segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Especial Profissões: Comunicação Social - Jornalismo

      Saiba mais sobre Comunicação Social - Jornalismo: o que é, confira a palavra do profissional, conheça o mercado de trabalho, saiba mais sobre o salário inicial, as melhores escolas do país, conheça o curso e as disciplinas mais comuns, a duração média, faça um teste para ver esse curso combina com você, veja onde cursar no Pará e ainda assista a um especial em vídeo sobre a profissão!
       O curso Comunicação Social - Jornalismo é do tipo bacharelado. Se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.


  • O que é Jornalismo?
      São a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens.
  • Palavra do Profissional
Prazer em escrever e apurar
     Escolhi o curso porque sempre gostei de escrever. Entrei na Universidade Metodista de São Paulo e passei a gostar também de apurar matérias e, assim, decidi seguir em frente. Desde 2010, sou repórter de uma revista infantil. Chego à redação às 10h, checo meus e-mails e começo a trabalhar na matéria que estou escrevendo. Faço entrevistas e pesquiso o assunto em livros e na internet até ter o material completo. Também trabalho em conjunto com a equipe de arte para elaborar o layout das minhas matérias e cuido de algumas seções da revista. No início, ficava preocupada em escrever meus textos seguindo o que aprendi na faculdade. Hoje, isso acontece naturalmente. Maria carolina cristianini, 28 anos, de são paulo (SP).
  • Mercado de Trabalho
     "As mídias sociais duplicaram o mercado de trabalho para o jornalista, principalmente em assessoria de imprensa, que está absorvendo muita mão de obra", diz Cristiane Henriques Costa, coordenadora do bacharelado em Jornalismo da UFRJ. Para conquistar uma dessas vagas, o bacharel tem de entender a linguagem da internet das redes sociais, como Twitter ou Facebook. As oportunidades estão em portais, revistas on-line, blogs e sites de empresas, em geral. A comunicação corporativa ou empresarial costuma oferecer maiores oportunidades de trabalho do que as redações de revistas, jornais e agências de notícias. O diploma não é mais obrigatório, mas as empresas de comunicação ficaram mais exigentes na hora de contratar jornalistas. Dessa forma, ter uma formação superior é um ponto positivo no currículo. "Nos pedidos de estágios que recebemos aqui, reparamos que eles querem um profissional que também saiba diagramar, montar site, fotografar e editar. Não basta apenas escrever a matéria", conta a professora da UFRJ. São Paulo, por concentrar grande número de editoras e jornais, oferece o maior número de vagas. No Rio de Janeiro o mercado deve ficar aquecido nos próximos anos com a realização da Copa do Mundo - a cidade abrigará o Centro de Imprensa do torneio - e das Olimpíadas de 2016. Além de trabalharem com carteira assinada, muitos jornalistas atuam como prestadores de serviços, ou freelancers.
 
  • Salário inicial: R$ 1.940,00 (5 horas diárias em jornais ou revistas da capital); R$ 2.196,00 (assessoria de imprensa na capital); fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
 
  • As melhores escolas
5 estrelas
DF Brasília UnB Comun. Soc. (jornalismo). RJ Rio de Janeiro UFRJ Comun. Soc. (jornalismo). RS Porto alegre PUC-RS Comun. Soc. (jornalismo), UFRgs Comun. Soc. (jornalismo).
4 estrelas
BA salvador UFBa Comun. Soc. (jornalismo). CE Fortaleza UFc Comun. Soc. (jornalismo), Unifor-ce Comun. Soc. (jornalismo). DF taguatinga UcB-dF Comun. Soc. (jornalismo). GO goiânia UFg Comun. Soc. (jornalismo). MG Belo Horizonte PUc Minas, UFMg Comun. Soc. (jornalismo). Juiz de Fora UFJF Comun. Soc. (jornalismo). viçosa UFv Comun. Soc. (jornalismo). MS campo grande UFMs Comun. Soc. (jornalismo). MT cuiabá Unic Comun. Soc. (jornalismo). PE Recife UFPe, Unicap Comun. Soc. (jornalismo). PR curitiba PUcPR Comun. Soc. (jornalismo). londrina Uel Comun. Soc. (jornalismo). Ponta grossa UePg Comun. Soc. (jornalismo). RJ niterói UFF Comun. Soc. (jornalismo). Rio de Janeiro PUc-Rio Comun. Soc. (jornalismo). RS Frederico Westphalen UFsM Comun. Soc. (jornalismo). novo Hamburgo Feevale. santa Maria UFsM Comun. Soc. (jornalismo). São leopoldo Unisinos Comun. Soc. (jornalismo). SC Florianópolis UFsc. SP Bauru Unesp Comun. Soc. (jornalismo). campinas PUc-campinas. Piracicaba Unimep Comun. Soc. (jornalismo). santos Unisantos Comun. Soc. (jornalismo) n/i. são Bernardo do campo Metodista. São Paulo Cásper, Mackenzie, PUC-SP, USP Comun. Soc. (jornalismo).
3 estrelas
AL Maceió Ufal Comun. Soc. (jornalismo). AM Manaus Ufam Comun. Soc. (jornalismo), Uninilton lins Comun. Soc. (jornalismo). BA vitória da conquista Uesb Comun. Soc. (jornalismo). DF Brasília iesb Comun. Soc. (jornalismo). ES vitória Ufes. GO goiânia PUc goiás. MG Belo Horizonte newton Paiva, Uni-BH. Uberaba Uniube Comun. Soc. (jornalismo). MS campo grande UcdB Comun. Soc. (jornalismo), Uniderp Comun. Soc. (jornalismo). MT cuiabá UFMt Comun. Soc. (jornalismo). PA ananindeua Unama Comun. Soc. (jornalismo). Belém UFPa Comun. Soc. (jornalismo). PB João Pessoa UFPB Comun. Soc. (jornalismo). PI teresina UFPi Comun. Soc. (jornalismo). PR curitiba UFPR Comun. Soc. (jornalismo), UtP Comun. Soc. (jornalismo). RJ nova Friburgo estácio Comun. Soc. (jornalismo). Rio de Janeiro estácio Comun. Soc. (jornalismo), Uerj Comun. Soc. (jornalismo), UgF Comun. Soc. (jornalismo), Uva-RJ Comun. Soc. (jornalismo). RN natal UFRn Comun. Soc. (jornalismo). RS caxias do sul Ucs Comun. Soc. (jornalismo). ijuí Unijuí Comun. Soc. (jornalismo). Passo Fundo UPF Comun. Soc. (jornalismo). Pelotas UcPel Comun. Soc. (jornalismo). santa cruz do sul Unisc Comun. Soc. (jornalismo). santa Maria Unifra. SC chapecó Unochapecó Comun. Soc. (jornalismo). itajaí Univali Comun. Soc. (jornalismo). Joinville Bom Jesus/ielusc Comun. Soc. (jornalismo). SE são cristóvão UFs Comun. Soc. (jornalismo). SP Bauru Usc Comun. Soc. (jornalismo). Ribeirão Preto Unaerp, Unisebcoc Comun. Soc. (jornalismo) n/i. são caetano do sul Uscs Comun. Soc. (jornalismo). são José dos campos Univap. são Paulo Facs. Rio Branco Comun. Soc. (jornalismo), Fapcom, FiaM-FaaM Comun. Soc. (jornalismo), Universidade anhembi Morumbi, Universidade cruzeiro do sul, UsJt Comun. Soc. (jornalismo). taubaté Unitau.
  • Curso
    As disciplinas básicas são língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, filosofia, história da arte e sociologia. Matérias específicas também compõem o currículo, como jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto, novas tecnologias de comunicação e design gráfico. Há aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e on-line, Rádio e TV. Na grande maioria das escolas, o curso é oferecido como habilitação do curso de Comunicação Social. Os alunos precisam apresentar um trabalho de conclusão de curso para receber o diploma. Já o estágio, embora não seja obrigatório, é recomendável, pois pode abrir portas no mercado de trabalho. Atenção: alguns cursos têm ênfase específica, como multimídia (UNA, Uneb-BA e Unimonte). Já a Uespi oferece dupla habilitação, em Jornalismo e Relações Públicas.
 
  • Duração média: quatro anos.
 
  • Outros nomes: Comun. Soc. (Jornalismo e Multimeios); Comun. Soc. (Jornalismo e Rel. Públ.); Comun. Soc. (Jornalismo); Comun. Soc. (Jornalismo: Ênf. em Gestão da Comun.); Comun. Soc. (Jornalismo: Ênf. em Multimídia); Jornalismo Multimídia.
 
  • O que você pode fazer
Comunicação digital multimídia
Criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets. Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas. Administrar conteúdos na internet.
Comunicação empresarial
Promover o contato entre determinada organização com a imprensa e outros públicos-alvo, como funcionários, fornecedores, clientes, governo, entidades, a fim de divulgar o nome da empresa, seus valores e produtos.
Edição
Definir o enfoque e o tamanho da reportagem e escrever o texto final. Em veículos impressos e na internet, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas. Em rádio e tV, combinar imagens e/ou sons numa mesma fita para dar forma final a documentários e noticiários.
Fotojornalismo
Fotografar cenas reais, pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais, revistas ou internet.
Reportagem
Coletar informações e redigir textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.
(Fonte até aqui: Guia do Estudante)
  • Faça um teste para ver se esse curso combina com você aqui!
Fontes das imagens (respectivamente): lazcult.blogspot.com, benoliveira.com e altamiroborges.blogspot.com.

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida Professora, poste algo falando sobre Engenharia de Produção (:

Curso Livre de Redação - Profª Eliani Martins disse...

Engenharia de Produção já foi abordada no Especial Profissões. Veja aqui: http://cursolivreredacao.blogspot.com.br/2012/02/especial-profissoes-engenharia-de.html