segunda-feira, 17 de março de 2014

Saiba mais sobre o filme Amistad

Transmitido na semana passada no Curso Livre de Redação - Profª Eliani Martins, Amistad é um filme estadunidense de 1997, do gênero drama histórico, realizado por Steven Spielberg, e com roteiro escrito por David Franzoni. Saiba mais sobre o filme.
















O filme inaugural de Steven Spielberg para a DreamWorks Pictures, Amistad, conta com um elenco de primeira linha liderado por Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou e Matthew McConaughey. Baseado em um evento real, este filme relata a incrível história de um grupo de escravos africanos que se rebela e se apodera do controle do navio que os transporta e tenta retornar à sua terra de origem. Quando o navio, La Amistad, é aprisionado, esses escravos são levados para os Estados Unidos, onde são acusados de assassinato e são jogados em uma prisão à espera do seu destino. Uma empolgante batalha se inicia, o que capta o interesse de toda a nação e confronta os alicerces do sistema judiciário norte-americano. Entretanto, para os homens e mulheres sendo julgados, trata-se simplesmente de uma luta pelo direito básico de toda a humanidade: liberdade.

"...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda..." (Cecília Meireles)

  • Sobre o diretor
Vindo de uma família judaica de classe média, Steven Spielberg ganhou sua primeira câmera com apenas 12 anos de idade. Aos 19, iniciou o curso de Cinema na Universidade da Califórnia, sendo que aos 22 anos filmou Amblin, curta que possibilitou sua entrada na Universal Studios, onde passou a realizar vários filmes para a TV americana. O mais importante deles foi Encurralado, que se tornou um grande sucesso de crítica.

Já trabalhando no cinema, Spielberg alcançou o sucesso com Tubarão e Contatos Imediatos do Terceiro Grau, em que inovava ao utilizar diversos efeitos especiais inovadores para a época, seguindo carreira com diversos sucessos de bilheteria, como E.T., O Extraterrestre, a trilogia Indiana Jones e Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros

A partir de então, o drama passa a ser o gênero que o leva ao reconhecimento definitivo da crítica, ao retratar a 2ª Guerra Mundial em A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan, ambos lhe renden
do estatuetas do Oscar. Seu trabalho no cinema vai além da direção, já tendo conquistado prêmios como produtor executivo e roteirista. Spielberg é hoje o mais influente diretor do cinema mundial e está atualmente entre as 3 maiores fortunas de Hollywood. 

Spielberg é um dos donos da DreamWorks SKG, um dos principais estúdios de Hollywood. Frequentemente utiliza a música de John Williams em seus filmes e é dono do trenó Rosebud original, do filme Cidadão Kane.

Sempre envolvido com política e direitos humanos, o diretor realizou obras que abordam temas como racismo (A Cor Púrpura e Amistad) e terrorismo (Munique), e ainda tratou da Guerra Civil norte-americana em Lincoln.

  • Premiações
Oscar
Indicado:
Melhor Ator Coadjuvante - Anthony Hopkins
Melhor Fotografia
Melhor Figurino
Melhor Trilha Sonora.

Globo de Ouro
Indicado:
Melhor Filme - Drama
Melhor Diretor - Steven Spielberg 
Melhor Ator - Drama - Djimon Hounsou
Melhor Ator Coadjuvante - Anthony Hopkins

Grammy
Indicado:
Melhor Composição Instrumental Composta Para um Filme.



Texto adaptado das informações do Interfilmes e do Adoro Cinema

Fontes das imagens (respectivamente): Culturaca e Continuity Boy.

Nenhum comentário: