sexta-feira, 6 de junho de 2014

Especial Profissões: Engenharia Ambiental e Sanitária

     Saiba mais sobre Engenharia Ambiental e Sanitária: o que é, conheça o mercado de trabalho, saiba mais sobre o salário inicial, as melhores escolas do país, o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média, veja onde cursar no Pará e ainda assista um especial em vídeo sobre a profissão!



       O curso Engenharia Ambiental e Sanitária é do tipo bacharelado . Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.

  • O que é Engenharia Ambiental e Sanitária?
     É o ramo da engenharia voltado para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites de exploração dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica as mais diferentes tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Para isso, planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo. Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas. Esse profissional é responsável pela prevenção contra a poluição causada por indústrias. Em agências de meio ambiente e em polos industriais, controla, previne e trata a poluição atmosférica. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias.
  • Mercado de trabalho
    Graças à crescente preocupação com questões ambientais, o mercado está bastante aquecido para esse engenheiro. O governo federal aumenta os investimentos em obras de saneamento, e as empresas contratadas para isso têm enorme demanda pelo especialista na área. Além disso, usinas termelétricas, indústrias de base (química e petroquímica, de mineração, siderurgia e de papel e celulose) e grandes obras de infraestrutura (rodovias, portos e ferrovias) buscam o engenheiro sanitarista para atividades de controle de poluição e fiscalização de projetos. O especialista em tratamento de efluentes industriais também tem boa chance de colocação. No setor público, as vagas estão em prefeituras, órgãos do meio ambiente, como o Ibama, e empresas estatais que atuam nas áreas de tratamento de esgoto e conservação e recuperação de áreas degradadas. No setor privado, o profissional pode trabalhar em departamentos de planejamento e gestão ambiental de indústrias importantes que oferecem potencialmente grandes riscos de poluição, como as do setor de petróleo, e em empresas de consultoria e auditoria ambiental que atendem construtoras. O graduado é solicitado ainda para trabalhos em equipes multidisciplinares dedicadas a estudos de impacto ambiental. As oportunidades são maiores no Sul e no Sudeste, em áreas de concentração industrial ou agrícola. Na Região Norte, representam boas oportunidades os setores de mineração e de exploração de recursos naturais, que necessitam de sistemas de tratamento de efluentes e cuidados com o meio ambiente. Nordeste e Centro-Oeste têm menos ofertas, mas também carecem de mão de obra especializada, o que aumenta as chances de contratação. "O crescimento das cidades de médio porte do país, em todos os estados, demanda saneamento", afirma o professor Henrique Melo Lisboa, coordenador do curso de graduação da UFSC. O mercado de crédito de carbono, mecanismo instituído com a finalidade de reduzir os níveis de poluição global, pode ampliar as possibilidades para o graduado.
  • Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias); fonte: Confea.
  • As melhores escolas
5 estrelas
MG Viçosa UFV Eng. Amb.. SC Florianópolis UFSC Eng. Sanitária e Amb.. SP Presidente Prudente Unesp Eng. Amb.. São Carlos USP Eng. Amb.
4 estrelas
BA Salvador UFBA Eng. Sanitária e Amb.. MG Itajubá Unifei Eng. Amb.. Ouro Preto Ufop Eng. Amb.. MS Campo Grande UFMS Eng. Amb.. PA Belém UFPA Eng. Sanitária e Amb. PR Curitiba PUCPR Eng. Amb., UFPR Eng. Amb.. RS Caxias do Sul UCS. SC Itajaí Univali Eng. Amb.. SP Rio Claro Unesp Eng. Amb.. São Paulo USP Eng. Amb. tO Palmas UFT Eng. Amb..
3 estrelas
DF Taguatinga UCB-DF Eng. Amb.. ES Vitória Ufes Eng. Amb.. GO Goiânia PUC Goiás Eng. Amb.. MG Belo Horizonte Fumec Eng. Amb.. MS Campo Grande UCDB Eng. Sanitária e Amb.. PA Belém Uepa Eng. Amb.. PB Campina Grande UEPB Eng. Sanitária e Amb. PE Recife FMN-Recife Eng. Amb. n/i, Unicap Eng. Amb.. RJ Rio de Janeiro PUC-Rio Eng. Amb., UFRJ Eng. Amb.. RS Canoas Ulbra Eng. Amb.. Passo FundoUPF Eng. Amb.. Santa Cruz do Sul Unisc Eng. Amb.. Santa Maria Unifra Eng. Amb. n/i. SC criciúma Unescsc Eng. Amb.. Joinville Univille. Palhoça Unisul Eng. Amb.. SE aracaju Unit Eng. Amb.. SP campinas PUC-Campinas.
  • Curso
      O currículo é multidisciplinar e engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e sociais aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes, que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera, hidráulica ambiental e recursos hídricos e a avaliação de impactos ambientais, entre outros. A realização de estágio é obrigatória, assim como a apresentação de um projeto de conclusão de curso, que é desenvolvido nos três últimos períodos da graduação.
  •  Duração média: cinco anos.
  • Outros nomes: Eng. amb. e Energias renováveis; Eng. amb.; Eng. de rec. Hídricos e do Meio amb.; Eng. Sanitária e amb.; Eng. sanitária.
  • O que você pode fazer
Bioprocessos e biotecnologia
Avaliar os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente. Criar mecanismos para diminuir ou suprimir os impactos ambientais na produção industrial.
Controle de poluição
Reduzir o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente. Monitorar a qualidade da água e fiscalizar a emissão de gases que prejudicam a qualidade do ar.
Planejamento e gestão ambiental
Elaborar relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais. Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs. Estudar meios de reutilização de resíduos, para otimizar a produção e reduzir gastos.
Recuperação de áreas
Desenvolver e executar projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas.
Recursos hídricos
Racionalizar a exploração de rios e reservatórios, controlando a qualidade e a quantidade de água consumida.
Saneamento
Projetar, construir e operar sistemas de abastecimento de água e de coleta, transporte e tratamento de esgoto, lixo doméstico e resíduos industriais. Montar sistemas de drenagem para prevenir enchentes.

(Fonte até aqui: Guia do Estudante)

  • Onde você pode cursar este curso no Pará:  IESAM (Engenharia Ambiental), UNAMA (Engenharia Ambiental), UEPA (Engenharia Ambiental), UFOPA (Engenharia Sanitária e Ambiental), UFPA (Engenharia Sanitária e Ambiental) e UFRA (Engenharia Ambiental).

  • Assista ao especial "Faz o quê? - Engenharia Ambiental" e fique completamente a par do curso:
Bloco I:


Bloco II

Fontes das imagens (respectivamente): caengambiental.blogspot.com, aprovadonovestibular.com, algosobre.com.br e finep.gov.br.

Nenhum comentário: