quarta-feira, 19 de março de 2014

O que é: moderno, modernização, modernidade e pós-modernidade

Qual a diferença entre moderno, modernização, modernidade e pós-modernidade?













1.     Moderno
1.1. De acordo com o dicionário Michaelis:
moderno1
mo.der.no1
adj (lat modernu) 1 Dos tempos mais próximos de nós; recente. 2 Dos nossos dias; atual, hodierno, presente. 3 Que está em moda. 4 Que existe há pouco tempo. Antôn: antigo. sm 1 O que é moderno, ou no gosto moderno. 2 Evolucionista, progressista. sm pl Os que vivem na época atual.
moderno2
mo.der.no2
adj 1 Nos Açores, Portugal, moderado, brando, manso. 2 Reg (Nordeste) Sossegado, manso, calmo. 3 Diz-se da cor clara, não intensa.

1.2.   De acordo com o site Wikipedia: Moderno (do latim modernu) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. Além de uma família tipográfica surgida em fins do século XVII ("moderno" ou "Modern Face"[1]), o termo pode referir-se a:
Arquitetura moderna, Arte Moderna, Idade Moderna, Modernidade, Modernismo, Tempos Modernos (filme de 1936), Pós-modernismo

2.     Modernismo
2.1. De acordo com o dicionário Michaelis:
modernismo
mo.der.nis.mo
sm (moderno+ismo) 1 O mesmo que modernice. 2 Movimento surgido no seio do catolicismo e também no do protestantismo, que pretendia amoldar a teologia e a moral cristãs às ciências e idéias modernas. 3 Denominação genérica de vários movimentos literários e artísticos: futurismo, cubismo, expressionismo, dadaísmo, surrealismo etc. 4 Lit Especificamente, movimento literário brasileiro iniciado na Semana de Arte Moderna, em 1922. 5 Neologismo.

2.2.   De acordo com o site Wikipedia: Chama-se genericamente modernismo (ou movimento modernista) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam. Encaixam-se nesta classificação a literatura, a arquitetura, design, pintura, escultura, teatro e a música modernas.

3.  Modernização
3.1. De acordo com o dicionário Michaelis:
modernização
mo.der.ni.za.ção
sf (modernizar+ção) Ato de modernizar.

3.2.   De acordo com o site Wikipedia: Modernização é um conceito no âmbito das ciências sociais que refere-se ao processo pelo qual uma sociedade, através da industrialização, urbanização e outras mudanças sociais torna-se moderna em aparência ou comportamento, transformando completamente a vida dos indivíduos que a constituem.

4.     Modernidade
4.1. De acordo com o dicionário Michaelis:
modernidade
mo.der.ni.da.de
sf (moderno+i+dade) 1 Estado ou qualidade de moderno. 2 Os tempos modernos. 3 Modernismo.

4.2.              De acordo com o site Wikipedia: A modernidade costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo relacionada ao projeto empreendido a partir da transição teórica operada por Descartes, com a ruptura com a tradição herdada - o pensamento medieval dominado pela Escolástica - e o estabelecimento da autonomia da razão, o que teve enormes repercussões sobre a filosofia, a cultura e a sociedade ocidentais.
O projeto moderno consolida-se com a Revolução Industrial e está normalmente relacionado com o desenvolvimento do capitalismo.

5.     Pós-modernidade


De acordo com o site Wikipedia: Pós-modernidade ou Pós-modernismo é a condição sociocultural e estética que prevalece no capitalismo contemporâneo após a queda do Muro de Berlim e a consequente crise das ideologias que dominaram o século XX. O uso do termo se tornou corrente embora haja controvérsias quanto ao seu significado e a sua pertinência.

Nenhum comentário: