domingo, 26 de junho de 2011

Arte: Relativity"





"Relativity" é uma litografia feita pelo artista holandês MC Escher,em dezembro de 1953.
Ela retrata um mundo em que as leis normais de gravidade não se aplicam. A estrutura arquitetônica parece ser o centro de uma comunidade idílica, com a maioria de seus habitantes casualmente em seus afazeres comuns, como jantar. Há janelas e portas levando a parque-como ajustes ao ar livre. No entanto, todas as figuras estão vestidas em trajes idênticos e têm cabeças em forma de lâmpadas. Caracteres idênticos como esses podem ser encontrados em muitas obras de Escher outros.

No mundo da Relatividade, na verdade existem três fontes de gravidade, cada um ortogonal aos dois outros. Cada um vive habitante em um dos poços de gravidade, onde as leis da física se aplicam normalmente. Há quinze personagens, distribuídos entre cada fonte de gravidade. A aparente confusão da litográfica vem do fato de que as três fontes de gravidade são retratados no mesmo espaço.
A estrutura possui seis escadas, e cada escada pode ser usada por pessoas que pertencem a duas fontes de gravidade diferente. Isso cria fenômenos interessantes, como a escada em cima, onde dois habitantes use a mesma escada na mesma direção e no mesmo lado, mas cada um usando um rosto diferente de cada etapa, assim, se desce a escada como o outro que sobe , mesmo enquanto se move na mesma direção quase lado a lado. Nas escadas outros, os habitantes são retratados como subir as escadas de cabeça para baixo, mas com base em sua fonte própria gravidade, eles estão subindo normalmente.
Outro fato interessante é que cada um dos três parques pertence a um dos poços de gravidade. Todos, mas uma das portas parecem levar a caves abaixo dos parques. Embora fisicamente possível, porões, tais são certamente incomuns e adicionamr o efeito surreal da imagem.
Esta é uma das obras mais populares de Escher e tem sido usado em uma variedade de maneiras, como pode ser apreciado tanto artística e cientificamente. Interrogações sobre a perspectiva ea representação de imagens tridimensionais em uma imagem bidimensional estão no cerne do trabalho de Escher, Relatividade e representa uma de suas maiores realizações neste domínio.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: