domingo, 9 de setembro de 2012

Especial profissões: Meteorologia

      Saiba mais sobre Meteorologia: o que é, o mercado de trabalho, o salário inicial, as melhores escolas do país, conheça o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média, faça um teste para ver esse curso combina com você, veja onde cursar no Pará e ainda assista a um especial em vídeo sobre a profissão!


      O curso Meteorologia é do tipo bacharelado. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.


  • O que é Meteorologia?
     É a ciência que estuda a atmosfera da terra e seus fenômenos. Seu objetivo é o entendimento dos processos físicos e químicos que determinam o estado da atmosfera nas mais variadas escalas espaciais e temporais, desde a turbulência local até a circulação oceânica. O meteorologista atua na investigação, na pesquisa e na avaliação das condições atmosféricas. Ele estuda dados relativos a vento, chuva, insolação, temperatura e umidade do ar, para entender e prever o tempo nas diversas regiões do planeta. Esse especialista interpreta gráficos, imagens de satélites e radares, utilizando mapas e programas específicos de computador. Sua atividade é fundamental para o setor rural, uma vez que o agricultor depende das condições climáticas para definir a época de plantio e colheita. Além disso, ele trabalha em empresas que prestam serviços de radiometeorologia e meteorologia ambiental.
  • Mercado de Trabalho
      O país ainda carece de profissionais. O número de graduados a cada ano não cobre a demanda que cresce graças à abertura de centros regionais de previsão do tempo em todo o país. Empresas privadas como a Climatempo e a Somar Meteorologia, de São Paulo, requisitam o profissional, que pode atuar também na área de ensino, em razão da abertura de novos cursos universitários. "Muitas empresas privadas estão interessadas em contratar meteorologistas para atender aos interesses do próprio negócio, especificamente. Isso acontece, por exemplo, com organizadores de provas esportivas, equipes de filmagens, donos de empreendimentos próximos ao mar e diretores de cooperativas agrícolas", diz Maria Gertrudes Justi, coordenadora do curso de graduação da UFRJ. Os órgãos públicos, no entanto, são os que mais oferecem vagas. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cepetec), a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) são tradicionais empregadores. O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) também precisa do profissional, para entender e decodificar as informações dos radares. "Depois de um período de retração, voltaram a ser abertos concursos públicos na última década, aumentando as ofertas de trabalho, inclusive, em regiões mais distantes do Centro-Sul, como a Amazônia", afirma o professor Manoel F. Gomes Filho, coordenador do curso da UFCG. Quem tem conhecimentos de meteorologia ambiental encontra perspectivas animadoras ainda em instituições como secretarias estaduais e municipais de Meio Ambiente. Rádios e canais de televisão abrem vagas para o profissional nos boletins de informação e previsão do tempo, mas esse nicho de mercado é bastante restrito. Em razão da forte base de computação e modelagem dada pelo curso, os profissionais encontram vagas também em empresas do mercado financeiro, em que lidam com simulações para tomadas de decisão.      
  • Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias); fonte: Confea.
  • As melhores escolas
5 estrelas
SP São Paulo USP.
4 estrelas
PA Belém UFPA. PB Campina Grande UFCG. RJ Rio de Janeiro UFRJ.
3 estrelas
RS Capão do Leão UFPel. Santa Maria UFSM.
  • Curso
     Os dois primeiros anos da graduação são voltados para as matérias básicas, e, por isso, você pode esperar muitos cálculos em aulas de física e matemática. As disciplinas específicas incluem meteorologia física, climatologia, micrometeorologia, agrometeorologia e sensoriamento remoto. Há muita atividade em laboratórios, nos quais o aluno desenvolve um intenso treinamento empregando técnicas modernas de previsão do tempo e se familiariza com radares, satélites e sensores meteorológicos. A realização de estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórias.
  • Duração média: quatro anos.
  • Outro nome: Ciên. Atmosféricas.
  • O que você pode fazer
Agrometeorologia
Elaborar boletins do tempo para empresas e produtores rurais, definindo a época mais adequada para o plantio e a colheita de safras agrícolas.
Área operacional
Estudar as condições climáticas para orientar o tráfego aéreo e marítimo.
Biometeorologia
Pesquisar a relação entre a vida animal e vegetal e a atmosfera, para prevenir e reduzir alterações climáticas, como o efeito estufa e o aquecimento global. Estudar as relações entre doenças e o clima.
Climatologia
Analisar imagens de satélites e construir modelos numéricos em computadores para determinar as condições de tempo e prever o clima.
Hidrometeorologia
Estudar o regime das águas das chuvas e dos rios para prevenir enchentes. assessorar construtoras e órgãos públicos.
Instrumentação meteorológica e ambiental
Projetar, construir e operar equipamentos empregados na meteorologia.
Meteorologia ambiental
Estudar a poluição atmosférica e as condições climáticas em que os poluentes se concentram e se dispersam e o conforto ambiental em áreas públicas.
Previsão do tempo
Fazer a previsão do tempo para jornais, programas de rádio e de TV, websites, ou prestar assessoria a agências e empresas do setor da construção civil e do turismo.
Radiometeorologia
Estudar as influências meteorológicas na área de telecomunicações para evitar interferências na transmissão e na captação de ondas.
(Fonte até aqui: Guia do Estudante)
  • Onde você pode cursar este curso no Pará:  UFPA.
 
Fontes das imagens (respectivamente): blog.atmet.com.br, sbmet.org.br e labinstruest.blogspot.com

Nenhum comentário: