quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Saiba mais sobre "Linha de passe"

Linha de Passe é um filme de 2008 dos diretores Walter Salles e Daniela Thomas, com roteiro de ambos e de Bráulio Mantovani e George Moura. O filme foi aplaudido por nove minutos durante o Festival de Cannes, além de ganhar o prêmio de melhor atriz pela atuação de Sandra Corveloni. O filme estreou no Brasil em agosto de 2008.















A sinopse sugere “mais um filme brasileiro sobre a miséria”. Longe disso. Esqueça. “Linha de Passe” é um filme sobre limites. Trata-se de um belíssimo roteiro que acompanha simultaneamente a trajetória de cinco personagens: a empregada doméstica Cleuza (Sandra Corveloni, que surpreendeu a todos e a si própria ao ganhar o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes deste ano) e seus quatro filhos. Vivendo na periferia paulistana, cada membro desta família procura a sua própria solução para tentar resolver – ou, talvez, minimizar – as duras conseqüências de uma vida que se desenrola na linha da pobreza.

Dênis (João Baldasserini), um motoboy sem muitos escrúpulos, tem um filho que mal o reconhece e não hesita em roubar do próprio irmão, se for preciso. Dario (Vinícius de Oliveira, o ex-garoto de “Central do Brasil”) tem grande talento para o futebol, mas está na idade limite para ser cortado dos processos de seleção de novos jogadores. Assim como milhões de brasileiros, ele também é um moço “aposentado” precocemente pelas exigências cruéis de um mercado de trabalho que mastiga e cospe jovens talentos. Dinho (José Geraldo Rodrigues), que já teve problemas no passado (o texto do filme sugere, mas não explica), refugia-se na Fé do Evangelho, ao mesmo tempo em que trabalha num posto de gasolina. E o mais novo, o pequeno Reginaldo (Kaique de Jesus Santos, uma grande revelação) é apaixonado por ônibus e fascinado pelo ato de dirigir um deles.
Já a mãe busca seu escapismo torcendo freneticamente nos jogos do Corinthians. 

Toda a família vive situações limites. Denis é quase um marginal. Dario é quase um jogador profissional. Dinho quase tem Fé. Reginaldo é quase um motorista de ônibus. E o time de Cleuza está quase caindo para a segunda divisão. Estar o tempo todo à beira de algo que pode (ou não) acontecer a qualquer minuto é a grande chave-mestre de “Linha de Passe”. Pode-se dizer até que é um filme de suspense. Não o suspense colonizado de zumbis e serial killers, mas o da agonia que todo o brasileiro vive diariamente nas ruas. Do medo de não voltar para casa. Do medo de não dar certo na vida. Do medo de não conseguir sobreviver dignamente. Aqui, os fantasmas são outros.
  • Prêmios

Cannes 2008 (França)
Melhor Interpretação Feminina (Sandra Corveloni) (venceu)
Melhor Filme (Palma de ouro) (indicado)

  • Assista ao trailer

Nenhum comentário: