sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Saiba mais sobre "Mar adentro"

"Viver é um direito, não uma obrigação"
Com co-produção francesa e italiana, o filme espanhol "Mar adentro" foi lançado em 2004 e é baseado na história real da luta de um marinheiro que ficou tetraplégico pelo direito de acabar com a própria vida.

  • O caso verídico

O protagonista de "Mar adentro", Ramón Sampedro, e sua história são inspirados num

relato de uma história real com um personagem homônimo. Ele era um espanhol, tetraplégico desde os 26 anos, que solicitou à justiça espanhola o direito de morrer, por não mais suportar viver. Ramón permaneceu tetraplégico por 29 anos. A sua luta judicial demorou cinco anos. O direito à eutanásia ativa voluntária não lhe foi concedido, pois a lei espanhola caracterizaria este tipo de ação como homicídio. Com o auxílio de amigos, planejou a sua morte de maneira a não incriminar sua família ou seus amigos. Em novembro de 1997, mudou-se de sua cidade, Porto do Son/Galícia-Espanha, para La Coruña, 30 km distante. Tinha a assistência diária de seus amigos, por não ser capaz de realizar qualquer atividade devido a tetraplegia. 


Ramon escreveu os seguintes livros: "Cartas desde el Infierno (1996)" (Cartas do Inferno) que reuniu seus escritos até a publicação, e o livro de poemas "Cuando yo caiga" (Quando eu cair), publicado postumamente em 1998.

No dia 15 de janeiro de 1998 foi encontrado morto, de manhã, por uma das amigas que o auxiliava. A necropsia indicou que a sua morte foi causada por ingestão de cianureto. Ele gravou em vídeo os seus últimos minutos de vida. Nesta fita fica evidente que os amigos colaboraram colocando o copo com um canudo ao alcance da sua boca, porém fica igualmente documentado que foi ele quem fez a ação de colocar o canudo na boca e sugar o conteúdo do copo.

A repercussão do caso foi mundial, tendo tido destaque na imprensa como morte assistida.

A amiga de Ramón Sampedro foi incriminada pela polícia como sendo a responsável pelo homicídio. Um movimento internacional de pessoas enviou cartas "confessando o mesmo crime". A justiça, alegando impossibilidade de levantar todas as evidências, acabou arquivando o processo.

Assista a entrevistas de Ramón Sampedro e Ramona Maneiro, sua ex-assistente (ambas entrevistas em espanhol).

  • Premiações

Oscar 2005 (EUA)
  • Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
  • Indicado na categoria de Melhor Maquiagem.
Globo de Ouro 2005 (EUA)
  • Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
  • Indicado na categoria de Melhor Ator em Drama (Javier Bardem).
Prêmio Goya 2005 (Espanha)
  • Venceu na categoria de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Prinicpal (Javier Bardem), Melhor Fotografia, Melhor Atriz Principal (Lola Dueñas), Melhor Maquiagem, Melhor Ator Revelação (Tamar Novas), Melhor Atriz Revelação (Belén Rueda), Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Produção, Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Melhor Ator Coadjuvante (Celso Bugallo) e Melhor Atriz Coadjuvante (Mabel Rivera).
  • Indicado na categoria de Melhor Direção de Arte.
Prêmio César 2006 (França)
  • Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Prêmio David di Donatello 2005 (Itália)
  • Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Independent Spirit Awards 2005 (EUA)
  • Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Festival de Veneza 2004 (Itália)
  • Recebeu o Grande Prêmio Especial do Júri.
  • Recebeu o Troféu Cinema Jovem para Melhor Filme Internacional (Alejandro Amenábar).
  • Recebeu a Taça Volpi na categoria de melhor Ator (Javier Bardem).
  • Indicado ao Leão de Ouro.
Fotogramas de Plata 2005 (Espanha)
  • Venceu nas categorias de Melhor Ator de Cinema (Javier Bardem), Melhor Atriz de Cinema (Belén Rueda) e Melhor Filme Espanhol.


  • Direção

Alejandro Amenábar é um cineasta chileno-espanhol. Radicado em Madrid desde 1973. Faz estudos de Imagem, estreando-se na realização com "La Cabeza" (1991), filme premiado na Asociación Independiente de Cineastas Amateurs. "Abre los ojos" (1997) reúne junto da crítica e do público um consenso muito positivo. 

Depois de "Los Otros" (2001) protagonizado por Nicole Kidman, filma com Javier Bardem "Mar Adentro (2004)". O diretor caracterizou este filme como sendo "una visión de la muerte desde la vida, desde lo cotidiano, lo natural, desde un lado muy luminoso".




Nenhum comentário: