segunda-feira, 28 de abril de 2014

Saiba mais sobre o filme "O tambor"

"Die Blechtrommel" (no Brasil e em Portugal, "O tambor") é um filme de 1979, produzido pela Alemanha, França, Polônia e Iugoslávia. É um drama dirigido por Volker Schlöndorff, com roteiro adaptado do livro homônimo de Günter Grass.
















  • O livro
"O tambor" (no original em alemão, "Die Blechtrommel") é um romance de crítica social publicado em 1959 pelo intelectual e escritor alemão Günter Grass (ou Günter Graß).
O livro conta toda a história da vida de Oskar, um interno de um hospício que narra a história, nascido na cidade livre de Dantzig , vive toda uma trama que expressa uma acirrada crítica social da pequena burguesia da época.

Oskar deseja não crescer e de fato vive muitos anos tendo o corpo de um menino de três anos de idade. Alguns trechos denotam forte crítica a sociedade como, por exemplo, a voz vitricida que derrubava os vidros ou furava o suficiente a superfície para que fosse possível a prática de um roubo e que não consegue destruir os vitrais da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, sendo talvez uma forma de expressar que na época a influência da Igreja era muito grande e que nenhuma tentativa conseguia derrubá-la.
A narrativa acelerada leva o leitor a um estado de euforia e ânsia por continuar a leitura, principalmente em partes em que ele descreve o cerco a sede do correio polonês ou a decadência da vida de um músico que tinha mudado de vida para se tornar um SA.
Toda a história é narrada pelo Oskar interno em um hospício sempre contando o que os seus visitantes, seu enfermeiro ou ele mesmo acha da história descrita. O tambor é um símbolo bem enigmático sendo polimorfo nas ideias e metáforas que exprime.
No romance, Oskar se confunde com o tambor, expressando a este como se fosse a si ou se descrevendo como se fosse o tambor.
A História parece ser baseada na vida do próprio escritor, tendo Oskar a mesma origem materna casúbia que Grass, vivendo na mesma cidade de Dantzig e também sendo filho de donos de mercearia.

  • Principais prêmios e indicações do filme:
Oscar 1980 (EUA)
Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.

Festival de Cannes 1979 (França)
Venceu na categoria de melhor filme.
Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro.

Prêmio Bodil 1980 (Dinamarca)
Venceu na categoria de melhor filme europeu.

Academia Japonesa de Cinema 1982 (Japão)
Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.

Fonte da imagem: Alberto Renault
Fonte da informação: Wikipédia

Nenhum comentário: