terça-feira, 14 de agosto de 2012

Especial Profissões: Ciências Biológicas

      Saiba mais sobre Ciências Biológicas: o que é, confira a palavra do profissional, conheça o mercado de trabalho, saiba mais sobre o salário inicial, as melhores escolas do país, o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média, faça um teste para ver se combina com você, veja onde cursar no Pará e ainda assista um especial em vídeo sobre a profissão!
      O curso Ciências Biológicas pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.



  • O que é Ciências Biológicas?
     É a ciência que estuda todas as formas de vida, passando pela flora, pela fauna e até pelo desenvolvimento humano. O biólogo pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos. Ele analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, depois de formado, o profissional siga caminhos diversos, conforme seu interesse. Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental ou ao magistério, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente, da crescente preocupação, em nível mundial, com o meio ambiente. A atuação desse profissional é ainda fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos.
  • Palavra de Profissional
TÉCNICA E PESQUISA
“      Trabalho como técnico de laboratório no Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). A linha de pesquisa do laboratório envolve estudos sobre a fisiologia do parasita que causa a malária, o Plasmodium falciparum. Além de ser responsável pela organização do local cuido do estoque, realizo o correto descarte do lixo químico e biológico e oriento novos alunos sobre os riscos de materiais perigosos , meu trabalho abrange diversas tarefas que auxiliam as pesquisas, como ajudar na manutenção de culturas de hemácias (células sanguíneas nas quais o parasita se desenvolve). Bruno Rodrigues da Cunha, 26 anos, de São Paulo (SP).
  • Mercado de Trabalho
       A importância cada vez maior das questões relacionadas à sustentabilidade garante o aquecimento do mercado de trabalho para o biólogo, tanto no setor privado quanto no público. Nas empresas privadas, há vagas em todo o país, para atuar na área de projetos de gestão ambiental e adequação à legislação ambiental e ainda na análise e consultoria sobre impactos causados por obras de infraestrutura. Prefeituras, secretarias e órgãos federais também contratam o profissional, via concurso público, bem como institutos e ONGs. Ainda na área ambiental, é possível trabalhar com biologia agrícola, em que o biólogo faz o manejo da fauna e da flora. No Nordeste, especialmente na Bahia, o foco é na área de fruticultura. Uma das linhas detrabalho e pesquisa mais recentes é a de biorremediação, técnica que utiliza microrganismos para recuperar ambientes degradados, como solos contaminados ourios poluídos. Empresas no interior paulista trabalham com esse tipo de tecnologia e costumam manter biólogos em sua equipe. "A área de biotecnologia, com o uso de plantas para a produção de novos medicamentos e produtos na área alimentícia, é outro campo de trabalho", afirma a professora Ana Odete SantosVieira, coordenadora do curso de graduação da UEL. Na área de educação ambiental, começam a surgir oportunidades no setor de turismo ecológico, emprojetos de ações educativas e em museus e reservas ecológicas. Os licenciados encontram oportunidades para dar aulas de Ciências ou Educação Ambiental para o Ensino Fundamental e o Médio. Nos campos de genoma, biologia molecular e bioinformática (desenvolvimento de programas para estudos do genoma), as maiores ofertas estão no Sul e Sudeste, que concentram grande parte dos laboratórios e das verbas de pesquisa. As pesquisas em biocombustível são outro setor que cria empregos.


  • Salário inicial: R$ 3.270,00 (30 horas semanais); fonte: Conselho Federal de Biologia.

  • As melhores escolas
5 estrelas
DF Brasília UnB . MG Belo Horizonte UFMG. Uberlândia UFU. PA Belém UFPA. Pe Recife UFPE Ciên. Biol. (ênf. em ciên. amb.); Ciências Biológicas. PR Curitiba UFPR. RJ Rio de Janeiro UFRJ Ciên. Biol. (biol. marinha); Ciên. Biol. (biol. vegetal); Ciên. Biol. (ecol.); Ciên. Biol. (gen.); Ciên. Biol. (zoologia). RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS. SC Florianópolis UFSC. SP Assis Unesp. Botucatu Unesp. Campinas Unicamp. Piracicaba USP. Ribeirão Preto USP. Rio Claro Unesp. São Carlos UFSCar. São Paulo USP.
4 estrelas
BA Salvador UFBA Ciên. Biol. (ecol. e rec. amb.); Ciên. Biol. (zoologia de organismos aquáticos); Ciências Biológicas. Ce Fortaleza Uece, UFC. DF Taguatinga UCB-D. GO Goiânia UFG Ciên. Biol. (biol.). MG Belo Horizonte PUC Minas. Betim PUC Minas. Juiz de Fora UFJF. Lavras Ufla. Ouro Preto Ufop. Viçosa UFV. MS Campo Grande UFMS. Pe Recife UFRPE. PR Curitiba PUC-PR Biol.. Londrina UEL. Maringá UEM. Ponta Grossa UEPG. Toledo PUC-PR RJ Campos dos Goytacazes Uenf. Rio de Janeiro Uerj, Unirio. Seropédica UFRRJ. RS Caxias do Sul UCS. Erechim URI. Passo Fundo UPF. Rio Grande Furg. Santa Maria UFSM. São Leopoldo Unisinos. SP Jaboticabal Unesp. São José do Rio Preto Unesp. São Paulo Mackenzie. São Vicente Unesp Ciên. Biol. (biol. marinha); Ciên. Biol. (ger. costeiro). Sorocaba UFSCar.
3 estrelas
AL Maceió Ufal . ES Cachoeiro de Itapemirim São Camiloes. Vitória Ufes. GO Goiânia PUC Goiás Biol.. MG Alfenas Unifal-Mg Ciên. Biol. (ênf. em ciên. amb.). São João del Rei UFSJ ④. MS Campo Grande UcdB Biol.. Dourados UFgd. PB Areia UFPB. João Pessoa UFPB. PE Recife UPe. PR Bandeirantes Uenp. RJ Niterói UFF. Rio de Janeiro UGF. RN Natal UFRN. RO Porto velho Unir. RS Canoas Ulbra, Unilasalle. Capão do Leão UFPEl. Ijuí Unijuí. Novo Hamburgo Feevale n/i. SC Criciúma Unesc-SC. Joaçaba Unoesc. Joinville Univille Ciên. Biol. (biol. marinha). SP Araraquara Uniara Biol.. Araras FHo-Uniararas. Campinas PUC-Campinas. Franca Unifran. Mogi das Cruzes UBC, UMC. Santo André Fsa-SP. Santos Unisanta Ciên. Biol. (biol. marinha). São Bernardo do Campo Metodista. São Carlos Unicep n/i. São Paulo Facis Ciên. Biol. (melhoram. gen. de plantas med.), São Camilo-SP, Unasp, Unip-SP, USJT. Sorocaba PUC-SP. Taubaté Unitau. TO Porto Nacional UFt.
  • Curso
      Que ninguém se iluda: o currículo de Ciências Biológicas é carregado de matemática. Aulas de física e estatística dividem a grade com disciplinas específicas, como zoologia, genética e botânica, além de práticas de laboratório e pesquisa de campo. Ainda que não seja remunerado, o estágio é obrigatório. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão de curso. Para dar aulas no Ensino Fundamental e Médio, é preciso cursar licenciatura. E, como em qualquer área, para lecionar no ensino superior é necessário ter pós-graduação.

Atenção: Algumas instituições oferecem habilitações em áreas específicas, como biologia marinha, ecologia e zoologia.
  • Duração média: quatro anos.

  •  Outro nome: Biologia.
 A Ufopa iniciou seu bacharelado interdisciplinar (BI) em Ciências Biológicas. Após três anos de formação mais generalista, o estudante pode cursar um bacharelado em Biologia (Aquática ou Vegetal), com duração de dois anos.

  • O que você pode fazer
Bioinformática
Desenvolver programas de computação para uso em pesquisas genéticas.
Biologia de organismos aquáticos
Pesquisar o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce.
Controle de pragas e vetores
Planejar e aplicar técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas em lavouras.
Ensino
Os licenciados podem lecionar em escolas do Ensino fundamental e Médio. Os bacharéis, em faculdades. Ambos podem, ainda, desenvolver ações educativas em museus e unidades de conservação.
Genética e Biotecnologia
Criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando a melhoria de espécies animais e vegetais. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames para o diagnóstico de doenças genéticas ou a determinação da paternidade, com base na análise de DNA.
Gerenciamento costeiro
Administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região.
Meio ambiente
Promover programas de preservação de animais e vegetais em órgãos públicos e particulares, ONGs, parques e reservas ecológicas, fazendo o levantamento de populações de plantas e animais, elaborando relatórios de impacto ambiental ou recuperando ambientes degradados.
Microbiologia
Investigar bactérias, fungos e vírus para a produção de alimentos e remédios.

(Fonte até aqui: Guia do Estudante)



  • Faça um teste para ver se Ciências Biológicas combina com você!


    • Assista ao especial "Faz o quê? - Biologia" e fique completamente a par do curso:
    Bloco I:


    Fontes das imagens (respectivamente): tocadacotia.com, mpsnet.net, ecured.cu e biolocus.blogspot.com.

    Nenhum comentário: