Saiba mais sobre Publicidade e e Propaganda: o que é, conheça o
mercado de trabalho, esclarece uma dúvida comum de vestibulandos, saiba mais sobre o salário inicial, o curso e as disciplinas mais comuns, a
duração média, as áreas de trabalho, onde cursar no Pará, faça um teste para ver se esse curso combina com você e ainda veja um especial em
vídeo sobre a profissão!
O curso Publicidade e Propaganda pode ser do tipo
bacharelado ou tecnológico - se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos,
veja a primeira postagem deste especial. Nesta postagem, daremos enfoque ao Bacharelado.
Curso sugerido pela aluna Daniela Rodrigues.
- O que é Publicidade e Propaganda?
O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças
publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao
consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e
inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de
empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do
público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade,
costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade
corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à
campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e
banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua
produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da
propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente.
O profissional de publlicidade e propaganda pode trabalhar em agências de
publicidade e departamentos de marketing ou de comunicação de grandes empresas.
- O mercado de trabalho
O mercado de publicidade e propaganda está estável para o bacharel.
Mas há perspectivas de crescimento para o especialista em marketing na área de
mídias digitais e móveis. "O publicitário encontra boas oportunidades em
canais de venda que não são os tradicionais, como a internet, a TV digital e o
celular", explica Fernando Ferreira de Almeida, coordenador do curso de
Publicidade e Propaganda da Metodista, de São Paulo. O bacharel pode atuar em
vários tipos de agências de comunicação, nos departamentos de marketing e
comunicação de empresas em geral, em jornais e revistas, além dos fornecedores
de produtos e serviços, como consultorias, institutos de pesquisa, produtoras
de som e imagem, gráficas, empresas de web e organizadoras de eventos. As
maiores agências estão concentradas em São Paulo, mas grandes empresas estão
expandindo seus negócios para outras regiões brasileiras e, com isso, abrindo
mercados para agências de publicidade, sobretudo no Sul, no Nordeste e no
Centro-Oeste. O interior paulista pode ser promissor, uma vez que a região tem
grande participação na economia do país.
- Dúvida do Vestibulando
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM
TECNOLÓGICO?
Boa parte dos cursos é parecida e forma profissionais para a
mesma área de atuação. O bacharelado fornece formação humanística, com bases
profundas da comunicação social e fundamentos do marketing. Já os cursos
tecnológicos são voltados para a parte operacional da publicidade. Por isso,
têm pequena base da comunicação e do marketing e costumam ser focados em um
setor específico de atuação da publicidade e propaganda, como a produção
publicitária, que consiste em produzir as peças e campanhas em diversos meios e
áreas, como eventos, televisão, rádio, cinema e internet. O tecnólogo costuma
atuar ao lado do bacharel.
-
Salário inicial: R$ 950,00 (fonte: Sindicato dos Publicitários do Rio de
Janeiro).
- O curso
Há muitos cursos de bacharelado em todo o país. A teoria e a
prática estão intimamente ligadas. A graduação é focada em propaganda, ambiente
promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como
fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de
criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda -
política, comercial e institucional.
Matérias das áreas de administração e
economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar
uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Na
maioria delas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em
Comunicação Social.
- Duração média: quatro anos.
-
Outros nomes: Comun. (public. e prop.); Comun. (public.); Comun. e Mkt.
(public. e prop.); Comun. Soc. (prop. e mkt.); Comun. Soc. (prop. e public.);
Comun. Soc. (public. e mkt.); Comun. Soc. (public. e prop. com ênf. em mkt.);
Comun. Soc. (public. e prop.); Comun. Soc. (public.); Comun. Soc. (public., prop. e mkt.); Prop. e Mkt.;
Public. (public. e prop.); Public., Prop. e Mkt.
- O que você pode fazer
Atendimento
Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente
para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou
de uma empresa.
Criação
Desenvolver campanhas publicitárias com base na análise de
pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
Gerência de produto
Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas
de um produto.
Marketing
Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo
estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação
com o público consumidor.
Mídia
Escolher os veículos de comunicação mais adequados para
difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors,
jornais, revistas, TVs, rádios e internet.
Pesquisa
Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos
consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
Produção
Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs,
jornais, revistas, outdoors e websites.
Promoção de vendas
Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas
promocionais de diversos tipos de produto em restaurantes, supermercados e
outros pontos de venda.
(Fonte até aqui:
Guia do Estudante)
- Alguns locais onde você pode cursar este curso no Pará:
- Assista ao especial "Faz o quê? - Publicidade e Propaganda" e fique completamente a par do curso:
Isso é tudo por hoje. Confira o próximo Especial
Profissões na próxima semana neste mesmo blog.
PESQUISE, REFLITA, ESTUDE. Especial Profissões -
Curso Livre de Redação - Profª
Eliani Martins.
Fontes das imagens (respectivamente): feapa.com.br, guiadoestudante.abril.com.br, fanor.edu.br, lcg.ufrj.br, univap.br, competence.com.br, gestaodeprodutos.blogspot.com, gambira.com.br,
gambira.com.br, unijornalista.blogspot.com, cidadesaopaulo.olx.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário