terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Por que se matricular no Curso?

O Curso tem uma biblioteca com acervo de mais de 300 livros: literatura nacional e estrangeira, antiga e contemporânea, além de dicionários, leituras de vestibular, biografias, livros sobre produção textual, material com conteúdo do ENEM, guias acadêmicos, livros didáticos de outras disciplinas, livros de artes e até mesmo de Ensino Superior e preparatórios para concursos.
Esse acervo conta ainda com diversas coleções de revistas, de política a ciências, notícias e cultura.
Tudo isso sem nenhum acréscimo na mensalidade e disponível para empréstimo às/aos estudantes do Curso!

Promove também o Círculo do Livro, uma atividade na qual as/os alunxs recebem livros de literatura nacional e internacional de diversos gêneros (que estão fora do acervo da Biblioteca) para lerem e depois trocarem entre si, fomentando, assim, o debate e o hábito da leitura.

Participe dessa experiência se tornando estudante da turma 2016. As matrículas já estão abertas!
Informações:
Whatsapp (91) 981715348 
Telefones (91) 981608510 (Tim), 988461556 (Oi), 985072741 (Claro).

domingo, 6 de dezembro de 2015

Preconceito Linguístico e o Direito de Morrer com Dignidade são debatidos no Curso


O Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins realizou nas últimas seis semanas a Etapa de Preparação ao Específico UEPA, UFPA e Particulares 2016. Dentre as temáticas trabalhadas, as/os estudantes foram instigadxs a pensar sobre preconceito linguístico e direito de morrer com dignidade.

O primeiro tema levantou a seguinte questão: no Brasil, coexistem diversas línguas para além do português. Existem línguas indígenas, de origem africana, de descendentes europeus e asiáticos. Para muitos pesquisadores, é fundamental reconhecer e valorizar a existência das diferentes línguas e ainda as variações do próprio português. Falar “probrema” ao invés de “problema”, “cê” no lugar de “você”, nada disso está errado. São consequências de um contexto histórico, socioeconômico e cultural. Logo, foi a partir dessa linha de pensamento que a turma produziu sua redação.

Já em relação ao direito de morrer com dignidade, as/os alunxs tiveram que pensar, e escrever, sobre a morte com dignidade, sobre o morrer sem sofrimento. Conceitos como cuidados paliativos, vida, morte, dignidade, eutanásia, suicídio assistido, distanásia e ortotanásia foram levados em consideração a partir da coletânea de textos e dos debates levantados ao longo do ano.

Os dois temas contaram com o apoio de um ano letivo composto por filmes, documentários, textos, sites, vídeos, reportagens, livros e discussões dentro e fora de sala de aula. Assim, as/os estudantes puderam ter o maior embasamento possível para sua produção textual, e também para levar esse conhecimento a suas vidas.

Seja você também estudante do Curso! As matrículas para 2016 estão abertas.
Informações: 
WhatsApp (91) 981715348 
Telefones (91) 981608510 (Tim), 988461556 (Oi), 985072741 (Claro)



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Destaques na Redação - FCAT 2016.1!

Parabéns,
Edilberto Oliveira - 95 pontos na Redação!
Aléxia Maria - 90 pontos na Redação!
Juliene Corrêa - 90 pontos na Redação!
Thaila Will - 90 pontos na Redação!
Eduarda Carvalho - 80 pontos na Redação!
Caroline Yumi - 80 pontos na Redação!
Lívia Cruz - 80 pontos na Redação!
Ana Cynthia - 80 pontos na Redação!
Dhara Hanna - 75 pontos na Redação!
Marta Eduarda - 75 pontos na Redação!
Sophia Dohara - 75 pontos na Redação!

sábado, 21 de novembro de 2015

História do Pará em Aula-Palestra no Curso

Na próxima sexta-feira, 27 de novembro, às 19h, o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins realiza a última Aula-Palestra deste ano, de História do Prof. Alexandre Morais.
O evento será sobre História do Pará, focando no período compreendido entre  Belle Époque e Guerrilha do Araguaia.
A Aula-Palestra será realizada somente na Unidade Castanhal, que fica localizada na Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro/ Castanhal
As inscrições são feitas presencialmente, na terça-feira e quinta-feira, a partir das 17h, com R$20 por pessoa.

Conteúdo programático:
1 - Cultura, “civilização” e modernidade.
As ideias de civilização no cenário europeu e no Brasil
A Belle Époque e o cenário amazônico:  Urbanização e controle social
2 -  O Trabalho e a produção da riqueza na Amazônia
A sociedade da borracha: sistema de aviamento e relações de trabalho. 
       3 -  O Baratismo no Pará: da 1ª Interventoria ao “esforço de guerra nos anos 40”.
       4 - Estado de Segurança Nacional e a política dos governos militares para a Amazônia.
A Guerrilha do Araguaia


Para mais informações:
Whatsapp 981715348
Fones 981608510  (Tim)/ 988461556 (Oi)/ 985072741 (Claro)



sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Parabéns, calourxs CESUPA 2016.1!

Parabéns,
Aléxia Maria - Nutrição
Ana Cynthia - Administração
Ingrid Mourato - Farmácia
João Gabriel - Engenharia de Produção
Juliene Corrêa - Fisioterapia
Kevin Andrew - Medicina
Masayuki Okajima - Engenharia de Produção
Melquisedeque Oliveira - Farmácia
Sophia Natsumi - Ciências Contábeis
William Lima - Medicina

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Estudantes refletem sobre consumismo e beleza

A ideia de busca pela perfeição do corpo não é prerrogativa da atualidade. Na Grécia Antiga, por exemplo, considerava-se o corpo tão importante como a mente e buscava-se a perfeição por completo. No contexto contemporâneo, esse anseio pela perfeição estética leva a cirurgias plásticas, tratamentos diversos, exercícios físicos em excesso e a uma infinidade de cosméticos. Além disso, são dezenas de marcas, empresas, autônomos, profissionais da saúde, programas na televisão, sites na internet e vlogs no Youtube que têm como mote o incentivo ao consumo de produtos e serviços que prometem tornar homens e mulheres mais belos e mais belas.

Pensando nas causas e nas consequências desse fenômeno, que se acentua na contemporaneidade, o Curso desafiou sua turma a refletir sobre a relação entre consumismo e beleza, tendo como base diferentes ângulos sobre o assunto, apresentados em discussão de sala de aula e online, com recursos variados, como textos, vídeos, filmes, artigos, dentre outros.

A Proposta de Redação fez parte da Programação do Específico Uepa e Particulares, que começou no final de outubro e vai até o início de dezembro no Curso. Além do Específico, o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins está em fase de reservas de matrículas para a Turma 2016. Garanta a sua pelo WhatsApp (91) 981715348 ou pelos telefones (91) 981608510 (Tim), 988461556 (Oi), 985072741 (Claro).

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Curso sedia evento sobre cuidados paliativos

O Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins sediou na última quinta-feira, 12 de novembro, o primeiro Cine Lacup. O evento foi realizado pela Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (Lacup) e contou com o filme “Para sempre Alice” para promover um debate sobre cuidados paliativos e saúde mental em Alzheimer.

O evento foi aberto a quaisquer interessados e contou com a casa cheia, desde estudantes do Ensino Médio a professores da área da saúde. Uma das participantes foi Beatriz Melo, estudante do Curso Livre de Redação. Para ela, o fato de o Curso promover atividades extras como essa e Aulas-Palestras de História são muito importantes: “Eu acho muito bom porque abriu minha cabeça para muitos assuntos e é legal porque muda aquela coisa de só escola e curso. Muda minha rotina”. “Gostei muito do filme e da palestra, foi bem acessível”, falou.

O filme conta a história de Alice Howland, uma renomada professora de Linguística. Aos poucos, começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas. Ela é diagnosticada com Alzheimer e a doença coloca em prova a força de sua família. Depois de sua exibição, abriu-se um debate, levantado pela professora Renata Sabrina Lobato, convidada pela organização para falar sobre o assunto.

A Lacup - Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos do Pará - é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2015 por estudantes de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Psicologia do CESUPA, FCAT, UNAMA, UEPA e UFPA, com o intuito de promover atividades extracurriculares relacionadas ao cuidado paliativo nos campos do ensino, pesquisa e extensão. “Esse é um projeto que nós viemos organizando há mais ou menos dois anos, dentro do Cesupa”, conta o presidente da Lacup, Bruno Miranda. Depois de uma iniciativa de trabalhar os cuidados paliativos dentro de postos de saúde, os alunos perceberam a necessidade de dar mais força ao grupo, reunindo-se para pensar e teorizar o assunto. “A gente viu que não dava para fazer o que pensava no início: de formar um grupo da Medicina, porque vimos que para trabalhar com cuidado paliativo tem que trabalhar com uma equipe multiprofissional”. Foi assim que abriram o grupo e chamaram seus conhecidos de áreas afins até se formar o grupo que se mantém hoje. Os acadêmicos recebem ainda a orientação das professoras doutoras Cristiane Maués e Laiane Dias, ambas médicas geriatras com especialidade na área do cuidado paliativo.

Mas, antes de ser presidente da Lacup, o Bruno foi aluno do Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins. No vestibular da instituição em que estuda, ele conquistou a nota máxima na Redação (30 pontos), o que foi um pontapé para hoje ser um acadêmico de Medicina do Cesupa (Centro Universitário do Pará). “Eu sempre gostei muito do Curso. Foi um espaço de formação para mim. Muitas das minhas escolhas vieram daqui, porque aqui a gente não aprende só Redação, a gente aprende a ser uma pessoa melhor”, conta, relembrando a época em que era vestibulando.

Na próxima quinta-feira, 19 de novembro, o Curso receberá novamente o Cine Lacup, desta vez com o filme "Antes de Partir" e a discussão sobre os cuidados paliativos e o tempo que precisa ser vivido. O evento será às 19h, com inscrições gratuitas e limitadas feitas pelos Whatsapp 98129-9800 (Abigail) e 98142-2198 (Elizabeth). 


Endereço do Curso:
Edifício Urbe Office, sala 1102.
Av. Serzedelo Correa, 805, esquina com Mundurucus. Bairro Batista Campos.

Violência policial em discussão no Curso

Belém completou recentemente 1 ano desde a Chacina ocorrida nos bairros periféricos da cidade, na qual dez jovens foram mortos em cinco bairros da capital entre a noite e a madrugada dos dias 4 e 5 de novembro de 2014, em resposta à morte de um policial militar. No Congresso Nacional, tramita um projeto de lei (PL 3722) que facilita a venda de armas no Brasil. Além disso, pesquisas mostram que 50% da população das grandes cidades brasileiras concordam com a frase "bandido bom é bandido morto”, o que revela que metade dessa população, de certa forma, aprova a violência por parte dos agentes da lei.

Diante desse contexto preocupante, os/as estudantes do Curso produziram textos discutindo essa temática. Suas reflexões foram embasadas em discussões, em sala de aula e online, sobre os diversos assuntos que perpassam a violência policial, além do tema em si. Para isso, contribuiu também o acesso a recursos audiovisuais que fomentaram suas ideias ao longo do ano.

Interessou-se pelo Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins? Então, aproveita que estamos em fase de reservas de matrículas para a Turma 2016. Garanta a sua pelo WhatsApp (91) 981715348 ou pelos telefones (91) 981608510 (Tim), 988461556 (Oi), 985072741 (Claro).

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O ser humano em foco no Curso

O ser humano não existe apenas para cumprir suas necessidades biológicas: as pessoas precisam comer, beber e se reproduzir, mas também brincar, inventar e pensar. Além disso, a existência humana é permeada culturalmente pelas línguas, artes, religiões e pelas mais diversas formas de conhecimento.

Nesse sentido, o próprio corpo humano pode ser utilizado como objeto político e/ou artístico, servindo muitas vezes como veículo de protesto e de intervenção artística. Essa forma de expressão é uma questão que divide opiniões.

Pensando no quanto a vida humana é complexa em sua diversidade, as/os estudantes do Curso dissertaram sobre essa temática, exercitando o texto argumentativo, no Intensivo Preparatório para os processos seletivos das diversas instituições particulares e públicas de ES, iniciado no último dia 26 de outubro.

Além do Intensivo, no momento, o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins está em fase de reservas de matrículas para a Turma 2016. E aí, já garantiu sua vaga? Se não, entre em contato pelo WhatsApp (91) 981715348 ou pelos telefones (91) 981608510 (Tim), 988461556 (Oi), 985072741 (Claro).

domingo, 25 de outubro de 2015

Violência contra a Mulher foi tema de Redação no Curso


A cada duas horas, uma brasileira é morta por ser mulher. Segundo o Mapa da Violência 2012, seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica. É por sua tamanha gravidade que o Exame Nacional do Ensino Médio não deixou o tema passar em branco. E o Curso também não. 

Nesta tarde de domingo, vestibulandxs de toda a nação tiveram que refletir sobre “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”. Mas, há pouco mais de um mês, a turma do Curso já fez o mesmo exercício de reflexão e de escrita. As/Os estudantes fizeram produção textual sobre a Violência contra a Mulher, discutindo o cenário atual de violência contra a mulher, que lamentavelmente persiste no país, apesar de quase dez anos de implantação da Lei Maria da Penha. Além disso, as/os alunxs propuseram intervenções que pudessem mudar esse cenário e tornar o Brasil um país de todos e todAs (veja a publicação que fala sobre a Redação do Curso: https://goo.gl/5wc0j0).

Esse é o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins, em mais um ano de preparação de gerações de estudantes para o ENEM, para os vestibulares e, sobretudo, para a vida cidadã, acreditando na igualdade de direitos humanos, independente de gênero, orientação sexual, cor da pele e/ou classe social. 

Saiba mais sobre nosso trabalho pelo Whatsapp (91)981715348 ou pelos telefones 981608510 (Tim), 988461556 (Oi), 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Pensar. Escrever. Crescer...

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Estudantes argumentam sobre inclusão social

Cada ser humano é único, mas todos são iguais nas diferenças: uns são mais altos; outros mais baixos; tem gente branca, negra, amarela e colorida. Há pessoas que veem e outras com limites visuais; umas que andam e outras que precisam de ajuda de alguns equipamentos para se locomover. Tem gente de tudo quanto é tipo! Mas todas têm uma coisa em comum: são seres humanos e, por isso, têm o direito de serem incluídas integralmente na sociedade. A pergunta é: como garantir essa inclusão?

