segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Especial Profissões: Engenharia Industrial

      Saiba mais sobre Engenharia Industrial: o que é, o mercado de trabalho, o salário inicial, as melhores escolas do país, conheça o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média e ainda veja onde cursar no Pará!
 
      O curso Engenharia Industrial é do tipo bacharelado. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.

  • O que é Engenharia Industrial?
      É a área da engenharia que cuida dos recursos necessários à produção industrial. Esse profissional é o típico engenheiro de chão de fábrica, que acompanha de perto a implantação e a manutenção da infraestrutura industrial, como redes de água e de gás, pontes e esteiras rolantes. Ele organiza e administra as instalações industriais, desde a chegada da matéria-prima à fábrica até o controle de qualidade do produto final, seguindo o cronograma estabelecido. Esse é o especialista encarregado de fazer a ligação entre o engenheiro responsável pelo projeto de máquinas e o engenheiro de produção, que cuida da organização do trabalho. O profissional de engenharia industrial analisa custos, gerencia a mão de obra e administra o uso de equipamentos e matérias-primas no processo produtivo. Ele pode se dedicar a diversos ramos das engenharias, como mecânica, madeireira, naval ou química.
  • Mercado de Trabalho
     Em razão de ser um profissional generalista, o engenheiro industrial pode trabalhar nos setores petrolífero, cosmético, farmacêutico, de tecnologia e de autopeças, entre outros. "O crescimento da indústria aquece o mercado", diz o professor Harlenn Lopes, coordenador do curso da UFPA. As empresas costumam requisitar o engenheiro industrial para trabalhar na área de projetos e nas novas linhas de produção, além de controle de produção. Também existe boa possibilidade de demanda nos setores de telecomunicações e de geração de energia. "O setor petroquímico é outro que está em alta", afirma Lopes. A construção de uma base da Petrobras em Itajaí, Santa Catarina, aumenta a expectativa de emprego naquele estado. A previsão é que até 2017 a empresa esteja funcionando plenamente. Obras portuárias em Pernambuco também indicam possibilidades de vagas. Nas regiões Sudeste e Nordeste, a maior procura pelo profissional vem da indústria automobilística. Já a Região Centro-Oeste conta com indústrias especializadas em máquinas para agricultura, com oportunidades para profissionais especializados nessa área.
 
  • Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias); fonte: Confea.
  • As melhores escolas
5 estrelas
PR Curitiba UFPR Eng. Ind. Madeireira
4 estrelas
SP Itapeva Unesp Eng. Ind. Madeireira.
3 estrelas
BA salvador iFBa Eng. Ind. Mecân.. PR União da vitória Uniuv Eng. Ind. da Madeira. SC lages Uniplac Eng. Ind. Madeireira. SP santa Bárbara doeste Unimep Eng. Ind. Mecân..
  • Curso
      As disciplinas do ciclo básico (álgebra, física, química, cálculo e informática) concentram-se nos dois primeiros anos e são quase as mesmas em todas as habilitações. O curso dá boa base na área gerencial, com matérias como economia, administração, empreendedorismo e psicologia aplicada ao trabalho. As disciplinas profissionalizantes, ministradas a partir do terceiro ano, variam dependendo da habilitação escolhida - indústria madeireira ou mecânica. Cerca de metade da carga horária se dá em laboratório. O estágio e um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios para tirar o diploma.
 
  • Duração média: cinco anos.
 
  • Outros nomes: Eng. ind. da Madeira; Eng. ind. Madeireira; Eng. ind. Mecân.
 
  • O que você pode fazer
Controle de qualidade
Supervisionar o processo de produção para garantir a qualidade do produto.
Máquinas e equipamentos
Projetar e supervisionar a construção de fábricas. instalar máquinas e equipamentos necessários à implantação de indústrias.
Processos industriais
Gerenciar as diversas etapas do processo de fabricação, controlando o funcionamento das máquinas, os turnos de trabalho e a qualidade e o fluxo das matérias-primas.
Planejamento e controle da produção
Garantir a rentabilidade do processo produtivo, definindo os recursos que serão usados na fabricação, como máquinas, mão de obra, processos e softwares específicos.
 
(Fonte até aqui: Guia do Estudante)
 
  • Onde você pode cursar este curso no Pará: UFPA .


Fontes das imagens (respectivamente): joaopauloreis.com e manutencaoesuprimentos.com.br.

Nenhum comentário: