Este livro de 1973 reúne várias narrativas curtas de Eduardo Galeano, um dos escritores e intelectuais mais importantes da América Latina. Estes contos/relatos estão impregnados do estilo do autor, que revisita seus ancestrais mantendo sempre uma visão de estranhamento em relação às coisas da vida.
Contos:
Garotos
"Segredo no cair da tarde"; "O monstro meu amigo"; "O pequeno rei vira-lata"; "O desejo e o mundo"
Gamados
"Homem que bebe sozinho"; "Confissão do artista"; "Garoa"; "Mulher que diz tchau"
Andanças
"Ter duas pernas me parece pouco"; "Noel"; "Cerimônia"; "A terra pode nos comer quando quiser"; "Os sóis da noite"; "Eles vinham de longe"; "Tourist guide"; "O esperado"
Bandeiras
"As fontes"; "A iniciação"; "Onde ela estava acontecia o verão"; "Conto um conto de Babalu"; "A cidade como um tigre"; "Morrer"; "Os sobreviventes"; "Uma bala quente"; "A paixão"
Outros contos"Cinzas"; "O resto é mentira"
- Sobre o autor:
Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1940. Em sua cidade natal, foi chefe de redação do semanário Marcha e diretor do jornal Época. Fundou e dirigiu a revista Crisis, em Buenos Aires. A partir de 1973, esteve exilado na Argentina e na Espanha; no início de 1985, voltou ao Uruguai, residindo desde então em Montevidéu.
É autor de vários livros, traduzidos em mais de vinte países, e de uma vasta obra jornalística. Recebeu o prêmio Casa de Las Américas em 1975 e 1978, e o prêmio Aloa, promovido pelas casas editoras dinamarquesas, em 1993. A trilogia Memória do fogo foi premiada pelo Ministério da Cultura do Uruguai e recebeu o American Book Award (Washington University, EUA) em 1989. Em 1999, Galeano foi o primeiro autor homenageado com o prêmio à Liberdade Cultural, da Lannan Foundation (Novo México). É autor de De pernas pro ar, Dias e noites de amor e de guerra, Futebol ao sol e à sombra, O livro dos abraços, Memória do fogo (que engloba Os nascimentos, As caras e as máscaras e O século do vento), Mulheres, As palavras andantes, Vagamundo (todos pela L&PM Editores) e As veias abertas da América Latina (Editora Paz e Terra).
Nenhum comentário:
Postar um comentário