domingo, 26 de agosto de 2012

Especial Profissões: Cinema e audiovisual/ Produção Audiovisual

       Saiba mais sobre Cinema e audiovisual/Produção Audiovisual: o que é, esclareça uma dúvida comum, conheça o mercado de trabalho, saiba mais sobre o salário inicial, as melhores escolas do país, conheça o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média e ainda veja onde cursar no Pará!


 
 
      O curso Cinema e Audiovisual/Produção Audiovisual pode ser do tipo bacharelado ou tecnológico. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.

  • O que é Cinema e audiovisual/Produção audiovisual?

     É a elaboração e a produção de audiovisuais artísticos, documentais, publicitários, institucionais ou jornalísticos para veiculação em diversas mídias, como cinema, internet, tv aberta e a cabo e circuitos fechados de programação. Esse profissional participa de todo o processo de criação de vídeos e filmes, o que inclui roteiro, cenografia, fotografia, iluminação, figurino, animação, edição, direção, sonorização e finalização. Na área de audiovisual, elabora a programação jornalística, esportiva e de variedades, edita e dirige os programas e supervisiona a equipe de gravação e o trabalho dos produtores. Como conhece a legislação do setor, também faz a captação de recursos para novas produções. Pode trabalhar em produtoras de filmes, emissoras de rádio e de TV, agências de publicidade, empresas que desenvolvem sites e conteúdos para celular, empresas do setor público e ONGs. Outro campo de atuação para esse profissional são cinematecas, museus de imagem e som e centros de documentação privados e estatais, recolhendo matérias que preservam a história dos filmes ou dos locais de exibição.
  • DÚVIDA DO VESTIBULANDO
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CINEMA, AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA?
     Enquanto Cinema e Audiovisual têm disciplinas sobre a linguagem audiovisual focada nos meios de comunicação, Multimídia volta-se para os diferentes formatos de comunicação, como áudios, vídeos e DVDs. Os cursos com foco em Audiovisual preparam o aluno para produzir filmes, vídeos, programas de TV, de rádio, propagandas e sites para internet. Já os de Cinema têm as atividades direcionadas principalmente para a produção de vídeos: como escrever roteiros, escolher o elenco e organizar o cenário. E os bacharéis em Multimídia se encarregam da parte mais técnica da comunicação, manutenção e supervisão de mídias eletrônicas (como rádio e TV) e digitais (como sites e CDs-ROM).
 
  • Mercado de Trabalho
       A retomada do cinema nacional aquece o mercado para bacharéis e tecnólogos. De acordo com o Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro, em 2010 o cinema nacional atraiu 137 milhões de espectadores, um número 22% maior que o do ano anterior. Apesar do bom momento, poucos profissionais são absorvidos pelas grandes produtoras de filmes. A maioria dos bacharéis trabalha com a produção de filmes publicitários e institucionais para empresas. Nesse caso, eles são contratados por produtoras ou agências de publicidade. Outra opção é atuar em empresas que elaboram conteúdo para mídia indoor, como as TVs em ônibus, metrôs, ambientes de espera e elevadores de prédios comerciais. "A TV também é um bom campo de trabalho para o formando mostrar sua produção. Canais como Rede Brasil e a TV Cultura sempre abrem espaço para os longas-metragens. E tem os festivais, em que os profissionais podem gerir o próprio projeto e apresenta-lo", diz Vinicius Del Fiol, coordenador do bacharelado em Cinema da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo. As melhores oportunidades de trabalho ainda estão concentradas no Rio de Janeiro e, em seguida, em São Paulo. Outras regiões começam a oferecer espaço ao profissional, como Minas Gerais, Brasília e o sul do país, principalmente em Porto Alegre, abrindo boas perspectivas para os próximos anos.
  • Salário inicial: R$ 2.584,20 (diretor por semana); R$ 645,37 (secretário de produção, por semana); fonte: sindicatos dos trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados SP, PR, SC, RS, MT, MS, GO, TO e DF.
  • As melhores escolas
4 estrelas
 DF Brasília UnB Comun. Soc. (audiovisual). RJ Niterói UFF. Rio de Janeiro PUc-Rio Comun. Soc. (cin.). SP campinas Unicamp Comun. Soc. (midialogia). são carlos UFscar Imagem e Som. São Paulo Faap Comun. Soc. (cin.), USP Audiovisual.
3 estrelas
BA Salvador Ftc Comun. Soc. (cin. e vídeo). GO Goiânia Ueg Comun. Soc. (audiovisual). RS Santa Cruz do Sul Unisc Comun. Soc. (prod. em mídia audiovisual) $$. São Leopoldo Unisinos Comun. Soc. (realiz. audiovisual). SC Florianópolis UFsc Cin. SP São Paulo senac-sP Audiovisual, Universidade anhembi Morumbi Cin..
  • Curso
    No bacharelado, o aluno estuda todas as etapas que fazem parte de uma produção audiovisual. Assim, ele tem aulas de direção, documentação, redação do roteiro, linguagem cinematográfica, montagem do filme, fotografia e som. Disciplinas específicas, como teoria cinematográfica e história do cinema, alternam-se no currículo com técnicas de gerenciamento e produção. A maior parte do tempo é dedicada a aulas práticas em laboratórios de fotografia, montagem e sonorização. O estágio, bem como o trabalho de conclusão de curso, é obrigatório. Em algumas escolas, Cinema e Audiovisual é um curso de Comunicação Social, por isso, além das disciplinas específicas, o aluno estuda comunicação, cultura e sociedade e teoria da comunicação.
     Atenção: Algumas instituições têm foco em cinema digital, mídias digitais e cinema de animação. Nesse caso, o aluno aprende técnicas de animação 2D e 3D e Stop Motion, entre outras matérias específicas.
  •  Duração média: quatro anos.
  • Outros nomes: Audiovisual e Novas Mídias; Audiovisual; Cin. de Anim. e Artes Dig.; Cin. de Anim.; Cin. e Realiz. Audiovisual; Cin. e Vídeo; Cin.; Comun. Soc. (audiovisual); Comun. Soc. (cin. dig.); Comun. Soc. (cin. e mídias dig.); Comun. Soc. (cin. e vídeo); Comun. Soc. (cin.); Comun. Soc. (midialogia); Comun. Soc. (prod. em mídia audiovisual); Comun. Soc. (realiz. audiovisual); Imagem e Som.
     O curso tecnológico, que dá forte ênfase às atividades práticas, prepara o profissional para uma atuação mais técnica, como viabilizar a locação e os equipamentos que serão usados nas filmagens, montar as imagens e captar e editar o som. Nos três primeiros semestres, estudam-se roteiro, imagem, áudio, produção e montagem. Entre as disciplinas teóricas figuram história do cinema e da arte, estética e análise de filmes. O estágio não é obrigatório, e em boa parte das escolas há os laboratórios de realização, nos quais são executados projetos em equipe para a produção de curtas-metragens. Na maioria das faculdades, o trabalho de conclusão é um filme. Duração média: dois anos e meio.
  • O que você pode fazer
Animação
Criar imagens usando elementos diversos, como desenho, fotografia, massa de modelar, papel e computação gráfica.
Captação de som
Escolher os equipamentos e microfones e tratar acusticamente a locação.
Direção
Dirigir e coordenar a execução de um filme, desde a aprovação do roteiro e escolha do elenco até o planejamento da produção, a definição da iluminação, das fotografias, dos figurinos e a edição das cenas.
Direção de arte
Definir os aspectos visuais de um filme, escolhendo com o diretor as cores, os espaços e os ambientes das cenas. Coordenar o trabalho de cenógrafos, figurinistas, maquiadores e atores, para garantir uniformidade às cenas.
Edição de som
Criar, mixar e editar trilhas sonoras e sons de filmes ou vídeos.
Fotografia
Planejar a iluminação das cenas que serão filmadas, a fim de transmitir as ideias, as emoções e o clima definidos no roteiro e pelo diretor.
Montagem
Selecionar e juntar as cenas rodadas para ordenar a narrativa e dar unidade artística ao filme ou ao vídeo.
Produção
Planejar, organizar e executar as ações indispensáveis para a filmagem, da captação de dinheiro à contratação de diretores, atores, técnicos e pessoal de apoio.
Roteiro
Adaptar ou escrever histórias originais para a filmagem.
Sonorização
Gravar, mixar e editar a trilha sonora do filme, como ruídos e música.
Técnica
Operar os equipamentos usados na filmagem, gravação de imagens e sons, iluminação, edição e fotografia.
(Fonte até aqui: Guia do Estudante)

  • Onde você pode cursar este curso no Pará: IESAM (Produção Audiovisual) e UFPA (Cinema e Audiovisual).
Fontes das imagens (respectivamente): gazeta.inf.br, abdnacional.com.br, cenacine.com.br e virtual.ufc.br.

Nenhum comentário: