursos hídricos, estudos de controle da poluição do ar, solo, terra e água, ecologia urbana, fontes de energia alternativas e renováveis, astronomia, antropologia, arqueologia, arquitetura ecológica, redução, reuso e reciclagem de resíduos sólidos, comércio justo, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, e ecoturismo.

O Repórter Eco faz sucesso há mais de 2 décadas Foi lançado em fevereiro de 1992 como o primeiro telejornal da televisão brasileira especializado em meio ambiente. O objetivo era antecipar os assuntos que seriam abordados na Rio-92, a Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no mesmo ano, no Rio de Janeiro. Em setembro de 92, o Repórter Eco ganhou espaço e foi transformado pela equipe de criação em um programa semanal de meio ambiente, com informações do Brasil e do mundo. O programa hoje é respeitado por cientistas, ONGs ambientalistas, estudantes e pelo telespectador que busca a qualidade de conteúdo -uma das marcas do jornalismo da TV Cultura de São Paulo.

O programa premiado se especializou na divulgação dos projetos, ações e pesquisas nacionais ou mundiais, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, de prestar um serviço público e ainda de informar sobre os principais temas ambientais da atualidade.
Vera Diegoli-uma das criadoras e editora-chefe do Repórter Eco.

  • Premiações:
2003:
- Eco, concedido pela Câmara Americana de Comércio, ao projeto "Biodiversidade Brasil", parceria TV Cultura, que inclui o quadro biodiversidade no Repórter Eco, além do programa Biodiversidade-Debate e os documentários.
- Prêmio de iniciativa do ano, concedido pela Ford e Ong Conservation International, ao projeto "Biodiversidade Brasil", do qual o Repórter Eco faz parte.
- Homenagem ao programa concedida pela ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, por indicação do geólogo Aldo Rebouças - um dos maiores especialistas em águas doces do Brasil.



Nenhum comentário: