quinta-feira, 24 de abril de 2014

Especial profissões: Turismo

Saiba mais sobre Turismo: o que é, esclareça uma dúvida comum sobre o curso, conheça o mercado de trabalho, o salário inicial, o curso, a duração média, as áreas de trabalho, disciplinas mais comuns, onde cursar no Pará, veja um especial em vídeo sobre a profissão e ainda faça um teste para ver se esse curso combina com você!
 O curso Turismo pode ser do tipo bacharelado ou tecnológico  (focaremos no Bacharelado nesta postagem) - se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial. 
  • O que é Turismo?
São o planejamento, a organização, a promoção e a divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. Esse bacharel gerencia a organização de viagens, feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda os trabalhos de venda de passagens, reserva de hotéis e programação de passeios e excursões. Além disso, gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte ou de eventos e em empreendimentos de lazer, como parques temáticos, e acompanha grupos de turistas. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais.
  • Dúvida do Vestibulando: QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Os dois cursos são bem semelhantes. Eles têm boa carga de disciplinas voltadas para administração, gestão e marketing, e as aulas práticas (eventos, entretenimento e serviços em bares e restaurantes) ganham destaque no currículo. No entanto, no bacharelado, as matérias da área de ciências humanas têm destaque no curso. Tanto no bacharelado quanto no tecnológico, é preciso atenção no momento de escolher o curso, pois ele pode ser focado em uma área específica, como turismo receptivo (serviços, infraestrutura e atrativos dos destinos turísticos), turismo e hospitalidade, gestão de empreendimentos turísticos e enoturismo, entre outros.
  • O mercado de trabalho

O mercado encontra-se bastante aquecido, com a abertura de vagas tanto para bacharéis como para tecnólogos. A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) prevê um crescimento de 25% para esse mercado em 2010. "Além do impulso gerado por eventos futuros, como Copa do Mundo e Olimpíadas, cresce muito o turismo de negócios no país", analisa Ellen Regina Mayhe Nunes, coordenadora do tecnológico em Turismo da PUCRS. Com forte demanda, as opções de colocação se diversificaram: além de cargos de gerência e coordenação na área de hotelaria, com crescimento em especial na Região Nordeste, os profissionais têm sido contratados por operadoras para elaborar propostas de produtos turísticos, pensando o roteiro, os custos e a viabilidade. Os cruzeiros marítimos também oferecem vagas: todo navio que aporta no litoral do país precisa, por lei do Ministério do Trabalho e Emprego, ter 25% de brasileiros em sua tripulação.

  • Salário inicial: R$ 675,00 (fonte: Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo).
  • O curso
Há muitos cursos de bacharelado no Brasil. Antes do vestibular, preste atenção no currículo de cada escola, pois alguns dão mais ênfase à administração e outros aos setores específi- cos, como ecoturismo. Mas a grande parte é parecida e busca fundamentos da administração, da contabilidade e do marketing, além de disciplinas de formação humanística, como história, geografia e português. As matérias específicas, como planejamento turístico, e as práticas, organização de passeios e eventos, são responsáveis por boa parte do curso. O estágio é obrigatório a partir do terceiro ano.
  • Duração média: quatro anos. 
  •  Outros nomes: Tur. (agenciamento e eventos); Tur. (ecotur.); Tur. (ênf. em hot.); Tur. (hot. e ecotur.); Tur. Amb.; Tur. Bilíngue; Tur. Binacional; Tur. e Hot.; Tur. e Meio Amb.
  • O que você pode fazer
Agência de viagens
Organizar roteiros turísticos e ecoturísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Emitir passagens, reservar vagas em hotéis, restaurantes e espetáculos.
  
Alimentos e bebidas
Atuar em restaurantes, casas noturnas e hotéis na coordenação, gestão e operacionalização da área.

Ecoturismo
Organizar roteiros ecológicos e guiar turistas. Eventos Organizar, desenvolver e apresentar eventos tanto de negócios quanto de entretenimento.

Hotelaria
Administrar hotéis e supervisionar os serviços oferecidos aos hóspedes. Negociar com fornecedores de mantimentos. Auxiliar no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos hoteleiros.
   
Marketing
Desenvolver análises de mercado, buscando estratégias para satisfazer as necessidades dos clientes, mantê-los fiéis e captar novos. Criar projetos de divulgação de um município, um estado, uma região, uma propriedade ou um produto, de modo a atrair visitantes e investimentos. 

Planejamento
Identificar o potencial turístico e elaborar estratégias de exploração nesse segmento em um município, estado ou região. Analisar o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local, estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da atividade. 

Transporte
Atuar na coordenação e supervisão de serviços de empresas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias. 

Turismo de negócios
Organizar viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.   
(Fonte até aqui: Guia do Estudante)

  • Disciplinas estudadas:
A grade curricular é bem variada. As matérias irão de Português a AeB (alimentos e bebidas). (Adaptado de Sobre viagens e afins)
Disciplinas comuns são línguas estrangeiras, língua portuguesa, gestão, informática, relações públicas, marketing, noções de Direito, economia, História da Arte e cultura.

  • Alguns locais onde você pode cursar este curso no Pará:
  • Faça o teste para ver se Turismo combina com você aqui!
  • Veja um vídeo falando sobre o curso aqui!

Isso é tudo por hoje. Confira o próximo Especial Profissões na próxima semana neste mesmo  blog.

PESQUISE, REFLITA, ESTUDE. Especial Profissões - Curso Livre de Redação - Profª Eliani Martins.

Fonte da imagem: Pixabay


Nenhum comentário: