terça-feira, 14 de agosto de 2012

Especial Profissões: Ciências Naturais

     Saiba mais sobre Ciências Naturais: o que é, conheça o mercado de trabalho, saiba mais sobre o salário inicial,  o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média e veja onde cursar no Pará!
      O curso Ciências Naturais pode ser do tipo bacharelado, tecnológico ou licenciatura. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial



  • O que é Ciências Naturais?
    Esse profissional, que tem uma visão global da área de ciências e do meio ambiente, está preparado para lecionar ciências nas séries iniciais do ensino Fundamental e de áreas correlatas nos anos finais do ensino Fundamental e no ensino Médio. Dependendo do direcionamento da sua licenciatura, dá aulas de física, química, biologia ou matemática. Com seus conhecimentos, também pode trabalhar em ONGs ambientais e dar aulas em cursos oferecidos por associações e empresas sobre conscientização ambiental.

  •  Mercado de trabalho
      Segundo os dados mais recentes do Ministério da Educação, em 2008 o Brasil carecia de 240 mil professores para lecionar no Ensino Fundamental II (a partir da 5ª série) e no Ensino Médio. Faltam docentes principalmente para aulas de Ciências Exatas. Esse contexto valoriza esse licenciado. "Nas redes públicas de educação de muitos estados, é comum que profissionais de Ciências Biológicas assumam as aulas das turmas do 6º ao 9º ano", afirma a professora Izaura Santiago da Cruz, coordenador do curso da UFBA. Outras opções de atuação encontram-se nas áreas de administração escolar e na pós-graduação nas área ambiental e de ciência de materiais. Existe demanda em todo o país, mas o Nordeste e o Norte carecem de mais profissionais que outras regiões do Brasil.
  • Salário inicial: R$ 1.187,00 (professores da Educação Básica pública, por 40 horas semanais); fonte: Ministério da Educação.
  • Curso
     Nessas licenciaturas, a grade curricular muda de acordo com a ênfase dada ao curso. Algumas escolas oferecem uma visão geral de ciências. Em outras, estuda-se uma modalidade desde o primeiro ano, seja em biologia, química, matemática, seja em física. Há ainda instituições de ensino que dão duas ou três ênfases, em que o aluno cursa um período comum a todos e depois escolhe qual área seguir.
     De qualquer forma, todos os currículos têm base forte em ciências, com disciplinas como natureza e energia, ensino de ciências, compostos orgânicos e meio ambiente, e, depois, matérias específicas de acordo com a área escolhida. É uma graduação interdisciplinar que oferece conteúdos para o aluno compreender a dinâmica davida e da terra.
 
  • Duração média: quatro anos.

  • Outros nomes: Ciên.; Ciên. da Natureza e Matem.; Ciên. da Natureza para o Ens. fundam.; Ciên. da Natureza; Ciên. Exatas;Ciên. Naturais e Matem. (fís.); Ciên. Naturais e Matem. (matem.); Ciên.Naturais e Matem. (quím.); Educ. (ciên. biol.); Educ. (ciên.: biol.); Educ.(ciên.: matem.); Educ. (ciên.: quím.); Educ. (matem.); Geoc. e Educ. Amb.
       A Ufopa e a UFMA oferecem Licenciatura Interdisciplinar (LI). Na primeira, o estudante ingressa em Ciências Exatas e Naturais (três anos e meio de duração) e, posteriormente, pode optar por Matemática e Ciências ou Química e Biologia (dois anos). Já na UFMA, depois de três anos de formação generalista, o estudante tem a possibilidade de cursar mais um ano de Física, Biologia, Química ou Matemática.
  • O que você pode fazer
Administração
Supervisionar o funcionamento de escolas, desde a presença de alunos até o abastecimento de suprimentos.
Consultoria
Produzir e avaliar material didático para o ensino de ciências em escolas e editoras.
Ensino
Dar aulas de ciências para as primeiras séries do Ensino fundamental.
ONGs
Planejar e implantar projetos de conscientização ambiental ou lecionar em comunidades.

(Fonte até aqui: Guia do Estudante)



  • Onde você pode cursar este curso no Pará: UEPA, UFPAUFOPA (Licenciatura Integrada em Ciências; Licenciatura Integrada em Biologia e Química; Licenciatura Integrada em Matemática e Física) 




Fontes das imagens (respectivamente): kaulitza8a14.blogspot.com e comunidadecienciasnaescola.blogspot.com.

Nenhum comentário: