domingo, 6 de maio de 2012

Dica da Semana: Helena


    

     A dica desta semana é o livro "Helena", de Machado de Assis.

     Ao entrarmos neste enredo, percebemos que o autor nos deixa envolvidos em uma trama que, embora fictícia, retrata, de forma realista, muito das mazelas e dos dissabores do cotidiano. Dividido em 28 capítulos, Helena tem sua primeira publicação em 1876 e, desde então, é exemplo do notável estilo de Machado de Assis.
 (Fonte: Livraria Saraiva)




O livro "Helena" está disponível na biblioteca oficial do Curso Livre de Redação. Se você tem interesse em lê-lo, reserve-o através do facebook ou via email (cursolivrederedacao2011@hotmail.com).
  • Sinopse:
      A história de uma moça que, de uma forma inesperada, sobe na escala social: morre o Conselheiro Vale e, no seu testamento, consta que Helena, moça internada num colégio de Botafogo, é sua filha, cujo segredo o conselheiro o mantivera até a morte. Helena passa a viver com Úrsula, irmã do conselheiro, Estácio, agora meio-irmão, Dr. Camargo, amigo de Vale e médico da família, e Eugênia, filha do Dr. Camargo. (Fonte: In livros)


  • Sobre o autor:
      Um dos maiores escritores da Literatura Brasileira e para alguns estudiosos ele é, simplesmente, o maior nome da nossa literatura.
     Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro e morreu na mesma cidade em 1908.
      Mestiço e de origem humilde (tinha apenas o primário), alcançou alta posição como funcionário público e ganhou o respeito e consideração das pessoas numa época difícil (a escravidão no Brasil).
      Casou-se em 1869 com uma portuguesa chamada Carolina Xavier, que foi sua companheira até a morte e que muito o estimulou na carreira literária. Nunca tiveram filhos e após a morte da esposa, Machado de Assis viveu seus últimos dias mergulhado em tristeza e solidão.
      Sua esposa inspirou a personagem Dona Carmo de “Memorial de Aires”.
      Machado foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, inclusive foi um dos fundadores, em 1897.
      É mais conhecido pelos seus contos e romances, mas também escreveu poesias, peças teatrais, crônicas e críticas literárias.

(Fonte: InfoEscola)





Fontes das imagens (respectivamente): literaturanomundo.blogspot.com e giovanipasini.com

Nenhum comentário: