quarta-feira, 29 de junho de 2011

Há 110 anos Picasso estreava em Paris




Pablo Picasso foi um homem que não se conformava com a guerra e que era apaixonado pela vida. Há 110 anos, um dos maiores artistas do século XX mostrava seus primeiros traços em um salão de Paris.
O pintor espanhol atravessou duas guerras e diversas mudanças políticas durante sua carreira, sempre usando a tela para filtrar a realidade em seus 80 anos pintura. As mulheres foram pintadas por eles de inúmeras maneiras. Não somente nas telas eram expostas arte e inspiração do espanhol, mas também em esculturas e cerâmica, usando tipos diversificados de materiais.
Picasso criou o cubismo junto com um amigo e pintor Georges Braque, e foi um artista com fases marcantes, como a Rosa, na qual pintava acrobatas e dançarinos envoltos no tema “amor”. Outra fase que se destaca foi a Azul, em que retratava a morte, a solidão e o abandono.

Guernica foi o seu quadro mais famoso — um mural exposto no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid. A obra foi uma resposta aos horrores da Guerra Civil Espanhola, quando o bombardeio da aviação nazista arrasou a cidade de Guernica, na região basca.
Pablo Picasso morreu no dia 8 de abril de 1973, com 91 anos.

Fonte: http://cmais.com.br/ha-110-anos-picasso-estreava-em-paris

Nenhum comentário: