domingo, 25 de março de 2012

Dica da Semana: O caçador de pipas

A dica desta semana é o livro "O caçador de pipas", do autor Khaled Hosseini.

The Kite Runner (no Brasil: O Caçador de Pipas; em Portugal: O Menino de Cabul) é um romance do escritor afegão-americano Khaled Hosseini. Publicado em 2003, é o primeiro romance de Hosseini, e foi adaptado a um filme de mesmo título em 2007. (Fonte: Wikipedia)









O livro "O caçador de pipas" está disponível na biblioteca oficial do Curso Livre de Redação. Se você tem interesse em lê-lo, reserve-o através do facebook ou via email (cursolivrederedacao2011@hotmail.com).


  •  Sinopse:           
           O Caçador de Pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 70. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.    (Fonte: O caçador de pipas)


  • Importância literária e crítica:


  • O caçador de pipas foi escolhido por diversas comunidades e organizações como uma forma  de discussão sobre as questões históricas e culturais presentes no romance.
  • Tem mais de 8 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, sendo mais de 1 milhão de cópias vendidas no Brasil.
  • Enfoca como principais temas, a visão política tomada pelos Afegãos e pelos Americanos, tendo o Americano o papel de Amir sendo o amigo que ao invés de defender apenas assiste a tudo ao que acontece ao seu meio-irmão Hassan, sendo violentado. (Fonte: Wikipedia)


    • Sobre o autor:
              Khaled Hosseini (Cabul, 4 de Março de 1965) é um romancista e médico afegão, com naturalização estadunidense.
    Quando Hosseini era criança, leu desde poesias persas à romances como Alice no País das Maravilhas e a série do detetive Mike Hammers, do escritor Mickey Spillane. As memórias de um Afeganistão pré-invasão soviética e suas experiências pessoais, o levaram a escrever o seu primeiro romance, The Kite Runner (O Caçador de Pipas). Um homem hazara, chamado Hossein Khan, trabalhou para os Hosseini quando eles moravam no Irã. Quando Hosseini estava cursando seu terceiro grau, ensinou Khan a ler e a escrever. Ainda que o relacionamento com Hossein Khan tenha sido breve e um tanto formal, a afeição de Hosseini por esta rápida amizade serviu como inspiração para o relacionamento entre Hassan e Amir em The Kite Runner. (Fonte: Wikipedia)




    VISITE O SITE OFICIAL DO LIVRO AQUI!



    Um comentário:

    Anônimo disse...

    Li "O Caçador de Pipas" quando foi lançado. Gostei tanto que me recusei a ver o filme. Os filmes nunca mostram aquilo que vejo e sinto quando leio um bom livro. A única excessão foi "O Nome da Rosa", livro do Humberto Ecco, magnificamente adaptado para o cinema e com a vantagem de não ter aqueles absurdos rodapés em latim.
    O Caçador trata do reconhecimento da humanidade do outro dentro de um sistema desigual e da culpa que todos nos temos ao ignorar isto.