terça-feira, 27 de abril de 2010

Produção Textual de Abril

Ontem, 26/04/2010, realizamos a Produção Textual de Abril, usando como tema o assunto que debatemos o mês inteiro: Eutanásia. Agora, é só esperar os resultados.

sábado, 24 de abril de 2010

Comemoração do Dia Mundial do Livro!

Ontem, 23/04/2010, foi comemorado o Dia Mundial do Livro no Curso Livre de Redação.
Começando às 17h, o evento contou com alunos e ex-alunos que quiseram participar e teve a seguinte programação:
- Entrega e comentários da produção textual de março
- Troca de Livros

Além da "festinha" depois, com "comes e bebes".

Obs. A Troca de Livros é o começo do projeto, que o Curso Livre de Redação está apoiando, de expandir a leitura entre a população regional , chamado Livro Livre - O mundo é uma grande biblioteca, que estaremos dando continuando ao decorrer do tempo.


Em breve postaremos fotos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra comemora 40 anos em meio a conflitos entre ONGs e governos


Em meio a reflexões sobre o futuro do planeta, sob a pressão de organismos mundiais de proteção ao meio ambiente e a resistência de algumas nações para tomar medidas que resultem em práticas de desenvolvimento sustentável, o “Dia da Terra” celebra 40 anos de existência no dia 22 de abril.

Para comemorar a data, o site oficial do movimento convida internautas do mundo todo para registrar em suas páginas as ações -desde plantar uma árvore até liderar manifestações. Até o dia 20 de abril, o site contava com 289 atos catalogados e mais de 700 mil pessoas envolvidas.

Outra ação do movimento é o “Call for a Climate”, algo como “Chamada pelo Clima”. A intenção é chamar a atenção dos governantes fazendo uma ligação telefônica para governantes – prefeitos, deputados, vereadores – no dia da Terra.

Como surgiu o Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson. Em 22 de abrl de 1970, o político convocou o que foi considerado o primeiro protesto contra a poluição. De acordo com dados divulgados na época, mais de 20 milhões de pessoas participaram do ato em todos os EUA.

Hoje, o Dia da Terra é celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de 1 bilhão de pessoas.

No Brasil

Não há, no país, organismos que reúnam formalmente as atividades para o Dia da Terra. Entre as ações isoladas para a data destaca-se o lançamento da Carta da Terra, da ONG Carta da Terra Brasil. A entidade elaborou uma carta em que defende o respeito à comunidade da vida; a integridade ecológica; justiça social e econômica; democracia e paz. A íntegra da carta pode ser acessada aqui e pode ser distribuída em ferramentas de redes sociais.

A Carta da Terra Brasil também lança a campanha “Começa com você” que incentiva atitudes de defesa ao meio ambiente.



Fonte: MSN Verde

terça-feira, 20 de abril de 2010

Nem a escuridão nos para!

Na última sexta-feira, dia 16/04/2010, enquanto estávamos em meio a uma correção, em aula, houve falta de energia no período do Curso!
Mas não foi suficiente para parar a aula. Afinal, o Curso Livre de Redação está sempre ativo!
Por isso, a correção continuou, os alunos ligaram seus celulares para iluminar, um dos alunos foi para o lado da professora para aproveitar a lanterna do seu celular e assim a aula seguiu até o fim.



Lembrando também que amanhã, apesar de ser feriado, haverá aula antecipada para os alunos de sexta-feira, já que na sexta haverá programação especial em homenagem ao Dia Mundial do Livro.
Até lá.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

4º Cinema em Sala de Aula hoje!


Além do Dia do Índio, hoje, no Curso Livre de Redação, ocorrerá a exibição do 4º filme: "Menina de Ouro", em duas sessões: 16:30h e 19h.

Sinopse:
Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

Fonte: Adoro Filmes

Feliz Dia do Índio!

Em 1940, realizou-se no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Durante o evento, os participantes escolheram 19 de abril como o Dia do Índio. Três anos depois, a data foi oficializada no Brasil.

Existem mais de 220 nações indígenas no país. Elas têm seu idioma, seu jeito de ver o mundo e de fazer festas. Algumas vivem isoladas, outras em grandes cidades e muitas lutam para preservar suas terras e suas tradições. A maioria dos povos indígenas vive nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O Xingu, região da Amazônia, abriga o maior número de tribos indígenas do Brasil.

Fonte: Site da Revista Recreio

sábado, 17 de abril de 2010

Relembrando a semana que se passou...

Abril está sendo um mês bem agitado para o Curso Livre de Redação, muitas atividades extras e coisas do tipo.
O que houve nesta semana:
Segunda-feira (12/04/10): Cinema em sala de aula: Exibição do filme Mar Adentro
Quarta-feira (14/04/10): Relaxamento: Sessões de relaxamento instruído (por gravação) pelo mestre de yoga DeRose
Além das aulas com a professora na quinta e na sexta e a exibição do trailer do filme que será assistido na próxima segunda-feira (19/04/2010)

Bom final de semana para todos!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Hoje é o Dia da Conservação do Solo!

Hoje é dia de aprender um pouco sobre o chão em que pisamos, construímos nossa casa e retiramos nossos alimentos, bem como pensar em formas de preservá-lo.

Agentes como o vento, o sol e a chuva vão desgastando a rocha e a transformando em um material mais macio. Com o passar do tempo, esse material é misturado a restos de vegetais e de animais mortos, sempre em contato com a água e o ar, e forma o solo (que é a terra na qual crescem as plantas).

O solo tem camadas formadas por vários elementos, mas ele não é igual em todos os lugares. Basta observar que cada região do país produz determinados alimentos em vez de outros. Isto ocorre porque cada tipo de solo é adequado para a sobrevivência de determinadas plantas e impróprio para outras.

O homem tem criado técnicas, equipamentos e produtos químicos para aumentar a produtividade dos solos, mas muitas vezes sem se preocupar com os danos que isso pode causar. Por outro lado, os desmatamentos, as queimadas, o esgoto e a poluição em geral também têm agredido a terra. Sabemos que tudo isso deve ser evitado. O importante é pensarmos em como ajudar.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Um dia sem sapatos! (One Day Without Shoes)

'One Day Without Shoes' é o dia que podemos sensibilizar as pessoas sobre qual o impacto de um simples par de sapatos pode ter na vida de uma criança. Em 8 de abril, pedimos às pessoas para que no dia, parte do dia ou mesmo apenas alguns minutos, fique de pés descalços, ter a experiência de uma vida sem sapatos, em primeira mão, e inspirar outras pessoas ao mesmo tempo.


É difícil sem sapatos

Através de encontros diários com a pobreza nacional, somos lembrados de apreciar ter comida e abrigo, mas a maioria de todos nós esquecemos sobre nossos pés. Alimento, abrigo E sapatos facilitam os fundamentos da vida. Imagine uma vida sem sapatos, sempre conscientes do chão na frente de você, sofrendo cortes e arranhões regulares, tendendo a infecção depois de cada passo e aguentando não só o terreno, mas o calor e o frio.

O problema é grande, mas a solução é simples. O uso de calçados e a prática da higiene básica podem evitar tanto a infecção quanto a doença, devido à insegurança rodoviária e de solo contaminado. Ao imaginar uma vida com os pés descalços, todos podemos contribuir para a sensibilização destas condições. Em 8 de abril, comunidades, universidades, organizações e indivíduos estão se unindo para andar descalço One Day Without Shoes.

Fatos:

  • Em alguns países em desenvolvimento, as crianças devem andar por quilômetros até à escola, água limpa e assistência médica.
  • Cortes e feridas nos pés podem levar a infecções graves.
  • Muitas vezes, as crianças não podem frequentar a escola com os pés descalços.
  • Na Etiópia, cerca de um milhão de pessoas sofrem de Podoconiosis, uma doença debilitante e desfigurante causada por andar descalço em solo vulcânico.
  • Podoconiosis é 100% prevenível com a higiene do pé de base e uso de calçados.



Saiba mais no Toms.com ou no OneDayWithoutShoes.com



quarta-feira, 7 de abril de 2010

Feliz Dia Internacional do Livro Infantil!


A literatura infantil surgiu no século XVII, no intuito de educar as crianças moralmente.

Em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, foi criado o dia internacional do livro infantil, que é comemorado na data de seu nascimento, 02 de abril; em virtude das inúmeras histórias criadas por ele.

Dentre as mais conhecidas mundialmente estão “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia” e “As Roupas Novas do Imperador”.

A data é conhecida e comemorada mundialmente, em mais de sessenta países, como forma de incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura.

Tanto os clássicos da literatura infantil quanto os livros somente ilustrados, proporcionaram o desenvolvimento do imaginário das crianças, bem como o aspecto cognitivo, desenvolvendo seu aprendizado em várias áreas da vida.

As histórias reportam valores morais e éticos, que levam o sujeito a repensar suas atitudes do cotidiano, numa reflexão que pode modificar sua ação, tornando-a melhor enquanto pessoa.

Segundo Humberto Eco – escritor, filósofo e linguista italiano – a literatura infantil traz sentido aos fatos que acontecem na vida, envolvendo as crianças. Dessa forma, "qualquer passeio pelos mundos ficcionais tem a mesma função de um brinquedo infantil.

As crianças brincam com a boneca, cavalinho de madeira ou pipa a fim de se familiarizar com as leis físicas do universo e com os atos que realizarão um dia".

Todos os anos a Internacional Board on Books for Young People, oferece o troféu “Hans Christian”, como sendo o prêmio Nobel desse gênero, algumas escritoras brasileiras já foram homenageadas, como Lygia Bojunga, no ano de 1982, e Ana Maria Machado, em 2000.

Fonte: Jussara de Barros (Graduada em Pedagogia) - Equipe Brasil Escola

domingo, 4 de abril de 2010

Relembrando o mês passado...

Março acabou e vamos relembrar os eventos pelos quais os alunos do Curso Livre de Redação passaram durante esse mês:
Atividade em discussão ao Dia das Mulheres - 08/03: pesquisa em dupla a respeito de duas mulheres que foram importantes à luta das mulheres;
2º Filme didático: Anjos do Sol ;
2ª Produção Textual - 29/03/2010;
entre outros.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Hoje é o dia da abolição da escravidão dos índios!

Além de hoje ser comemorado o Dia da Mentira, a escravidão indígena do passado de nosso país é uma grande verdade, lembrada também nesse mesmo dia. Conhece a história?


Chegando ao Brasil, no século XVI, os portugueses encontraram diversas tribos indígenas. Os índios plantavam mandioca, algodão e milho. Alimentavam-se com o produto do que plantavam, e ainda, com a caça e a pesca. Teciam com algodão e trabalhavam a cerâmica. Tinham uma vida livre e autônoma e boas relações com os portugueses. Por isso, quando iniciou a exploração do pau-brasil, os índios ajudavam os portugueses, derrubando árvores e levando-as aos portos de embarque, trabalho grande e sem justa remuneração.

Iniciando a colonização do Brasil, os portugueses começaram a expulsar os nativos da terra, a capturar os índios, transformando-os em escravos, mão de obra mais barata do que os negros. Nesta escravidão, os índios foram vítimas da violência à sua dignidade e a perda da liberdade. A escravidão indígena começou em 1534 e foi até 1755. O fim desta escravidão se deu através das leis de 1755 e 1758.

O índio só deixou de ser escravo, quando existiram condições econômicas para comprar negros. Os trabalhos de catequese dos jesuítas se opunham à escravidão. Para o desempenho dessas atividades econômicas, a mão-de-obra indígena era barata e essencial. A abolição da escravidão indígena ocorreu somente de forma definitiva depois, por iniciativa do marquês de Pombal. Primeiro, por lei de 6 de junho de 1755, válida para o Estado do Grão-Pará e Maranhão. Depois, em 1758, a medida foi ampliada, por alvará, para o Brasil todo.

Hoje, em todo o país, os índios se distribuem por 556 áreas distintas, e ocupam uma superfície total de 83.507.923 hectares - o equivalente a 9,81% do território nacional.

Calcula-se que existam no Brasil 215 etnias indígenas conhecidas, com uma população total de 325.652 pessoas (dados de 1997). A quantidade exata, no entanto, é muito maior, pois existem inúmeras sociedades isoladas e desconhecidas.


Fonte: Quiosque Azul - Blogspot