Esse foi o questionamento a partir do qual os/as estudantes do Curso foram levadxs a pensar em uma de suas produções textuais.

O desafio foi transformar em escrita tudo que aprenderam sobre o assunto durante as discussões online e em sala de aula, através dos recursos multimídias; com os filmes e documentário;, os livros, textos e reportagens; e em no seu próprio conhecimento de vida. Além de argumentar em prol de seu ponto de vista, a turma teve que propor intervenção que pudesse possibilitar a inclusão social de todxs no exercício da cidadania, sem, é claro, ferir os direitos humanos.

A atividade faz parte de um conjunto de estratégias metodológicas que o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins utiliza durante toda a sua programação, para cultivar a reflexão, desenvolver a escrita, contribuindo, assim, para a formação cidadã de seus/suas alunxs.

Se você quiser saber mais, mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins 
Pensar. Escrever. Crescer...

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O direito à moradia digna é debatido no Curso

“Toda a pessoa, individual ou colectiva, tem direito à propriedade. Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua propriedade”. É o que fala o artigo 17º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, que, desde então, serve de norte para os princípios seguidos em toda e qualquer parte do mundo. Infelizmente, porém, a realidade ainda não alcançou a garantia do direito à moradia a todxs. Só no Brasil, por exemplo, 33% das famílias são sem-teto ou têm moradia inadequada.

Devido ao cenário preocupante, o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins instigou sua turma para debater o assunto neste ano. Os/as alunxs tiveram que refletir sobre esse direito humano não apenas no sentir de ter um teto e quatro paredes, mas também uma moradia que fosse digna, tendo acesso a um lar e a uma comunidade seguros para viver em paz e com saúde física e mental. Diante desse desafio, propuseram medidas que pudessem intervir e melhorar a situação mundial, nacional e local.

Para dar base aos seus argumentos, as/os estudantes conheceram variados exemplos, positivos e negativos, sobre o tema, como políticas públicas que possibilitem esse tipo de moradia aos cidadãos e, ao mesmo tempo, casos de má gestão que dificultam o acesso a essa oportunidade. O aprendizado veio, portanto, a partir de diversas leituras e do acesso ao conteúdo multimídia indicado pelo Curso, além das enriquecedoras discussões em sala de aula.

Para saber mais sobre o Curso, mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Pensar. Escrever. Crescer...



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Curso discute violência doméstica e familiar contra a mulher

Durante séculos, perpetuou-se a ideia de que “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”. Como consequência dessa equivocada ideia, milhões de mulheres são vítimas da violência doméstica e familiar neste país. Contudo, felizmente, em 2006, após muitas lutas de mulheres corajosas por direito a uma vida digna-como a farmacêutica Maria da Penha-, o Brasil passou a não permitir mais que se considere normal a violência contra a mulher, através da implantação da Lei Maria da Penha. Essa lei estabelece que todo caso de violência doméstica e intrafamiliar contra a mulher deve ser apurado através de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público.

Apesar de o cenário permanecer alarmante, muito se avançou devido a essa medida, que abriu caminho para tantas outras discussões sobre a condição de segurança e de preservação da vida da mulher brasileira, inclusive a tipificação do Feminicídio. Mesmo assim, atualmente, a cada duas horas, uma brasileira é morta por ser mulher. Por sua gravidade, discutir essa questão essa questão no Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins é de suma importância. Desse modo, os/as alunxs produziram textos sobre o tema, analisando os efeitos da Lei no país e propondo intervenções para melhorar o quadro nacional da violência doméstica contra a mulher.

Esse é um exemplo de como funciona a metodologia do Curso. Para saber mais, é só mandar um wpp para (91)981715348 ou ligar para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Pensar. Escrever. Crescer...

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Estudantes ponderam sobre o papel social da escola

É indiscutível que a educação é a base de tudo. Mas, para além de transmitir conhecimentos sobre as disciplinas avaliadas nas provas e nos vestibulares, como a escola pode ajudar na evolução da sociedade?

Já aproveitada como espaço de perpetuação de valores religiosos e morais em tempos passados, a escola é um ambiente de forte influência para a construção dos ideais e da formação profissional de cada geração.

Desse modo, dando sequência a debates feitos ao longo do ano, a turma do Curso foi levada a pensar nas diversas possibilidades das instituições de ensino desenvolverem a formação cidadã de seus/suas alunxs, criando, inclusive, propostas que possam intervir no panorama contemporâneo da educação e da sociedade. Isso tudo, como de costume, depois de terem acesso a discussões aquecidas em sala de aula, a leituras de textos, matérias, pesquisas, vídeos e filmes sobre a temática.

Esse é o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins atuando para a fomentação de debates que possibilitem a/o estudante não apenas a pensar e a escrever, mas também a crescer.

Se você tem interesse em saber mais sobre o Curso, é só mandar um wpp para (91)981715348 ou ligar para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

domingo, 18 de outubro de 2015

Curso estuda o lixo como problema mundial

É de conhecimento geral a existência de duas fronteiras mundiais: a agrícola e a urbana. Porém, atualmente, é motivo de preocupação o crescimento rápido e contínuo de uma terceira: a fronteira do lixo.

Segundo texto de Denis Russo Burgierman, jornalista e atual editor-chefe da Super Interessante, o Brasil produz 135 mil toneladas de lixo todo dia. “Isso significa que algumas centenas de hectares do Brasil são perdidas para a fronteira do lixo todos os anos”, alerta o jornalista.

E essa foi também uma das discussões levantadas neste ano no Curso Livre de Redação – Profª Eliani Martins.

Desde o início do ano tendo acesso a leituras, vídeos, documentários, reportagens, pesquisas, inclusive acesso ao material do Circuito Nacional Tela Verde, os/as alunxs da Turma 2015 foram instigadxs a pensar sobre essa questão, para, assim, poderem apresentar em suas redações propostas de intervenção que respeitem os direitos humanos e que possam contribuir para melhorar esse problema mundial.

Esse é o Curso trabalhando para a formação cidadã de seus/suas estudantes! Quer conhecer mais sobre nossa metodologia? Mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação – Pensar. Escrever. Crescer...

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Turma discute a cidade como um espaço para todxs

Preservação do meio ambiente, busca por qualidade de vida, segurança, mobilidade e acessibilidade. Esses são alguns temas em pauta quando se fala de cidade. Foi com o intuito de pensar no meio urbano como um espaço para todxs que a turma do Curso fez produção textual, propondo intervenções que respeitem os direitos humanos e que possam melhorar o cenário atual das cidades.

Depois de passar o ano letivo debatendo sobre o assunto e tendo acesso a diversos exemplos de melhorias urbanas, através de filmes, livros, artigos, reportagens e vídeos; tudo isso para dar maior embasamento à redação.

Dessa maneira, os/as estudantes pensaram na cidade como um espaço que deve ser de todxs e para todxs, com democracia e igualdade, e acessível a todxs: sejam adultos idosos, pessoas com deficiências, crianças, moradores de rua, moradores de condôminíos ou até mesmo animais que habitam o meio.

Esse é mais um exemplo de como o Curso trabalha não apenas para forma preparatória aos vestibulares, mas também para exercitar a cidadania. Quer saber mais sobre nosso trabalho? Mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação – Pensar. Escrever. Crescer...



quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Estudantes refletem sobre comunidades tradicionais

Por vezes, a sociedade urbana se concentra tanto nas questões condizentes à sua realidade que acaba esquecendo aquelas ao seu lado que também são fundamentais para a nação como um todo: as comunidades tradicionais. E foi justamente para levantar a discussão do respeito à diversidade sociocultural e étnica das comunidades tradicionais do Brasil que alunxs do Curso foram instigados a refletir e fazer uma produção textual sobre o tema.


Segundo a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, as populações tradicionais são “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”.

São povos que dão valor a seus territórios, já que a terra não só é um meio de subsistência como também de perpetuação de sua cultura. Por isso, são comunidades com grande potencial no âmbito do desenvolvimento sustentável e ético.

Foi pensando nisso que a turma deste ano produziu redação sobre o assunto, propondo intervenções em prol da causa. Isso tudo, é claro, depois de vários meses de discussão em sala de aula e online, de leitura de textos e reportagens e, inclusive, do acesso ao Circuito Tela Verde, do qual o Curso já é espaço exibidor há dois anos.

Quer conhecer mais do trabalho desenvolvido no Curso? Mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação – Pensar. Escrever. Crescer...





terça-feira, 13 de outubro de 2015

Regimes e revoluções em Aula-Palestra na próxima segunda-feira

O século XX foi marcado por muitas mudanças pelo mundo, das Guerras Mundiais aos movimentos libertários. Foi um período de muitos avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder. Nesse sentido, podemos destacar os regimes totalitários e as revoluções comunistas ocorridas nessa época. Será acerca dessa tema a próxima Aula-Palestra de História em Belém, ministrada pelo professor Alexandre Morais, na segunda-feira, 19 de outubro de 2015, às 19h.

Dentre os tópicos, serão discutidos os regimes totalitários de extrema-direita: Fascimo, Nazismo, Salazarismo, Franquismo e Estado Novo. E ainda as Revoluções Comunistas do século XX: Rússia, China e Cuba.

Será uma grande viagem pela onda de governos ambiciosos e de busca pelo poder que tomaram conta do século passado. O investimento é de R$20 por pessoa, com direito a certificado de participação.

Todxs são bem-vindos a participar. As inscrições são presenciais, mas você pode reservar sua vaga através do Facebook, do WPP (91) 981715348 ou pelos telefones 981608510 (Tim)/ 988461556 (Oi)/ 985072741 (Claro).

Aguardamos sua participação!

Serviço:
Aula-Palestra de História - Regimes Totalitários e Revoluções Comunistas do Século XX
Prof. Alexandre Morais
Data: 19 de outubro de 2015
Hora: 19h
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Endereço: Urbe Office, sala 1102 - Av. Serzedelo Correa, 805, esquina com a Mundurucus, Batista Campos
Inscrições presenciais, terça-feira e quarta-feira, a partir das 17h, ou no dia da Aula.
Investimento: R$20 por pessoa - Com certificado de participação
WPP 981715348
Fones 981608510 (Tim)/ 988461556 (Oi)/ 985072741 (Claro)

A luta da mulher do século XXI é tema de reflexão no Curso

Desde a luta pelo direito ao voto no século XIX, passando pela luta ao direito à vida pública do século XX, os movimentos de mulheres multiplicam-se, adequando-se à variação espaço-temporal ao redor do mundo. Por sua importância, a luta da mulher contemporânea foi um dos temas de produção textual do Curso este ano.

Por mais que a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres seja secular, ainda há muito a buscar. Para que se tenha uma ideia de quão longe ainda estamos nessa busca, estimativas do Fórum Econômico Mundial indicam que a igualdade de gênero no mercado de trabalho, por exemplo, só será alcançada em 2095. Além disso, a mulher luta também pela liberdade de seu corpo, pelo fim do racismo, pelo fim da violência de gênero, pela visibilidade das mulheres do campo, pela divisão igualitária de tarefas domésticas, dentre outras causas.

Para levantar essa reflexão, os/as alunxs do Curso Livre de Redação – Prof.ª Eliani Martins foram instigados a pensar nessas diversas vertentes que compõem a luta da mulher contemporânea e propor intervenções que possam auxiliar nessa busca por direitos iguais. Por isso, tiveram acesso durante todo o ano letivo a diversas leituras online, textos usados nas atividades, discussões em sala de aula, filmes, vídeos, músicas e leituras de livros, para, assim, perceberem a luta da mulher do século XXI como uma luta cidadã, de interesse coletivo e de participação social.

Para saber mais sobre o Curso, mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação – Pensar. Escrever. Crescer...

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Curso discute invisibilidade social

A expressão “invisibilidade social” designa o fenômeno pelo qual seres humanos são considerados socialmente invisíveis, seja pela indiferença ou pelo preconceito. Essa forma de discriminação atinge a uma determinada parcela da sociedade e é causada por fatores diversos: sociais, culturais, econômicos e estéticos. Ser invisível pode levar as pessoas a processos depressivos em decorrência de sentimentos de desprezo e humilhação. “‘Aparecer’ é ser importante para a espécie humana, ser valorizado de alguma forma é parte integrante de nossa passagem pela vida, temos que ser ‘alguém’, um bom profissional, um bom estudante, um bom pai, uma boa mãe, enfim, desempenhar com louvor algum papel social”, diz o psicólogo Samuel Gachet.


Para dar maior visibilidade ao tema, o Curso Livre de Redação – Prof.ª Eliani Martins levantou o debate com os/as alunxs. A partir de leituras online, textos usados nas atividades, discussões em sala de aula e até mesmo leitura de livro integrado ao Círculo do Livro, os/as estudantes puderam desenvolver produção textual a respeito do assunto e propor intervenções que pm fazer do Brasil uma verdadeira democracia, com oportunidades iguais a todxs.

Para saber mais sobre o Curso, mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação – Pensar. Escrever. Crescer...

Fonte das informações sobre Invisibilidade social: Overmundo

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Cultura, Política e Sociedade Republicana será agora tema em Castanhal

Depois de falar sobre o Brasil República - da 1ª República à Era Vargas - em setembro, neste mês o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins, sede Castanhal, promove a Aula-Palestra de História do Brasil, com o tema "História Social, Política e Cultural do Brasil República", ministrada pelo professor Alexandre Morais. O evento será na sexta-feira, 16 de outubro, às 19h, e contemplará desde a Era Vargas até os dias atuais, perpassando ainda pelos movimentos musicais dos Anos Dourados aos anos 2000, como Bossa Nova e Hip Hop.
Este foco temático foi abordado na Aula-Palestra de História da sede de Belém em setembro.

Aula-Palestra – Alexandre Morais é professor há quase 30 anos, formando, ao longo desse tempo, gerações de estudantes, de pais a filhos.
A série de Aulas-Palestras de História já é tradição no Curso Livre de Redação – Profª Eliani Martins, como estudo complementar de preparação para o ENEM, vestibulares diversos, conteúdos do Ensino Superior e formação cidadã.
Podem participar quaisquer interessados. As inscrições são feitas presencialmente, no Curso Livre de Redação – Profª Eliani Martins, Castanhal, terça-feira e quinta-feira, a partir das 16h.

O investimento de participação é de R$ 20 por pessoa.

Obs: Com direito a certificado de participação.

Conteúdo programático:
História Social, Política e Cultural do Brasil Republicano
Populismo: O Estado, o trabalho e o sindicalismo nos anos 50 e 60 no Brasil.
• Governo Vargas: Nacionalismo e Sindicalismo.
• A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas.
• A Era JK
• De Jânio a Jango: a crise da República Populista.
• O Golpe Civil-Militar-Midiático (1964).
A Ditadura Civil-Militar (1964/1985)
• Atos institucionais.
• Anticomunismo e Operação Brother Sam.
• Ufanismo e Repressão.
• Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição controlada).
• Guerrilhas Urbanas e Rurais.
• “Milagre econômico”.
• Greves e Reorganização do movimento sindical.
• Fundação do Partido dos Trabalhadores.
• Abertura Política e transição para a democracia: Movimento das “Diretas Já”.
De Sarney a FHC (1985/2002)
• Sarney, hiperinflação e plano Cruzado.
• Lula X Collor.
• Itamar e o Plano Real.
• Era FHC (1995/2002).
A Era Lula (2003/2010)
A Cultura brasileira: dos Anos Dourados aos anos 2000:
• Bossa Nova
• Cinema Novo
• Jovem Guarda
• Tropicalismo
• Rock dos anos 1980
• Hip Hop
• Mangue Beat

Serviço:
Aula-Palestra de História Social, Política e Cultural do Brasil Republicano
Data: sexta-feira, 16 de outubro de 2015, às 19h.
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins/ Castanhal
Endereço: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.
Inscrições presenciais, terça-feira e quinta-feira, a partir das 16h.
Investimento: R$ 20

Reserve sua vaga pelo Facebook, pelo WPP (981715348) ou pelos fones 981608510/ 988461556/ 985072741.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Saiba mais sobre "Linha de passe"

Linha de Passe é um filme de 2008 dos diretores Walter Salles e Daniela Thomas, com roteiro de ambos e de Bráulio Mantovani e George Moura. O filme foi aplaudido por nove minutos durante o Festival de Cannes, além de ganhar o prêmio de melhor atriz pela atuação de Sandra Corveloni. O filme estreou no Brasil em agosto de 2008.














sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Brasil República em foco em Castanhal

Na segunda-feira, 14 de setembro, o Curso Livre de Redação, sede Castanhal, promoverá a Aula-Palestra de História do Brasil, com o tema "Brasil República: da 1ª República à Era Vargas", ministrada pelo professor Alexandre Morais. O evento vai contemplar desde a Belle Époque até a cultura musical, literária e cinematográfica no governo Vargas.

Aula-Palestra – Alexandre Morais é professor há quase 30 anos, formando, ao longo desse tempo, gerações de estudantes, de pais a filhos. 

A série de Aulas-Palestras de História já é tradição no Curso Livre de Redação – Profª Eliani Martins, como estudo complementar de preparação para o ENEM, vestibulares diversos, conteúdos do Ensino Superior e formação cidadã. 

Podem participar quaisquer interessados. As inscrições são feitas presencialmente, no Curso Livre de Redação – Profª Eliani Martins, terça-feira e quinta-feira, a partir das 16h.

O investimento de participação é de R$ 20 por pessoa. 

Obs: Com direito a certificado de participação.

Conteúdo programático:
 1. Cultura, “civilização” e modernidade.
A Belle Époque: as ideias de civilização no cenário europeu e no Brasil
2. A República Velha (1889/1930)
O Imaginário da República
Oligarquias e o Coronelismo
Canudos e Cangaço
Anarcossindicalismo e o Socialismo no movimento operário da 1º República
A burguesia brasileira e suas relações com o Estado e as oligarquias do café
3. A Cultura brasileira na República Velha
O nascimento do samba
A semana de 22 e o Modernismo no Brasil
4. A Era Vargas (1930/45)
Revolução de 1930
Os anos 30 no Brasil e a questão do trabalho: o trabalho e a legislação social na chamada “Era Vargas”
O Estado Novo
Nacionalismo e Desenvolvimentismo
A Igreja e as Forças Armadas
Os anos 30 no Brasil: a AIB e a ANL
O Brasil na Segunda Guerra Mundial

5. A cultura musical, literária e cinematográfica como instrumento disciplinador no governo Vargas 
(1930 – 1945)

Serviço:
Aula-Palestra "Brasil República: da 1ª República à Era Vargas"
Data: 14 de setembro de 2015, às 19h.
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Endereço: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.
Inscrições presenciais, terça-feira e quinta-feira, a partir das 16h.
Investimento: R$ 20

Belém - Em Belém, o foco temático será História Social, Política e Cultural do Brasil Republicano e a aula será na segunda-feira, 21 de setembro de 2015, às 19h.
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Endereço: Av. Serzedelo Correa, 805, apt. 1102, esquina com a Mundurucus, Batista Campos.
Inscrições presenciais, terça-feira e quarta-feira, a partir das 17h.

Reserve sua vaga pelo Facebook, pelo WPP (981715348) ou pelos fones 981608510/ 988461556/ 985072741.

Estudantes refletem sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem por ano, no Brasil, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. É uma triste realidade enraizada no país e o seu combate é um desafio nacional. Por sua importância, a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil é um dos temas discutidos durante o ano com os alunos do Curso Livre de Redação.

“Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.” (Artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente)

Para compreenderem melhor o tema, as turmas tiveram acesso a filmes, notícias, pesquisas, artigos e discussões em sala. A partir daí, foram desafiados a refletir, e expressar em produção textual, o que conseguiram apreender e, assim, poderem elaborar propostas de intervenção.

Para saber mais sobre o Curso, mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação – Pensar. Escrever. Crescer...



quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Política, cultura e sociedade do Brasil em debate no Curso

Na segunda-feira, 21 de setembro, o Curso Livre de Redação, sede Belém, promoverá a Aula-Palestra de História do Brasil, com o tema "História Social, Política e Cultural do Brasil República", ministrada pelo professor Alexandre Morais. O evento vai contemplar desde a Era Vargas até os dias atuais e perpassando ainda pelos movimentos musicais dos Anos Dourados aos anos 2000, como Bossa Nova e Hip Hop.

Aula-Palestra – Alexandre Morais é professor há quase 30 anos, formando, ao longo desse tempo, gerações de estudantes, de pais a filhos. 

A série de Aulas-Palestras de História já é tradição no Curso Livre de Redação – Profª Eliani Martins, como estudo complementar de preparação para o ENEM, vestibulares diversos, conteúdos do Ensino Superior e formação cidadã. 

Podem participar quaisquer interessados. As inscrições são feitas presencialmente, no Curso Livre de Redação – Profª Eliani Martins, terça-feira e quarta-feira, a partir das 17h.

O investimento de participação é de R$ 20 por pessoa. 

Obs: Com direito a certificado de participação

Conteúdo programático:
História Social, Política e Cultural do Brasil Republicano
  Populismo: O Estado, o trabalho e o sindicalismo nos anos 50 e 60 no Brasil.
Governo Vargas: Nacionalismo e Sindicalismo.
A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas.
A Era JK
De Jânio a Jango: a crise da República Populista.
O Golpe Civil-Militar-Midiático (1964).
      A Ditadura Civil-Militar (1964/1985)
Atos institucionais.
Anticomunismo e Operação Brother Sam.
Ufanismo e Repressão.
Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição controlada).
Guerrilhas Urbanas e Rurais.
“Milagre econômico”.
Greves e Reorganização do movimento sindical.
Fundação do Partido dos Trabalhadores.
Abertura Política e transição para a democracia: Movimento das “Diretas Já”.
  De Sarney a FHC (1985/2002)
Sarney, hiperinflação e plano Cruzado.
Lula X Collor.
Itamar e o Plano Real.
Era FHC (1995/2002).
 A Era Lula (2003/2010)
A Cultura brasileira: dos Anos Dourados aos anos 2000:
Bossa Nova
Cinema Novo
Jovem Guarda
Tropicalismo
Rock dos anos 1980
Hip Hop
Mangue Beat

Serviço: 
Aula-Palestra de História Social, Política e Cultural do Brasil Republicano 
Data: segunda-feira, 21 de setembro de 2015, às 19h.
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Endereço: Av. Serzedelo Correa, 805, apt. 1102, esquina com a Mundurucus, Batista Campos.
Inscrições presenciais,  terça-feira e quarta-feira, a partir das 17h.
Investimento: R$ 20

Castanhal - Em Castanhal, o assunto será Brasil República: da 1ª República à Era Vargas, em 14 de setembro de 2015, às 19h.
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Endereço: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.
Inscrições presenciais, terça-feira e quinta-feira, a partir das 16h.

Reserve sua vaga pelo Facebook, pelo WPP (981715348) ou pelos fones 981608510/ 988461556/ 985072741.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

História do Brasil Republicano é tema de palestra no Curso

O Curso Livre de Redação - Profª Eliani Martins realiza neste mês uma série de Aulas-Palestras de História do Brasil Republicano com o professor Alexandre Morais. 

O evento será em Castanhal no dia 14/09 e em Belém no dia 21/09.

Aula-Palestra – Alexandre Morais é professor há quase 30 anos, formando, ao longo desse tempo, gerações de estudantes, de pais a filhos. 

A série de Aulas-Palestras de História já é tradição no Curso Livre de Redação – Profª Eliani Martins, como estudo complementar de preparação para o ENEM, vestibulares diversos, conteúdos do Ensino Superior e formação cidadã. 

Podem participar quaisquer interessados. As inscrições são feitas presencialmente, no Curso Livre de Redação – Profª Eliani Martins e o investimento de participação é de R$ 20 por pessoa. 

Obs: Com direito a certificado de participação

Belém -  Em Belém, o foco temático será História Social, Política e Cultural do Brasil Republicano e a aula será na segunda-feira, 21 de setembro de 2015, às 19h.
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Endereço: Av. Serzedelo Correa, 805, apt. 1102, esquina com a Mundurucus, Batista Campos.
Inscrições presenciais, terça-feira e quarta-feira, a partir das 17h.

Castanhal - Em Castanhal,  o assunto será  Brasil República: da 1ª República à Era Vargas, em 14 de setembro de 2015, às 19h.
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Endereço: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.
Inscrições presenciais, terça-feira e quinta-feira, a partir das 16h.

Reserve sua vaga pelo Facebook, pelo WPP (981715348) ou pelos fones 981608510/ 988461556/ 985072741. 

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Homotransfobia é foco de discussão no Curso Livre de Redação


Algumas formas de discriminação permanecem no Brasil, mesmo após tantos avanços econômicos e sociais. Uma delas é a homotransfobia, a discriminação de pessoas homossexuais e transexuais. Refletir sobre essa temática e apresentar propostas para superar essa realidade é um desafio proposto aos estudantes do Curso Livre de Redação – Professora Eliani Martins.

A ideia é transformar em produção textual o que se aprende no Curso sobre o assunto, após contato com filmes, artigos, documentários, matérias jornalísticas, portais de movimentos sociais, teorias, estatísticas e muitos debates em sala de aula e online.

O Curso Livre de Redação procura se manter antenado com as discussões que percorrem o mundo. Neste ano, a Organização das Nações Unidas lançou a campanha #ZeroDiscriminação, que luta pelo fim do preconceito contra qualquer orientação sexual ou autoreconhecimento de gênero. Além disso, o tema tem sido pauta em diversos setores, como no esporte, no cinema e na política.

Para saber mais sobre o Curso, mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação – Pensar. Escrever. Crescer...



sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ex-aluna do Curso é protagonista de documentário premiado na Europa


A estudante Maia Voleau foi aluna do Curso em 2011 e hoje vive em Paris, onde filmado o documentário "Tant Pis".

O filme conta a história de Walfredo (20), Júnior (21) e Meg (27), que, após serem selecionados para estudar na Universidade Paris-Sorbonne, França, deixam a periferia de Belém para viver na cidade Luz. 

Longe da família, Walfredo realizou o sonho de viver sua transexualidade e o que parecia ser somente uma viagem de estudos vai muito além.

"Quando recebi a proposta do filme não tinha muita consciência do que eu estava a fazer. Hoje, sou uma minoria barulhenta [risos]. Ganhei voz, posso ajudar a desconstruir - junto com meus amigos, é claro -, um monte de dicotomias", Maia conta para o Curso.

O documentário ganhou o prêmio de documentário universitário no Rios Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia 2015, em Portugal. Foi indicado e exibido para outros festivais, como o Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos de Buenos Aires e o Festival Nacional de Curta Metragem Estudante da Sorbonne.

Durante o período em que participou do Curso, Maia (ainda Walfredo) foi estudante-destaque, atingindo, inclusive, a nota máxima (100 pontos) na Redação e o 1º lugar do curso no vestibular da Universidade da Amazônia - Unama e conquistando a aprovação em outras cinco instituições de ensino superior.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Circuito Tela Verde passa novamente pelo Curso Livre de Redação

Nos dias 24 e 25 de junho, o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins homenageou o mês do Meio Ambiente com a segunda edição da mostra nacional de filmes independentes Circuito Tela Verde.

Foram quase duas horas de curtas socioambientais escolhidos a partir de uma seleção do Ministério do Meio Ambiente. Dessa forma, foi possível debater através do audiovisual assuntos como consumo sustentável, biodiversidade, comunidades tradicionais e indígenas, unidades de conservação, agricultura familiar, desmatamento, dentre outros.

O Curso Livre de Redação - Profª Eliani Martins é também um espaço para reflexão e discussão sobre os mais variados temas sociais e ambientais. Ficamos felizes em sediar tal evento nacional e, assim, poder contribuir para o aprendizado de nossos alunos e do público interessado em participar.

Para mais informações sobre o Curso, mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Pensar. Escrever. Crescer...

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Redução da maioridade penal é debate no Curso

Durante os últimos meses, a redução da maioridade penal tem sido pauta recorrente no Curso Livre de Redação – Prof.ª Eliani Martins. Os estudantes entraram em contato com diversos opiniões, argumentos, dados, estatísticas, textos e vídeos sobre o tema, vindos desde blogs independentes a declarações oficiais internacionais, como a ONU.
A última madrugada foi o encerramento do primeiro capítulo da discussão, que culminou na rejeição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 na Câmara dos Deputados. Interligados ao debate, nesta semana os alunos assistiram ao filme “O contador de histórias” em sala de aula.
O longa conta a biografia de Roberto Carlos Ramos, ou Roberto Carlos Contador de Histórias, como é conhecido em Belo Horizonte. Hoje pedagogo e um dos melhores contadores de história da atualidade, o mineiro foi criado na Febem (atualmente Fundação Casa) desde os seis anos de idade. Aos 13 anos, ele conhece a pedagoga francesa Margherit Duvas, que mudou sua vida radicalmente. O diretor Luiz Villaça descobriu "O Contador de Histórias" por acaso (em um livro infantil que seu filho havia ganhado de presente) e após ler a história de Roberto Carlos, desenvolveu o projeto do filme, premiado com o selo da Organização das Nações Unidas.
O Curso Livre de Redação – Prof.ª Eliani Martins foi criado em 1998 pela professora Eliani Martins e hoje tem turmas em Belém e Castanhal (Pará). Para saber mais sobre o Curso, mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para 981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação – Pensar. Escrever. Crescer...

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Alunos do Curso assistem ao filme "A Onda"

Aclamado como referência para debate sobre o Neonazifascismo, o filme "A Onda" foi exibido no Curso de Redação - Profª Eliani Martins, dentro do projeto Cinema em Sala de Aula, recurso utilizado há anos como forma complementar de discussão e aprofundamento temático.

Nas semanas que antecederam à exibição do filme, os alunos foram convidados a irem vestidos de branco, para sentirem mais de perto a experiência mostrada no longa, o que despertou ainda mais a curiosidade sobre o que era, afinal, "A Onda"... J


O aluno Ícaro Souza disse que o filme era “uma verdadeira 'aula' de história e compreensão. Uma  ‘aula’ que muito provavelmente não teria visto sem o curso."

Saiba mais sobre o filme: http://goo.gl/UwtG06

Para saber mais sobre o Curso, mande um wpp para (91)981715348 ou ligue para  981608510 (Tim); 988461556 (Oi); 985072741 (Claro).

Curso Livre de Redação – Pensar. Escrever. Crescer...

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Confira a programação do Circuito Tela Verde!

Será realizada na semana que vem, dias 24 e 25 de junho, a segunda edição da mostra nacional de vídeos Circuito Tela Verde no Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins.

Confira a programação abaixo e saiba um pouco mais dos curtas que serão exibidos.

Título: Turismo CO2 neutro – O registro de uma transformação 
Produção: Metrópole Verde 
Duração: 17'36” 
Sinopse: Vídeo de carácter documental e institucional, que se vale de linguagem sensível para abordar e acompanhar o desenvolvimento do programa “Turismo CO2 Neutro”, uma tecnologia socioambiental que vem sendo aplicado pela ONG Movimento Mecenas da Vida, envolvendo agricultores tradicionais, empreendedores e turistas na APA de Itacaré e Serra Grande, sul da Bahia.

Título: Caixa
Produção: Birdo Filmes em Animação
Duração: 1'10"
Sinopse: “Caixa” foi escrito e concebido por Luciana Eguti como uma lembrança de que fazemos todos parte do mesmo planeta. O desmatamento e o aumento da poluição geram efeitos em cadeia e prejudicam a sociedade como um todo, o vídeo tem a intenção de alertar para esta problemática.

Título: Energia Eólica: a caçada dos ventos
Produção: Thomas Johannes Bauer
Duração: 25'31”
Sinopse: Uma viagem no rastro dos ventos da Serra Geral na Bahia poderia surgir aventura, não fossem também rastros de devastação deixados pelos Parques Eólicos. Este vídeo-documentário faz esta viagem e revela o lado sujo da energia gerada pelos ventos, decantada pela propaganda de governos e empresas como “energia limpa”.

Título: Curtas Caranga: Caranga; Manguezal legal; Reciclagem; Dengue;Energia Elétrica; Água;Transito; Aterro Sanitário; Defeso; Praia Limpa
Produção: Chicolan - José Francisco Peligrino Xavier
Duração: 7'30” (10 curtas de 0'45”)
Sinopse: Caranga, uma caranguejinho esperto que vive no manguezal do litoral brasileiro. Ele apresenta seu habitat natural, seus amigos e convida todos para respeitar a Natureza. Os curtas abordam os temas: Meio Ambiente; Manguezal legal; Reciclagem; Dengue; Energia Elétrica; Água;Transito; Aterro Sanitário; Defeso e Praia Limpa.

Título: Oficina de intercâmbio sobre o algodão
Produção: Instituto Sociedade, População e Natureza.
Duração: 14'26”
Sinopse: O vídeo apresenta um relato da oficina, realizada no Assentamento Andalúcia, no município de Nioaque/MS, de intercâmbio sobre o algodão entre pessoas de diferentes realidades. Para tanto, foram feitos diálogos sobre o processo de utilização de algodão, que se inicia no plantio, passa pelo beneficiamento, confecção de peças artesanais e finaliza com a comercialização.

Título: Desmatamento Zero 
Produção: Greenpeace Brasil/ Danielle Bambace 
Duração: 9'26” 
Sinopse: A Amazônia brasileira é um mundo à parte. Mas, por trás dessa diversidade cultural e biológica, descortina-se um cenário desolador: o avanço descontrolado sobre as matas deixa um rastro de pobreza e de conflitos. Ao zerar o desmatamento, o Brasil fará sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global e assegurar o futuro do planeta. Este exercício de cidadania não pode ser ignorado.

Título: Desafogando a água 
Produção: Alunos agentes ambientais do CEMEB Gov. André Franco Montouro e Adolfo Borges 
Duração: 13' 
Sinopse: Alunos do ensino fundamental II da escola Gov. André Franco Montoro do município de Itapevi/SP participaram do projeto Dedo Verde na Escola, realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e financiado pela Instituto Eurofarma, em 2011 e 2012 como agentes ambientais. Eles se mobilizaram para produzir um vídeo documentário a respeito da questão paradoxal entre a frequente falta de abastecimento de água na escola e a existência de uma nascente na porta da mesma.

Título: Retomada Buriti
Produção: ASCURI – Associação Cultural de Realizadores Indígenas
Duração: 7'
Sinopse: Após retomar parte de seu território tradicional, os Terena do Buriti produzem alimentos para sua subsistência.

Título: 1ª mostra de vídeos - Curtas ambiental – Vídeos 2, 3 e 5
Produção: Alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular do município de Guaçuí – ES
Duração: 36' (3 curtas de 12')
Sinopse: A Mostra de Vídeos – Curtas Ambiental é resultado do processo colaborativo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e escolas municipais, estaduais e particulares, tendo por objetivo primordial propiciar o reconhecimento da realidade vivenciada – geração e destinação de resíduos sólidos, inserir a percepção ambiental e discutir as possíveis mudanças dessa realidade cotidiana dos munícipes. Na primeira edição (2013), as atividades implementadas envolveram 957 pessoas.

O evento será no dia 24 em Belém e dia 25 em Castanhal, ambas as sessões às 17h, nos espaços do Curso. Será gratuito e com certificado de participação. As vagas são limitadas e os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes de cada sessão (às 16h).

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Curso realizará mostra de vídeos socioambientais na próxima semana

O Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins realizará na semana que vem, dias 24 e 25 de junho, a segunda edição da 5ª Mostra de Produção Audiovisual Independente , o Circuito Nacional Tela Verde.

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, por intermédio da Secretaria do Audiovisual. A iniciativa atende à demanda por materiais pedagógicos multimídias sobre a temática socioambiental.

Os curtas que serão transmitidos no Curso são escolhidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), selecionados de uma coleção de 39 vídeos socioambientais que tratam de resíduos sólidos, preservação da fauna, consumo sustentável, biodiversidade, comunidades tradicionais, indígenas, unidades de conservação, agricultura familiar, desmatamento, entre outros temas.

O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, no contexto da educomunicação.

O evento será no dia 24 em Belém e dia 25 em Castanhal, ambas as sessões às 17h, nos espaços do Curso. Será gratuito e com certificado de participação. As vagas são limitadas e os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes de cada sessão (às 16h).

O Curso Livre de Redação - Profª Eliani Martins é também um espaço para reflexão e discussão sobre os mais variados temas sociais e ambientais. Assim, ficamos felizes em sediar tal evento nacional, para contribuir com o aprendizado de nossos alunos e do público em geral interessado em participar.

Curta a fanpage do Curso para ficar por dentro das novidades do local!

Endereços do Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins:
Belém: Ed. Urbe Office - Av. Serzedelo Correa, 805, apt. 1102, esquina com a Mundurucus, Batista Campos.
Castanhal: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.

Programação:



Turismo CO2 neutro – O registro de uma transformação
Caixa
Energia Eólica: a caçada dos ventos
Curtas Caranga
Oficina de intercâmbio sobre o algodão
Desmatamento zero
Desafogando a água
Retomada Buriti
Curtas Ambientais

Confira mais informações sobre os vídeos aqui.

Serviço:
Circuito Tela Verde 2015
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Endereço de Belém: Ed. Urbe Office - Av. Serzedelo Correa, 805, apt. 1102, esquina com a Mundurucus, Batista Campos.
Endereço de Castanhal: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.
Data: 24 de junho em Belém e 25 de junho em Castanhal
Horário: 17h
Entrada franca

terça-feira, 16 de junho de 2015

Parabéns, calouro e calouras SISU 2015.2!

Henrique Roberto - Engenharia Elétrica - UTFPR
Letícia Cavalcante - Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 5º lugar! - IFSP
Lorena Corrêa - Fonoaudiologia - 3º lugar! - UFRJ
Luísa Castanheira - Saneamento ambiental - 9º lugar! - IFPA
Rebeca Oliveira - História - 3º lugar! - UFCG

Parabéns a todos e todas!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Parabéns, calouras e calouros Unama 2015.2!

Karla Thaís - Arquitetura e Urbanismo!
Mário Nakamura - Arquitetura e Urbanismo!
Marcus Paulo - Arquitetura e Urbanismo!
Rhana Rodrigues - Arquitetura e Urbanismo!
Sachiko Sugita - Enfermagem!
Thaila Will - Enfermagem!
Lívia Cruz - Arquitetura e Urbanismo (Treineira)!

Parabéns a todas e todos!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Parabéns, calouras e calouros FCAT 2015.2!

Giovana Carvalho- Enfermagem!
Ingrid Mourato- Enfermagem!
Junior Aguiar - Administração! - 3º lugar!
Juliene Corrêa - Farmácia - 2º LUGAR GERAL!
Karla Thais - Direito!
Paulino Júnior - Administração!
Sara Beatriz - Direito!
Yasmin Azevedo - Enfermagem!

Parabéns a todas e todos!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Curso promove segunda edição de Circuito Nacional de curtas

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente (05 de junho), o Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins abre as portas ao público paraense para exibição de curtas relacionados ao meio ambiente, do Circuito Nacional Tela Verde.


O Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins é um espaço de discussão e reflexão sobre temáticas diversas. Assim, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o meio ambiente, tanto de seus alunos quanto do público belenense e castanhalense em geral, promoverá a segunda edição do Tela Verde.

A primeira edição do Circuito Tela Verde no Curso foi realizada ano passado em Castanhal. Agora, o circuito estará também em Belém, exibido para todas e todos que tiverem interesse em saber mais sobre: povos indígenas, políticas públicas de meio ambiente, iniciativas sustentáveis, direitos humanos, dentre outros assuntos ligados à temática.


O evento será no dia 24 em Belém e dia 25 em Castanhal, ambas as sessões às 17h, nos espaços do Curso. Será gratuito e com certificado de participação. As vagas são limitadas e os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes de cada sessão.

Saiba mais sobre o Circuito Tela Verde aqui.

Curta a fanpage do Curso para ficar por dentro das novidades do local!

Endereços do Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins:
Belém:  Av. Serzedelo Correa, 805, apt. 1102, esquina com a Mundurucus, Batista Campos.
Castanhal: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.


Programação:

Turismo CO2 neutro – O registro de uma transformação
Caixa
Energia Eólica: a caçada dos ventos
Curtas Caranga
Oficina de intercâmbio sobre o algodão
Desmatamento zero
Desafogando a água
Retomada Buriti
Curtas Ambientais


Serviço:
Circuito Tela Verde 2015
Local: Curso Livre de Redação - Prof.ª Eliani Martins
Endereço de Belém:  Av. Serzedelo Correa, 805, apt. 1102, esquina com a Mundurucus, Batista Campos.
Endereço de Castanhal: Tv. Quintino Bocaiúva, 2201, altos-esquina com Paes de Carvalho. Centro.
Data: 24 de junho em Belém e 25 de junho em Castanhal
Horário: 17h
Entrada franca

terça-feira, 2 de junho de 2015

Parabéns, calouras 2015.2!

Parabéns,
Letícia Okajima - Direito! - Faci
Karla Thaís - Administração! - Esamaz
Rhana Rodrigues - Odontologia! - Esamaz


Mídia e o cultivo do ódio são a pauta do debate no Curso

Qual a relação entre o que vemos na mídia (TV, rádio e internet) e o cultivo do ódio em nossa sociedade? Você já pensou sobre isso?Foi a partir dessa reflexão temática que os estudantes do Curso Livre de Redação - Professora Eliani Martins desenvolveram seus textos na primeira semana de maio.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Saiba mais sobre "Princesa"

"Princesa" é um filme de 2001 dirigido pelo brasileiro Henrique Goldman. Conta a história de uma transsexual chamada Fernanda, que viaja a Milão (Itália) e trabalha como prostituta para pagar sua cirurgia de mudança de sexo. O filme foi inspirado em um livro homônimo escrito por Maurizio Janelli e Fernanda Farias de Albuquerque.