sexta-feira, 13 de junho de 2014

Programação do Circuito Tela Verde

Acontece hoje (13) a sessão aberta da mostra nacional de vídeos Circuito Tela Verde no Curso Livre de Redação.
Antes de assistir aos vídeos, que tal conhecer um pouquinho mais?
Confira a programação:

Título: Devir-animal      
Produção: Cláudio Azevedo    
Duração: 1'55” 
Sinopse: Uma cena experimental pretende acionar sentimentos latentes que possam sensibilizar, despertar novos devires e outros entendimentos e dimensões sobre a vida.

Título: Desafogando a água     
Produção: Alunos agentes ambientais do CEMEB Gov. André Franco Montouro e Adolfo Borges       
Duração: 13'    
Sinopse: Alunos do ensino fundamental II da escola Gov. André Franco Montoro do município de Itapevi/SP participaram do projeto Dedo Verde na Escola, realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e financiado pela Instituto Eurofarma, em 2011 e 2012 como agentes ambientais. Eles se mobilizaram para produzir um vídeo documentário a respeito da questão paradoxal entre a frequente falta de abastecimento de água na escola e a existência de uma nascente na porta da mesma.

Título: Sertão Veredas Peruaçu-Mosaico de conservação, Cultura e produção  
Produção: Savaget Comunicação        
Duração: 12'42”           
Sinopse: Decretado em abril de 2009, o Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu reúne unidades de conservação federais, estaduais e particulares, além de terras indígenas. São quase 2 milhões de hectares destinados a proteção da natureza e a modelos econômicos mais sustentáveis, distribuídos em onze municípios do norte de Minas Gerais e sudoeste da Bahia.

Título: Desmatamento Zero      
Produção: Greenpeace Brasil/ Danielle Bambace         
Duração: 9'26” 
Sinopse: A Amazônia brasileira é um mundo à parte. Mas, por trás dessa diversidade cultural e biológica, descortina-se um cenário desolador: o avanço descontrolado sobre as matas deixa um rastro de pobreza e de conflitos. Ao zerar o desmatamento, o Brasil fará sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global e assegurar o futuro do planeta. Este exercício de cidadania não pode ser ignorado.

Título: Awá:filhos da floresta 1, Awá: Filhos da floresta 2 e Awá :filhos da floresta 3    
Produção: Greenpeace Brasil/ Bernardo Camara          
Duração: 1'48”, 2'04” e 2'03”     
Sinopse: Com uma população que hoje não chega a 400 indivíduos, os índios Awá-Guajá são um dos últimos povos caçadores e coletores no Brasil. Isso significa que eles dependem diretamente da floresta para sobreviver – física e culturalmente. As terras indígenas Caru e Awa, onde eles vivem, no centro do Maranhão, são uma das últimas ilhas de floresta da região. E justamente por isso, estão sob intenso ataque de madeireiros.

Título: Intercâmbio GATI/MS – Cooperafloresta
Produção: ASCURI – Associação Cultural de Realizadores Indígenas   
Duração: 14'    
Sinopse: Indígenas dos Mato Grosso do Sul visitam a cooperafloresta e aprendem e ensinam muito durante o intercâmbio.

Título: Turismo CO2 neutro – O registro de uma transformação 
Produção: Metrópole Verde     
Duração: 17'36”           
Sinopse: Vídeo de carácter documental e institucional, que se vale de linguagem sensível para abordar e acompanhar o desenvolvimento do programa “Turismo CO2 Neutro”, uma tecnologia socioambiental que vem sendo aplicado pela ONG Movimento Mecenas da Vida, envolvendo agricultores tradicionais, empreendedores e turistas na APA de Itacaré e Serra Grande, sul da Bahia.

Título: Caixa    
Produção: Birdo Filmes em Animação 
Duração: 1'10” 
Sinopse: “Caixa” foi escrito e concebido por Luciana Eguti como uma lembrança de que fazemos todos parte do mesmo planeta. O desmatamento e o aumento da poluição geram efeitos em cadeia e prejudicam a sociedade como um todo, o vídeo tem a intenção de alertar para esta problemática.


O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão.