segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Especial Profissões: Engenharia Elétrica

       Saiba mais sobre Engenharia Elétrica: o que é, o mercado de trabalho, o salário inicial, as melhores escolas do país, conheça o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média e ainda veja onde cursar no Pará!


      O curso Engenharia Elétrica é do tipo bacharelado. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.



  • O que é Engenharia Elétrica?
      É a área da engenharia que lida com a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia elétrica. O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas em indústrias, comércios e residências. Também participa do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares. Além das concessionárias de energia, o profissional com essa graduação encontra emprego em empresas de telecomunicações (desde fábricas de celulares até operadoras de sistemas de comunicação), indústrias de equipamentos, automação, fábricas de motores e geradores, consultorias ou em empresas prestadoras de serviços em computação.
 
  • Mercado de Trabalho
      "Assim como acontece com outras engenharias, o mercado de trabalho para os formados em Engenharia Elétrica está bastante aquecido. Além do bom momento do país, o engenheiro elétrico tem uma formação generalista, que lhe permite atuar em diversas áreas", afirma o professor Talvanes Menezes Oliveira, coordenador do curso UFCG, em Campina Grande (PB). Entre outras opções, o setor financeiro é um dos que mais procuram por esse profissional. Na área específica, o segmento de transmissão e distribuição vive um momento importante de renovação dos profissionais que ocuparam os cargos nos anos 1970, quando o setor teve um crescimento muito grande. Além disso, as áreas de pesquisa e desenvolvimento em empresas de energia, computação e telecomunicações também contratam o profissional. Concessionárias de energia, construtoras, empresas de tecnologia da informação são empregadoras tradicionais. As melhores oportunidades estão nos polos industriais das regiões Sul e Sudeste. Mas o crescimento do Norte e do Nordeste promete boas chances também. "Nossos recém-formados têm encontrado trabalho até no exterior", diz Oliveira.
 
  • Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias); fonte: Confea.
 
  • As melhores escolas
5 estrelas
MG Belo Horizonte UFMg. PB campina grande UFcg Eng. Elétr. (eletrot.). RJ Rio de Janeiro PUc-Rio Eng. Elétr. (eletrôn. e comput.); Eng. Elétr. (sist. de energia elétr.); Eng. Elétr. (telecom.), UFRJ. RS Porto alegre UFRgs. SC Florianópolis UFsc. SP campinas Unicamp. São Carlos USP Eng. Elétr. (sist. de energia e autom.). São Paulo UsP Eng. Elétr. (autom. e contr.); Eng. Elétr. (comput.); Eng. Elétr. (energia e autom.).
 
4 estrelas
CE Fortaleza UFc. DF Brasília UnB. ES vitória Ufes. GO goiânia UFg. MG Belo Horizonte PUc Minas. Itajubá Unifei. Juiz de Fora UFJF. Uberlândia UFU. PE Recife UFPe. PR curitiba UtFPR. RJ niterói UFF. RN natal UFRn. RS Porto alegre PUcRs Eng. Elétrica-Eletrônica. Santa Maria UFsM. SC Joinville Udesc. SP Bauru Unesp. ilha solteira Unesp. são Bernardo do campo centro Universitário da Fei Eng. Elétr. (telecom.). São Paulo PUC-SP
 
3 estrelas
Uniforce Eng. Elétr. (eletrot.). GO Goiânia PUC Goiás. MA são luís iFMa Eng. Elétr. Ind., UFMa. MG Belo Horizonte cefet-Mg. são João del Rei UFsJ. viçosa UFv. PA Belém UFPa. PE Recife UPe Eng. Elétr. Eletrot.. PR curitiba PUC-PR Eng. Elétr. (ênf. em telecom.), UFPR. Foz do iguaçu Unioeste. londrina Uel. RJ Petrópolis UcP-RJ. Rio de Janeiro Uerj Eng. Elétr. (eletricidade ind.); Eng. Elétr. (sist. de potência). RS Bento gonçalves Ucs. Pelotas UcPel. são leopoldo Unisinos. SC Blumenau Furb. Palhoça Unisul Eng. Elétr. (telemática). SP guaratinguetá Unesp. são caetano do sul Mauá-SP. são Paulo Mackenzie.
 
  • Curso
      Prepare-se para enfrentar muito cálculo. O currículo começa com disciplinas básicas, como matemática, física e informática. As contas acompanham o aluno também nas aulas de economia e administração. A parte mais interessante fica por conta das aulas práticas e dos experimentos em laboratório, que costumam aparecer desde o início da graduação. A formação profissionalizante tem início no terceiro ano, com aulas de projetos de sistemas elétricos, materiais elétricos, sistemas digitais e eletromagnetismo, entre outras. No último, além das disciplinas, os alunos se dedicam ao trabalho de conclusão do curso. O estágio é obrigatório e, geralmente, feito a partir do quarto ano. Atenção: antes de escolher o seu curso, verifique se existe alguma ênfase, como sistemas de energia, computação ou eletrotécnica.
 
  • Duração média: cinco anos.
 
  • Outros nomes: Eng. de prod. (elétr.); Eng. Elétr. e Eletrôn.; Eng. Elétr. Eletrot.; Eng. Elétr. ind.; Eng. Elétrica- Eletrônica; Eng. Eletrot.; Eng. ind. Elétr.
 
  • O que você pode fazer
Automação
Projetar equipamentos eletrônicos destinados à automação de linhas de produção industrial.
 
Eletrônica
Desenvolver circuitos eletrônicos para aquisição de dados (por exemplo, áudio, temperatura, umidade, pressão), transmissão de dados por radiofrequência, entre outros.
 
Eletrotécnica (potência e energia)
Planejar e operar sistemas elétricos, da geração à distribuição de energia. Projetar e construir usinas, estações, subestações, redes de geração de energia e equipamentos usados no sistema de geração, transmissão e distribuição. ampliar as redes de alta-tensão e dar manutenção a elas.
 
Engenharia biomédica
Especificar e gerenciar a utilização de equipamentos médico-assistenciais em hospitais, clínicas e laboratórios. Projetar, construir equipamentos e fazer a manutenção deles.
 
Hardware e programação
Desenhar componentes e desenvolver sistemas.
 
Instrumentação
Projetar e desenvolver equipamentos para a realização de medidas, registro de dados e atuadores.
 
Microeletrônica
Projetar, fabricar e testar circuitos integrados (chips) destinados a sistemas de computação, telecomunicações e de entretenimento, entre outras finalidades.
 
Telecomunicações
Desenvolver serviços de expansão de telefonia e de transmissão de dados por imagem e som. Projetar e construir sistemas e equipamentos para telefonia e comunicação em geral e de processamento digital de sinais.

(Fonte até aqui: Guia do Estudante)

  • Onde você pode cursar este curso no Pará: IESAM e UFPA .


  • Assista ao especial "Faz o quê? - Engenharia Elétrica" e fique completamente a par do curso:
Bloco I:




 
 
 
Fontes das imagens (respectivamente): a3consultoria.com.br e unisinos.br
 

Nenhum comentário: