quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Especial Profissões: Educação do Campo

    Saiba mais sobre Educação do Campo: o que é, esclareça uma dúvida comum, conheça o mercado de trabalho, saiba mais sobre o salário inicial, as melhores escolas do país, conheça o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média e ainda veja onde cursar no Pará!



     O curso Educação do Campo pode ser do tipo bacharelado ou tecnológico. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.


  • O que é Educação do Campo?
     O Curso de Formação em Educação do Campo é um curso de formação continuada para professores, gestores e técnicos que atuam em escolas rurais, com carga horária total de 420 horas, distribuídas em 6 módulos, nesta não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente. 
     Faz-se necessário formar profissionais para responder às especificidades do campo e atender à demanda de educação básica. Segundo dados do IBGE, em 2006, existiam 31.294 milhões de pessoas vivendo no campo. No que se refere à escolaridade, enquanto na zona urbana a população de 15 anos ou mais apresenta uma escolaridade média de 7,3 anos, na zona rural esta média corresponde a 4 anos. Esta situação requer, além de política de expansão da rede de escolas públicas que ofertem todas as etapas da educação básica no campo, a correspondente oferta de trabalho docente com formação adequada.
      O curso busca contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas áreas rurais brasileiras, em consonância às necessidades culturais, aos direitos sociais e à formação integral das crianças, jovens e adultos do campo - agricultores familiares, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, assentados da reforma agrária, acampados, caiçaras, quilombolas, dentre outros.
O objetivo é ampliar o acesso à formação continuada para profissionais com atuação na educação do campo, visando contribuir para a oferta de uma educação do campo contextualizada às realidades de suas populações, de qualidade e em conformidade com as diretrizes para as escolas do campo.
 

  • Onde cursar no Pará: UFPA.

  • O curso (na UFPA):
     A graduação terá duração de quatro anos e ofertará 60 vagas para pessoas do campo que concluíram o Ensino Médio, sobretudo pessoas que já atuam em escolas básicas no campo. Os futuros alunos dos curso ingressarão por meio de Processo Seletivo Especial, com previsão de acontecer no segundo semestre de 2009.
      A partir da 3ª etapa de curso, os alunos optarão por uma área específica (Linguagens, Arte e Literatura, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias e da Natureza, Matemática e Sistemas de Informação) que será a ênfase de sua formação. Durante as atividades, os alunos terão dois momentos: um em que estarão na universidade tendo aulas teóricas e outro que entrarão em contato com comunidades rurais para por em prática o aprendido em sala de aula.
 
 
 Fontes: Portal do MEC e UFPA.
Fontes da imagem: professorvalnir.blogspot.com.br

 
 
  
 
 

Nenhum comentário: