segunda-feira, 29 de junho de 2015

Alunos do Curso assistem ao filme "A Onda"

Aclamado como referência para debate sobre o Neonazifascismo, o filme "A Onda" foi exibido no Curso de Redação - Profª Eliani Martins, dentro do projeto Cinema em Sala de Aula, recurso utilizado há anos como forma complementar de discussão e aprofundamento temático.

Nas semanas que antecederam à exibição do filme, os alunos foram convidados a irem vestidos de branco, para sentirem mais de perto a experiência mostrada no longa, o que despertou ainda mais a curiosidade sobre o que era, afinal, "A Onda"... J


O aluno Ícaro Souza disse que o filme era “uma verdadeira 'aula' de história e compreensão. Uma  ‘aula’ que muito provavelmente não teria visto sem o curso."

Saiba mais sobre o filme: http://goo.gl/UwtG06

Para saber mais sobre o Curso, mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para  981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação – Pensar. Escrever. Crescer...

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Confira a programação do Circuito Tela Verde!

Será realizada na semana que vem, dias 24 e 25 de junho, a segunda edição da mostra nacional de vídeos Circuito Tela Verde no Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins.

Confira a programação abaixo e saiba um pouco mais dos curtas que serão exibidos.

Título: Turismo CO2 neutro – O registro de uma transformação 
Produção: Metrópole Verde 
Duração: 17'36” 
Sinopse: Vídeo de carácter documental e institucional, que se vale de linguagem sensível para abordar e acompanhar o desenvolvimento do programa “Turismo CO2 Neutro”, uma tecnologia socioambiental que vem sendo aplicado pela ONG Movimento Mecenas da Vida, envolvendo agricultores tradicionais, empreendedores e turistas na APA de Itacaré e Serra Grande, sul da Bahia.

Título: Caixa
Produção: Birdo Filmes em Animação
Duração: 1'10"
Sinopse: “Caixa” foi escrito e concebido por Luciana Eguti como uma lembrança de que fazemos todos parte do mesmo planeta. O desmatamento e o aumento da poluição geram efeitos em cadeia e prejudicam a sociedade como um todo, o vídeo tem a intenção de alertar para esta problemática.

Título: Energia Eólica: a caçada dos ventos
Produção: Thomas Johannes Bauer
Duração: 25'31”
Sinopse: Uma viagem no rastro dos ventos da Serra Geral na Bahia poderia surgir aventura, não fossem também rastros de devastação deixados pelos Parques Eólicos. Este vídeo-documentário faz esta viagem e revela o lado sujo da energia gerada pelos ventos, decantada pela propaganda de governos e empresas como “energia limpa”.

Título: Curtas Caranga: Caranga; Manguezal legal; Reciclagem; Dengue;Energia Elétrica; Água;Transito; Aterro Sanitário; Defeso; Praia Limpa
Produção: Chicolan - José Francisco Peligrino Xavier
Duração: 7'30” (10 curtas de 0'45”)
Sinopse: Caranga, uma caranguejinho esperto que vive no manguezal do litoral brasileiro. Ele apresenta seu habitat natural, seus amigos e convida todos para respeitar a Natureza. Os curtas abordam os temas: Meio Ambiente; Manguezal legal; Reciclagem; Dengue; Energia Elétrica; Água;Transito; Aterro Sanitário; Defeso e Praia Limpa.

Título: Oficina de intercâmbio sobre o algodão
Produção: Instituto Sociedade, População e Natureza.
Duração: 14'26”
Sinopse: O vídeo apresenta um relato da oficina, realizada no Assentamento Andalúcia, no município de Nioaque/MS, de intercâmbio sobre o algodão entre pessoas de diferentes realidades. Para tanto, foram feitos diálogos sobre o processo de utilização de algodão, que se inicia no plantio, passa pelo beneficiamento, confecção de peças artesanais e finaliza com a comercialização.

Título: Desmatamento Zero 
Produção: Greenpeace Brasil/ Danielle Bambace 
Duração: 9'26” 
Sinopse: A Amazônia brasileira é um mundo à parte. Mas, por trás dessa diversidade cultural e biológica, descortina-se um cenário desolador: o avanço descontrolado sobre as matas deixa um rastro de pobreza e de conflitos. Ao zerar o desmatamento, o Brasil fará sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global e assegurar o futuro do planeta. Este exercício de cidadania não pode ser ignorado.

Título: Desafogando a água 
Produção: Alunos agentes ambientais do CEMEB Gov. André Franco Montouro e Adolfo Borges 
Duração: 13' 
Sinopse: Alunos do ensino fundamental II da escola Gov. André Franco Montoro do município de Itapevi/SP participaram do projeto Dedo Verde na Escola, realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e financiado pela Instituto Eurofarma, em 2011 e 2012 como agentes ambientais. Eles se mobilizaram para produzir um vídeo documentário a respeito da questão paradoxal entre a frequente falta de abastecimento de água na escola e a existência de uma nascente na porta da mesma.

Título: Retomada Buriti
Produção: ASCURI – Associação Cultural de Realizadores Indígenas
Duração: 7'
Sinopse: Após retomar parte de seu território tradicional, os Terena do Buriti produzem alimentos para sua subsistência.

Título: 1ª mostra de vídeos - Curtas ambiental – Vídeos 2, 3 e 5
Produção: Alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular do município de Guaçuí – ES
Duração: 36' (3 curtas de 12')
Sinopse: A Mostra de Vídeos – Curtas Ambiental é resultado do processo colaborativo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e escolas municipais, estaduais e particulares, tendo por objetivo primordial propiciar o reconhecimento da realidade vivenciada – geração e destinação de resíduos sólidos, inserir a percepção ambiental e discutir as possíveis mudanças dessa realidade cotidiana dos munícipes. Na primeira edição (2013), as atividades implementadas envolveram 957 pessoas.

O evento será no dia 24 em Belém e dia 25 em Castanhal, ambas as sessões às 17h, nos espaços do Curso. Será gratuito e com certificado de participação. As vagas são limitadas e os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes de cada sessão (às 16h).

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Curso realizará mostra de vídeos socioambientais na próxima semana

O Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins realizará na semana que vem, dias 24 e 25 de junho, a segunda edição da 5ª Mostra de Produção Audiovisual Independente , o Circuito Nacional Tela Verde.

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, por intermédio da Secretaria do Audiovisual. A iniciativa atende à demanda por materiais pedagógicos multimídias sobre a temática socioambiental.

Os curtas que serão transmitidos no Curso são escolhidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), selecionados de uma coleção de 39 vídeos socioambientais que tratam de resíduos sólidos, preservação da fauna, consumo sustentável, biodiversidade, comunidades tradicionais, indígenas, unidades de conservação, agricultura familiar, desmatamento, entre outros temas.

O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, no contexto da educomunicação.

O evento será no dia 24 em Belém e dia 25 em Castanhal, ambas as sessões às 17h, nos espaços do Curso. Será gratuito e com certificado de participação. As vagas são limitadas e os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes de cada sessão (às 16h).

O Curso Livre de Redação - Profª Eliani Martins é também um espaço para reflexão e discussão sobre os mais variados temas sociais e ambientais. Assim, ficamos felizes em sediar tal evento nacional, para contribuir com o aprendizado de nossos alunos e do público em geral interessado em participar.

Curta a fanpage do Curso para ficar por dentro das novidades do local!

Endereços do Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins:
Belém: Ed. Urbe Office - Av. Serzedelo Correa, 805, apt. 1102, esquina com a Mundurucus, Batista Campos.
Castanhal: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.

Programação:



Turismo CO2 neutro – O registro de uma transformação
Caixa
Energia Eólica: a caçada dos ventos
Curtas Caranga
Oficina de intercâmbio sobre o algodão
Desmatamento zero
Desafogando a água
Retomada Buriti
Curtas Ambientais

Confira mais informações sobre os vídeos aqui.

Serviço:
Circuito Tela Verde 2015
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Endereço de Belém: Ed. Urbe Office - Av. Serzedelo Correa, 805, apt. 1102, esquina com a Mundurucus, Batista Campos.
Endereço de Castanhal: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.
Data: 24 de junho em Belém e 25 de junho em Castanhal
Horário: 17h
Entrada franca

terça-feira, 16 de junho de 2015

Parabéns, calouro e calouras SISU 2015.2!

Henrique Roberto - Engenharia Elétrica - UTFPR
Letícia Cavalcante - Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 5º lugar! - IFSP
Lorena Corrêa - Fonoaudiologia - 3º lugar! - UFRJ
Luísa Castanheira - Saneamento ambiental - 9º lugar! - IFPA
Rebeca Oliveira - História - 3º lugar! - UFCG

Parabéns a todos e todas!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Parabéns, calouras e calouros Unama 2015.2!

Karla Thaís - Arquitetura e Urbanismo!
Mário Nakamura - Arquitetura e Urbanismo!
Marcus Paulo - Arquitetura e Urbanismo!
Rhana Rodrigues - Arquitetura e Urbanismo!
Sachiko Sugita - Enfermagem!
Thaila Will - Enfermagem!
Lívia Cruz - Arquitetura e Urbanismo (Treineira)!

Parabéns a todas e todos!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Parabéns, calouras e calouros FCAT 2015.2!

Giovana Carvalho- Enfermagem!
Ingrid Mourato- Enfermagem!
Junior Aguiar - Administração! - 3º lugar!
Juliene Corrêa - Farmácia - 2º LUGAR GERAL!
Karla Thais - Direito!
Paulino Júnior - Administração!
Sara Beatriz - Direito!
Yasmin Azevedo - Enfermagem!

Parabéns a todas e todos!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Curso promove segunda edição de Circuito Nacional de curtas

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente (05 de junho), o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins abre as portas ao público paraense para exibição de curtas relacionados ao meio ambiente, do Circuito Nacional Tela Verde.


O Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins é um espaço de discussão e reflexão sobre temáticas diversas. Assim, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o meio ambiente, tanto de seus alunos quanto do público belenense e castanhalense em geral, promoverá a segunda edição do Tela Verde.

A primeira edição do Circuito Tela Verde no Curso foi realizada ano passado em Castanhal. Agora, o circuito estará também em Belém, exibido para todas e todos que tiverem interesse em saber mais sobre: povos indígenas, políticas públicas de meio ambiente, iniciativas sustentáveis, direitos humanos, dentre outros assuntos ligados à temática.


O evento será no dia 24 em Belém e dia 25 em Castanhal, ambas as sessões às 17h, nos espaços do Curso. Será gratuito e com certificado de participação. As vagas são limitadas e os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes de cada sessão.

Saiba mais sobre o Circuito Tela Verde aqui.

Curta a fanpage do Curso para ficar por dentro das novidades do local!

Endereços do Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins:
Belém:  Av. Serzedelo Correa, 805, apt. 1102, esquina com a Mundurucus, Batista Campos.
Castanhal: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.


Programação:

Turismo CO2 neutro – O registro de uma transformação
Caixa
Energia Eólica: a caçada dos ventos
Curtas Caranga
Oficina de intercâmbio sobre o algodão
Desmatamento zero
Desafogando a água
Retomada Buriti
Curtas Ambientais


Serviço:
Circuito Tela Verde 2015
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Endereço de Belém:  Av. Serzedelo Correa, 805, apt. 1102, esquina com a Mundurucus, Batista Campos.
Endereço de Castanhal: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.
Data: 24 de junho em Belém e 25 de junho em Castanhal
Horário: 17h
Entrada franca

terça-feira, 2 de junho de 2015

Parabéns, calouras 2015.2!

Parabéns,
Letícia Okajima - Direito! - Faci
Karla Thaís - Administração! - Esamaz
Rhana Rodrigues - Odontologia! - Esamaz


Mídia e o cultivo do ódio são a pauta do debate no Curso

Qual a relação entre o que vemos na mídia (TV, rádio e internet) e o cultivo do ódio em nossa sociedade? Você já pensou sobre isso?Foi a partir dessa reflexão temática que os estudantes do Curso Livre de Redação - Professora Eliani Martins desenvolveram seus textos na primeira semana de maio.