domingo, 13 de maio de 2012

Dica da semana: As horas nuas

     A dica desta semana é o livro "As horas nuas", da autora Lygia Fagundes Telles.

     O romance ficcional “As horas nuas”, de Lígia Fagundes Telles, é uma narrativa moderna que focaliza atitude e postura do homem comum. Apresenta um enredo fragmentado, retratando ações, comportamentos e costumes dos indivíduos e da sociedade na qual ele está inserido.
A autora da ênfase ao comportamento das personagens em interação com a sociedade, retratando de forma subjetiva dilemas e contradições da alma humana, que se move entre valores, apelos do mundo social materialista e massificante. Assim ela vai projetando a realidade e enfatizando o seu reflexo na vida do indivíduo.
(Fonte: Brasil Escola)



O livro "Helena" está disponível na biblioteca oficial do Curso Livre de Redação. Se você tem interesse em lê-lo, reserve-o através do facebook ou via email (cursolivrederedacao2011@hotmail.com).

  • Sinopse:
     Rosa Ambrósio, uma atriz de teatro decadente, passa em revista, entre generosas doses de uísque, os amores de sua vida. O primo Miguel, sua paixão adolescente, morreu de overdose por volta dos vinte anos. Gregório, seu marido, virou um homem taciturno depois que foi torturado pela ditadura militar. Diogo, seu amante e último companheiro, trocou-a por moças mais jovens.
     Alternando vozes e pontos de vista, passando do fluxo interno de consciência à narrativa em terceira pessoa, Lygia Fagundes Telles atesta aqui sua maestria literária e sua maturidade artística, pondo em cena grandes temas de nosso tempo - o movimento feminista, a cultura de massa, a aids, as drogas -, mediados pelos destinos individuais de um punhado de criaturas.
Publicado originalmente em 1989, As horas nuas tem sido aclamado desde então como um dos romances mais vigorosos e sutis da autora.
(Fonte: Companhia das Letras) 
  • Sobre a autora:
    Lygia Fagundes Telles, nascida Lygia de Azevedo Fagundes  (São Paulo, 19 de abril de 1923) é uma escritora brasileira, galardoada com o Prémio Camões em 2005.
     É membro da Academia Paulista de Letras desde 1982, da Academia Brasileira de Letras desde 1985 e da Academia das Ciências de Lisboa desde 1987.
 - Prêmios:
  • Prêmio do Instituto Nacional do Livro (1958)
  • Prêmio Guimarães Rosa (1972)
  • Prêmio Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras (1973)
  • Prêmio Pedro Nava, de Melhor Livro do Ano (1989)
  • Melhor livro de contos, Biblioteca Nacional
  • Prêmio APLUB de Literatura
  • Prêmio Bunge (2005)
  • Prêmio Jabuti
  • Prêmio Camões (2005)
  • (Fonte: Wikipedia)





    Fontes das imagens (respectivamente): produto.mercadolivre.com.br e catracalivre.folha.uol.com.br.

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    A sinopse do livro me interessou bastante, estou louca para ler. O seu blog me ajuda muito!
    Gabriela Pimentel

    Curso Livre de Redação - Profª Eliani Martins disse...

    Que bom, Gabriela!!

    Caso queira sugerir algum tópico, fique à vontade, ok?

    Um abraço!