quinta-feira, 3 de abril de 2014

Especial Profissões: Engenharia de Produção

Saiba mais sobre Engenharia de Produção: o que é, o mercado de trabalho, o salário inicial, o curso, a duração média, as áreas de trabalho, disciplinas mais comuns, onde cursar no Pará e ainda confira o teste para ver se combina com você!

O curso Engenharia de Produção é do tipo bacharelado - se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.

  • O que é Engenharia de Produção?
  • O mercado de trabalho
  • Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP)
  •  O curso
  • Duração média: cinco anos. 
  • Outros nomes: Eng. (eng. da prod. agroind.); Eng. da Prod.; Eng. da Prod. Agroind.; Eng. de Prod. (agroind.); Eng. de Prod. (civil); Eng. de Prod. (elétr.); Eng. de Prod. (ênf. em agroind.); Eng. de Prod. (gestão amb.); Eng. de Prod. (instalações no mar); Eng. de Prod. (mecân.); Eng. de Prod. (qualid. quím.); Eng. de Prod. Agroind.; Eng. de Prod. Automotiva; Eng. de Prod. Civil; Eng. de Prod. e Qualid.; Eng. de Prod. Mecân.; Eng. de Prod. Metal.; Eng. de Prod. Quím.; Eng. em Processos de Prod.
  • O que você pode fazer
  • Disciplinas estudadas
  • Ciclo Básico: Matemática, Computação, Administração, Economia, Contabilidade, Gestão Ambiental, Estatística, Elétrica, Mecânica, Física, Química;
  • Ciclo Profissional: Controle Estatístico da Qualidade, Simulação Computacional, Engenharia Econômica, Algoritmos em Grafos, Organização e Métodos (O&M), Planejamento e Controle da Produção, Logística, Ergonomia, Meta-heurísticas, Pesquisa Operacional, Automação, Instrumentação e Controle (Elétrica/Mecânica) etc.
  • Alguns locais onde você pode cursar este curso no Pará:
  •  Faça o teste para ver se esse curso combina com você: 
http://guiadoestudante.abril.com.br/testes-vocacional/ja-pensou-engenharia-producao-538673.shtml
  • Veja as diferenças entre Engenharia de Produção e Administração aqui!
  • Veja um especial em vídeo sobre Engenharia de Produção aqui!

PESQUISE, REFLITA, ESTUDE. Especial Profissões - Curso Livre de Redação - Profª Eliani Martins.

É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para gerenciar a seleção de pessoal, definir funções e planejar escalas de trabalho.

O mercado de Engenharia de Produção, mesmo tendo pouco tempo, é o que desfruta da melhor situação. Engenheiros de Produção vêm conseguindo boas colocações no mercado principalmente em função do seu perfil que coincide com o que se está demandando nos dias de hoje: um profissional com uma sólida formação científica e com visão generalista suficiente para encarar os problemas de maneira global.

"A economia aquecida, a tendência de crescimento para os próximos anos e o perfil do engenheiro de produção que se encaixa em diversos setores mantêm as chances de emprego muito boas. Nossos alunos estão todos empregados", afirma Alexandre Augusto Massote, coordenador do curso do Centro Universitário da FEI. Esse profissional é solicitado para atuar na gestão de diversos processos produtivos, como uma lanchonete, uma empresa de transporte, um hospital, onde faz toda a coordenação da produção. "A área de logística também está crescendo e demandando muitos engenheiros de produção para instalar e gerenciar as operações", completa Massote. Bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito procuram o formado para atuar na gestão de carteiras e análise de investimentos. Em hospitais, ele cria estratégias para agilizar os processos de atendimento aos pacientes e melhorar o funcionamento da empresa. A maioria das vagas concentra-se no Sudeste, mais precisamente em São Paulo, e no Sul. A instalação de grande número de indústrias no Ceará e na Paraíba tem atraído muitos profissionais.
  
No começo, o curso enfoca as disciplinas básicas de engenharia, com bastante cálculo, como matemática, física, química e informática. Depois entram as matérias específicas de produção, como gestão de investimentos, organização do trabalho e economia e estratégia de empresas. Nos últimos anos, acrescentam-se as de sociais aplicadas, como administração e economia, e, na etapa final, o aluno começa o estudo específico da habilitação escolhida. Para se diplomar é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia. Fique de olho: Várias escolas oferecem o curso voltado para alguma habilitação específica, como mecânica, civil e agroindustrial. 


Desenvolvimento organizacional
Analisar e definir a estrutura da empresa, de acordo com o mercado.

Economia empresarial
Gerenciar a vida fi nanceira de uma empresa, definir a aplicação de recursos, lidar com custos, prazos, juros e previsão de vendas.
Engenharia do trabalho
Administrar a mão de obra, para a produção de bens ou a prestação de serviços. Avaliar custos, prazos e instalações para possibilitar a execução do trabalho.

Planejamento e controle
Implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecer padrões de qualidade e fiscalizar seu cumprimento. Gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.

Produção agroindustrial
Atuar nos vários setores da agroindústria: produção agrícola, processamento industrial, comercialização e distribuição de produtos.

O curso é estruturado por dois conjuntos de disciplinas destinadas ao desenvolvimento das competências:


Fonte da imagem: Claretiano


Isso é tudo por hoje. Confira o próximo Especial Profissões na próxima semana neste mesmo blog.

Nenhum comentário: