Saiba mais sobre Turismo: o que é, esclareça uma dúvida comum sobre o curso, conheça o mercado de trabalho, o salário inicial, o curso, a duração média, as áreas de trabalho, disciplinas mais comuns, onde cursar no Pará, veja um especial em vídeo sobre a profissão e ainda faça um teste para ver se esse curso combina com você!
O curso Turismo pode ser do tipo bacharelado ou tecnológico (focaremos no Bacharelado nesta postagem) - se você tem alguma dúvida dos tipos de cursos, veja a primeira postagem deste especial.
São o planejamento, a organização, a promoção e a divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. Esse bacharel gerencia a organização de viagens, feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda os trabalhos de venda de passagens, reserva de hotéis e programação de passeios e excursões. Além disso, gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte ou de eventos e em empreendimentos de lazer, como parques temáticos, e acompanha grupos de turistas. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais.
- Dúvida do Vestibulando: QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Os dois cursos são bem semelhantes. Eles têm boa carga de disciplinas voltadas para administração, gestão e marketing, e as aulas práticas (eventos, entretenimento e serviços em bares e restaurantes) ganham destaque no currículo. No entanto, no bacharelado, as matérias da área de ciências humanas têm destaque no curso. Tanto no bacharelado quanto no tecnológico, é preciso atenção no momento de escolher o curso, pois ele pode ser focado em uma área específica, como turismo receptivo (serviços, infraestrutura e atrativos dos destinos turísticos), turismo e hospitalidade, gestão de empreendimentos turísticos e enoturismo, entre outros.
O mercado encontra-se bastante aquecido, com a abertura de vagas tanto para bacharéis como para tecnólogos. A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) prevê um crescimento de 25% para esse mercado em 2010. "Além do impulso gerado por eventos futuros, como Copa do Mundo e Olimpíadas, cresce muito o turismo de negócios no país", analisa Ellen Regina Mayhe Nunes, coordenadora do tecnológico em Turismo da PUCRS. Com forte demanda, as opções de colocação se diversificaram: além de cargos de gerência e coordenação na área de hotelaria, com crescimento em especial na Região Nordeste, os profissionais têm sido contratados por operadoras para elaborar propostas de produtos turísticos, pensando o roteiro, os custos e a viabilidade. Os cruzeiros marítimos também oferecem vagas: todo navio que aporta no litoral do país precisa, por lei do Ministério do Trabalho e Emprego, ter 25% de brasileiros em sua tripulação.
- Salário inicial: R$ 675,00 (fonte: Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo).
Há muitos cursos de bacharelado no Brasil. Antes do vestibular, preste atenção no currículo de cada escola, pois alguns dão mais ênfase à administração e outros aos setores específi- cos, como ecoturismo. Mas a grande parte é parecida e busca fundamentos da administração, da contabilidade e do marketing, além de disciplinas de formação humanística, como história, geografia e português. As matérias específicas, como planejamento turístico, e as práticas, organização de passeios e eventos, são responsáveis por boa parte do curso. O estágio é obrigatório a partir do terceiro ano.
- Duração média: quatro anos.
- Outros nomes: Tur. (agenciamento e eventos); Tur. (ecotur.); Tur. (ênf. em hot.); Tur. (hot. e ecotur.); Tur. Amb.; Tur. Bilíngue; Tur. Binacional; Tur. e Hot.; Tur. e Meio Amb.
- O que você pode fazer
Agência de viagens Organizar roteiros turísticos e ecoturísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Emitir passagens, reservar vagas em hotéis, restaurantes e espetáculos.
Alimentos e bebidas
Atuar em restaurantes, casas noturnas e hotéis na coordenação, gestão e operacionalização da área.
Ecoturismo
Organizar roteiros ecológicos e guiar turistas. Eventos Organizar, desenvolver e apresentar eventos tanto de negócios quanto de entretenimento.
Hotelaria Administrar hotéis e supervisionar os serviços oferecidos aos hóspedes. Negociar com fornecedores de mantimentos. Auxiliar no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos hoteleiros.
Desenvolver análises de mercado, buscando estratégias para satisfazer as necessidades dos clientes, mantê-los fiéis e captar novos. Criar projetos de divulgação de um município, um estado, uma região, uma propriedade ou um produto, de modo a atrair visitantes e investimentos.
Planejamento
Identificar o potencial turístico e elaborar estratégias de exploração nesse segmento em um município, estado ou região. Analisar o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local, estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da atividade.
Transporte Atuar na coordenação e supervisão de serviços de empresas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias.
Turismo de negócios
Organizar viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.
(Fonte até aqui: Guia do Estudante)
A grade curricular é bem variada. As matérias irão de Português a AeB (alimentos e bebidas). (Adaptado de Sobre viagens e afins)
Disciplinas comuns são línguas estrangeiras, língua portuguesa, gestão, informática, relações públicas, marketing, noções de Direito, economia, História da Arte e cultura.
- Alguns locais onde você pode cursar este curso no Pará:
ESAMAZ, FABEL, FEAPA, IESAM e UFPA.
- Faça o teste para ver se Turismo combina com você aqui!
- Veja um vídeo falando sobre o curso aqui!
Isso é tudo por hoje. Confira o próximo Especial Profissões na próxima semana neste mesmo blog.
PESQUISE, REFLITA, ESTUDE. Especial Profissões - Curso Livre de Redação - Profª Eliani Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário