terça-feira, 17 de novembro de 2015

Curso sedia evento sobre cuidados paliativos

O Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins sediou na última quinta-feira, 12 de novembro, o primeiro Cine Lacup. O evento foi realizado pela Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (Lacup) e contou com o filme “Para sempre Alice” para promover um debate sobre cuidados paliativos e saúde mental em Alzheimer.

O evento foi aberto a quaisquer interessados e contou com a casa cheia, desde estudantes do Ensino Médio a professores da área da saúde. Uma das participantes foi Beatriz Melo, estudante do Curso Livre de Redação. Para ela, o fato de o Curso promover atividades extras como essa e Aulas-Palestras de História são muito importantes: “Eu acho muito bom porque abriu minha cabeça para muitos assuntos e é legal porque muda aquela coisa de só escola e curso. Muda minha rotina”. “Gostei muito do filme e da palestra, foi bem acessível”, falou.

O filme conta a história de Alice Howland, uma renomada professora de Linguística. Aos poucos, começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas. Ela é diagnosticada com Alzheimer e a doença coloca em prova a força de sua família. Depois de sua exibição, abriu-se um debate, levantado pela professora Renata Sabrina Lobato, convidada pela organização para falar sobre o assunto.

A Lacup - Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos do Pará - é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2015 por estudantes de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Psicologia do CESUPA, FCAT, UNAMA, UEPA e UFPA, com o intuito de promover atividades extracurriculares relacionadas ao cuidado paliativo nos campos do ensino, pesquisa e extensão. “Esse é um projeto que nós viemos organizando há mais ou menos dois anos, dentro do Cesupa”, conta o presidente da Lacup, Bruno Miranda. Depois de uma iniciativa de trabalhar os cuidados paliativos dentro de postos de saúde, os alunos perceberam a necessidade de dar mais força ao grupo, reunindo-se para pensar e teorizar o assunto. “A gente viu que não dava para fazer o que pensava no início: de formar um grupo da Medicina, porque vimos que para trabalhar com cuidado paliativo tem que trabalhar com uma equipe multiprofissional”. Foi assim que abriram o grupo e chamaram seus conhecidos de áreas afins até se formar o grupo que se mantém hoje. Os acadêmicos recebem ainda a orientação das professoras doutoras Cristiane Maués e Laiane Dias, ambas médicas geriatras com especialidade na área do cuidado paliativo.

Mas, antes de ser presidente da Lacup, o Bruno foi aluno do Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins. No vestibular da instituição em que estuda, ele conquistou a nota máxima na Redação (30 pontos), o que foi um pontapé para hoje ser um acadêmico de Medicina do Cesupa (Centro Universitário do Pará). “Eu sempre gostei muito do Curso. Foi um espaço de formação para mim. Muitas das minhas escolhas vieram daqui, porque aqui a gente não aprende só Redação, a gente aprende a ser uma pessoa melhor”, conta, relembrando a época em que era vestibulando.

Na próxima quinta-feira, 19 de novembro, o Curso receberá novamente o Cine Lacup, desta vez com o filme "Antes de Partir" e a discussão sobre os cuidados paliativos e o tempo que precisa ser vivido. O evento será às 19h, com inscrições gratuitas e limitadas feitas pelos Whatsapp 98129-9800 (Abigail) e 98142-2198 (Elizabeth). 


Endereço do Curso:
Edifício Urbe Office, sala 1102.
Av. Serzedelo Correa, 805, esquina com Mundurucus. Bairro Batista Campos.

Violência policial em discussão no Curso

Belém completou recentemente 1 ano desde a Chacina ocorrida nos bairros periféricos da cidade, na qual dez jovens foram mortos em cinco bairros da capital entre a noite e a madrugada dos dias 4 e 5 de novembro de 2014, em resposta à morte de um policial militar. No Congresso Nacional, tramita um projeto de lei (PL 3722) que facilita a venda de armas no Brasil. Além disso, pesquisas mostram que 50% da população das grandes cidades brasileiras concordam com a frase "bandido bom é bandido morto”, o que revela que metade dessa população, de certa forma, aprova a violência por parte dos agentes da lei.

Diante desse contexto preocupante, os/as estudantes do Curso produziram textos discutindo essa temática. Suas reflexões foram embasadas em discussões, em sala de aula e online, sobre os diversos assuntos que perpassam a violência policial, além do tema em si. Para isso, contribuiu também o acesso a recursos audiovisuais que fomentaram suas ideias ao longo do ano.

Interessou-se pelo Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins? Então, aproveita que estamos em fase de reservas de matrículas para a Turma 2016. Garanta a sua pelo WhatsApp (91) 981715348 ou pelos telefones (91) 981608510 (Tim), 988461556 (Oi), 985072741 (Claro).